TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIFERENTES DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

Por:   •  23/1/2023  •  Resenha  •  1.220 Palavras (5 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 5

DIFERENTES DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

A comunicação é uma parte fundamental do sucesso da sua empresa. Os métodos que se usa para se comunicar incluem interações pessoais, conversas telefônicas, mensagens de texto e outras formas mais tradicionais de correspondência escrita. Para Argentini (2006), existem diferentes tipos de comunicação empresarial a considerar que podem ajustar seu tom ou conteúdo.

Vayone (2009) considera que uma rede de comunicação refere-se a como as informações fluem dentro da organização. As informações dentro de uma organização geralmente fluem através de um sistema, em vez de ser um fluxo livre. As redes de comunicação são padrões regulares de relacionamentos de pessoa para pessoa através dos quais as informações fluem em uma organização. Isso significa que o fluxo de informações é gerenciado, regulado. e estruturado. As redes de comunicação podem ser formais ou informais.

Ainda Vayone (2009) aponta que uma rede de comunicação formal é aquela criada pela administração e descrita com a ajuda de um organograma. Um organograma especifica a hierarquia e o sistema de relatórios na organização. Portanto, em uma rede formal, as informações são repassadas apenas por meio de canais oficiais como memorandos, boletins e intranet (e-mail dentro da organização).

Argentini (2006) aponta que este tipo de comunicação empresarial é qualquer coisa que vem de um subordinado para um gerente ou um indivíduo na hierarquia organizacional. Os líderes precisam que as informações fluam para cima para ter um verdadeiro pulso nas operações da empresa. A maior parte da comunicação que flui para cima é baseada em formulários sistemáticos, relatórios, pesquisas, modelos e outros recursos para ajudar os funcionários a fornecer informações necessárias e completas.

Para Argentini (2006), a comunicação interna descendente é qualquer tipo de comunicação que vem de um superior para um ou mais subordinados. A comunicação pode ser na forma de uma carta, um memorando ou uma diretiva verbal. Os líderes devem manter uma comunicação profissional e clara com os subordinados.

Por sua vez, Castells (2009) aponta que quando interna ascendente, essa pode ser definida como informações que fluem de subordinados para superiores. Algumas das razões para a comunicação ascendente incluem discutir problemas relacionados ao trabalho, dar sugestões de melhoria e compartilhar sentimentos sobre o trabalho e os colegas de trabalho.

Para Castells (2009), este tipo de comunicação traz vantagens e desvantagens. Um dos maiores benefícios é a resolução de problemas. Uma vez que um subordinado tenha levado um problema ao conhecimento de seu superior, é provável que o problema não volte a ocorrer, pois o subordinado aprende com seu superior como resolvê-lo da próxima vez. Assim, melhora sua capacidade de resolver novos problemas e, portanto, sua capacidade gerencial. 

Ainda para  autor, outro benefício que pode surgir da comunicação ascendente é que, às vezes, ideias e sugestões valiosas podem vir de funcionários de nível inferior. Portanto, as organizações devem incentivar esse tipo de comunicação. Um terceiro benefício é que os funcionários aprendem a aceitar as decisões da administração e, assim, trabalhar em equipe.

Castells (2009) considera que o maior problema associado a este tipo de comunicação é que pode levar à “transmissão” de decisões pelos superiores. Quando os subordinados buscam frequentemente a orientação do superior, este pode adotar uma abordagem autoritária e apenas dar instruções, desconsiderando completamente a opinião do subordinado.

Para Arrendondo (2007) Comunicação interna descendente – Isso pode ser definido como informações que fluem de superiores para subordinados. Os motivos mais comuns para a comunicação descendente são para dar instruções de trabalho, explicar as regras, políticas e procedimentos da empresa e dar feedback sobre o desempenho do trabalho. 

Por sua vez, Costa (2023) índica que a comunicação descendente regular na forma de feedback dado aos funcionários é o fator mais importante que afeta a satisfação no trabalho. Portanto, as organizações hoje estão tentando incentivar mais esse tipo de comunicação. Existem vantagens e desvantagens associadas a este tipo de comunicação.

Costa (2023) considera que a comunicação descendente que fornece feedback regular será benéfica se o feedback ou a revisão do desempenho forem construtivos. Uma revisão construtiva é aquela em que um gerente “aconselha” um funcionário ou o aconselha sobre como melhorar seu desempenho. Por outro lado, uma avaliação destrutiva pode destruir o moral e a confiança dos funcionários. A comunicação descendente regular também cria um clima de transparência ou abertura, onde as informações são transmitidas por canais oficiais, e não por meio de rumores. Em terceiro lugar, a comunicação descendente aumenta o moral dos funcionários, pois indica que a administração está envolvida em seu progresso.

Ainda para Costa (2023), os problemas desse tipo de comunicação são o perigo de fazer revisões destrutivas, como mencionado, e o de “sobrecarga de mensagens”. Isso significa que os superiores às vezes sobrecarregam seus subordinados com instruções demais, levando à confusão.

Argentini (2006) considera que a comunicação lateral é a conversa, mensagens e e-mails entre os colegas de trabalho no escritório. Isso pode ser uma comunicação interdepartamental ou apenas negociações internas do departamento. Por sua vez, Corrado (2023) afirma que o maior benefício potencial da comunicação horizontal é o senso de trabalho em equipe que é criado. A comunicação regular desse tipo garante que todos os colegas de trabalho trabalhem juntos para alcançar um objetivo comum no interesse geral da organização. O maior problema potencial é que conflitos como choques de ego estão prestes a surgir, quando colegas de trabalho no mesmo nível se comunicam regularmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (68.9 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com