TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIFERENTES ESTILOS DE COMANDAR UMA ORGANIZAÇÃO

Por:   •  10/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  839 Palavras (4 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 3

Etapa 3 – Passo1

Existem diferentes estilos de comandar uma organização, caracterizando-se como chefe ou líder.

Em uma empresa o papel do líder é de extrema importância, na organização humana e em cada um de seus departamentos. O líder é aquela pessoa que estimula o colaborador e influencia em seu trabalho, da espaço para a pessoa crescer na empresa mostrando o seu potencial, e dando oportunidade de expressar suas opiniões e contribuir também para os objetivos da entidade. Liderança não tem haver com o nível hierárquico que se ocupa, pode surgir de forma natural, quando a pessoa se destaca demonstrando atitudes de um líder.

Já o chefe pode ser caracterizado como o que é autoritário, comandando e impondo ordens. Ele não se preocupa com o bem-estar do funcionário na empresa, nunca incentiva ou motiva na realização do trabalho, se interessa apenas pelos resultados e lucros da empresa. Na sua visão, suas opiniões são mais importantes, ele vê as pessoas como seus subordinados que devem apenas seguir suas ordens. Na execução de tarefas, quando sua equipe não obtém um bom resultado ele a julga, e quando seu objetivo é alcançado ele se glorifica.

Ou seja, o chefe é aquele que não se preocupa com o próximo, e sim consigo mesmo. Já o líder procura fazer com que os colaboradores tenham espaço para expressar suas opiniões e crescer junto à empresa.

Considerando o artigo “Os diferentes tipos de liderança e sua influência no clima organizacional”, que descreve o relacionamento de um chefe ou líder com seus colaboradores, mostrando a influencia que eles têm no desempenho de cada funcionário. Relacionando este texto com o vídeo “Estilos de Liderança” podemos notar que ambos se complementam mostrando que existem diferentes formas de se liderar.

Tipos de Liderança

* Coercitiva: é aquele que exerce a liderança através da coerção, violência, que pode ser verbal ou física. Neste estilo de liderança a relação entre líder e liderado é instável;

* Conselheira : Aquele que dedica seu tempo ao funcionário, atendendo suas necessidades e valorizando seus interesses pessoais e dentro da empresa, eles dão aos colaboradores tarefas desafiadoras mesmo que o que foi proposto não seja executado rapidamente.

* Agregador: Este tipo de líder procura criar e manter o grupo de colaboradores em harmonia, também ameniza situações de conflitos na equipe, motivando e fortalecendo os seus vínculos, comprometendo o nível de segurança, estabilidade e tranquilidade.

PASSO 2

Como principais caracteristica será importante que o líder da cafeteria tenha: capacidade de delegar funções, criatividade e saber tomar decisões, ser motivador, responsavel, integro e esforçado.

Assim vemos que para ser um bom líder é necessário unir diferentes estilos de liderança e saber aplica-los de acordo com a circunstância, s3endo capaz tambem conduzir os integrantes de sua equipe de maneira individual ou em equipes.

O líder da cafeteria deverá então saber utilizar de maneira adequada e quando necessário os seguintes estilos de liderança:

COERCITIVO: Supervisiona a equipe de perto e que delega as ordens. Deve ser usado em períodos de crises ou para tarefas que requerem urgência. DIRIGENTE: Delega a execução de tarefas. Deve ser aplicado quando a visão da empresa muda ou quando surgem novas metas. AFETIVO:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (65.3 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com