TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO ORGANIZACIONAL EM SEUS DIFERENTES CONCEITOS

Por:   •  13/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.397 Palavras (14 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

ALISSON MAURICIO PEREIRA DE AZAMBUJA

        GESTÃO ORGANIZACIONAL EM SEUS DIFERENTES CONCEITOS

            Santa Maria

2014

ALISSON MAURICIO PEREIRA DE AZAMBUJA

GESTÃO ORGANIZACIONAL EM SEUS DEIFERENTES CONCEITOS

Trabalho realizado para a aprovação

nas disciplinas de Fundamentos da Gestão Pública;Gestão de Pessoas;

Economia no Setor Público;Ética Política e Sociedade;

Seminario I do curso de graduação em Serviço Social da Universidade do Paraná UNOPAR

Orientadores:Karem H.Manganotti,Marilúcia Ricieri,Regina Malassise,Sérgio de Góes Barbosa,Claudia Cardoso M.Napoli

Santa Maria

2014

[pic 4]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

DESENVOLVIMENTO

CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS

        

INTRODUÇÃO

         O presente trabalho apresentará temas estudados nas disciplinas Fundamentos  da Gestão Pública,Gestão de Pessoas,Economia no setor Público,Ética Política e Sociedade,seminário I do curso de graduação de Serviço Social da Universidade do Paraná.Considera-se,de suma importância esses temas,pois,vive-se em uma sociedade capitalista de bens de consumo onde o mercado de trabalho é composto por empresas sendo estas as quais fazem parte de  uma estrutura organizacional  com estruturas horizontalizadas e verticalizadas,      possibilitando assim o desenvolvimento mais eficáz do trabalho realizado.

        Identifica-se,que o trabalho não somente deverá ser realizado para atingir metas mas como de que forma estas serão atingidas e junto a elas também deve-se preocupar com bem estar dos empregados,dos clientes e fornecedores  em geral.Sendo assim,existem os Recursos Humanos, que possui competência para realizar atividades voltadas aos empregados como:promover,planejar,coordenar e controlar as atividades desenvolvidas voltadas aos empregados na instituição,com o objeto de protejer e zelar pela integridade física e psicológica dos empregados da empresa.

Nas empresas existem as remunerações, que são proventos recebidos pelos empregados que realizam um tipo de atividade laboral seja ele tecnológico ou braçal, pois, existem alguns tipos de remuneração que podem ser representadas por diferentes tipos os quais serão apresentados especificadamente no decorrer deste trabalho.

Na execução de qualquer trabalho, deve-se apropriar-se da ética  profissional sendo esta que se manifesta-se, na maneira em que o sujeito comporta-se em sociedade e seus vínculos sociais, sendo no cotidiano que se manifesta a questão do bem e do mal e os valores que auxiliam nas escolhas do sujeito. Escolhas estas que estarão construindo o significado e os conceitos de um comportamento que ao longo da história se constituem em valores importantes em sociedade e por ela também modificados.

Já a política norteia a vida dos sujeitos desde seu nascimento até sua morte, ela faz parte da vida de todos nós, pois, somos sujeitos sociais que vivemos em conjunto na sociedade, nascemos e vivemos em um conjunto, uma organização as quais dependem de políticas como, por exemplo: políticas públicas onde estão presentes nossos direitos constitucionais como: saúde (política de saúde), educação (política de saúde) e assistência social etc. (políticas onde possuem o tripé da seguridade social (saúde, educação e assistência social). Sendo todas elas políticas sociais de suma importância na vida dos sujeitos. Muitas vezes os sujeitos estão usufruindo das políticas públicas e, não identificam as por falta de conhecimentos e ou informações.

Sendo assim, mesmo que existam inúmeras políticas públicas no Brasil,muitas não se concretizam,ficando somente alavancadas e engavetadas e não executadas. Prejudicando a demanda que necessita dessas políticas, as classes mais vulneráveis socialmente.

A sociedade é composta por um conjunto de pessoas, ou seja, a um grupo de pessoas as quais vivem juntas formando com isto um espaço em sociedade onde apresentam muitos problemas sociais como: a desigualdade social gerada pelo capitalismo sistema econômico desigual presente no cotidiano das pessoas.

Diante disso, entende-se que a igualdade é uma impossibilidade social, pois, todos os seres humanos vivem em condições sociais diferenciadas, tornando com isso a inviabilidade de seres exatamente iguais.

Entende-se que o domínio do conhecimento do macro ambiente econômico é importante para aqueles sujeitos que possuem empresas, ou seja, os empresários sendo estes sujeitos de negócios que necessitam de tomadas de decisões e também para as demais pessoas em geral. Pois, os acontecimentos que ocorrem no âmbito econômico afetam a todos os que estão a sua volta, acontecimentos estes sejam microeconômicos e macroeconômicos.

Diante disso, espera-se que este trabalho possa apresentar o entendimento nas disciplinas estudadas no decorrer do semestre e a importância desta para o conhecimento da sociedade em geral.

DESENVOLVIMENTO

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Para que sejam atingidos os objetivos de uma empresa é necessário realização da estrutura organizacional sendo esta a qual envolve alguns aspectos de suma importância para o desenvolvimento deste processo.

A estrutura organizacional se define pelo resultado do processo de distribuição de autoridade, de especificação de atividades e de delineamento de sistemas de comunicação para atingir os objetivos da empresa (MONTEIRO, 2006). Pode-se afirmar que esta estrutura apresenta dois tipos diferentes de estruturas organizacionais sendo: a horizontal e a vertical.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com