TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Estilos Diferentes de Liderar

Por:   •  13/9/2017  •  Dissertação  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 2

Estilos Diferentes de Liderar

A liderança é um exercício de poder, não tem como falar sobre liderança sem falar também sobre o poder. O poder seria então a capacidade que um indivíduo tem de influenciar o outro e esse outro age conforme o desejo de quem esta exercendo o poder. O poder reflete na liderança porque o líder tem a capacidade e as fontes de poder, que permite a ele exerce a liderança.

Na empresa tem o poder formal e informal. O gerente tem um poder formal, legítimo, que foi a empresa que transferiu a ele, significa então que ele foi nomeado para chefiar. O líder não precisa ter um cargo formal dentro da empresa para exerce também essa influência de poder.

Liderar e gerenciar são atividades totalmente diferentes, pois o gerente é rígido, centralizador e focado nas disciplinas e regras. Já o líder tem três estilos de liderança, que é: autocrático, democrático e liberal.

O líder autocrático é um líder tradicional, quer ter todas as informações, espera que todos o obedeçam cegamente quando ele emitir ordens, é dominador, seus subordinados temem a ele e não tem nenhuma liberdade de escolha, para comprar qualquer coisa na empresa os liderados têm que perdi permissão, os que são submetidos neste tipo de liderança, tem maior produtividade de trabalho, mas apresentam sinais de agressividade, tensão, frustração e só trabalham quando o líder esta presente.

O líder liberal tem sua participação limitada, não se impõe aos seus liderados, seu papel de líder é mais consultivo, onde ele tira duvidas, fornece os materiais necessários, dá apoio, mas é um líder mais ausente, permite total liberdade para que o grupo tome decisões, pois o líder entende que a sua equipe não necessita de supervisão o tempo inteiro, porque a equipe já possui maturidade, mas essa equipe vai demonstrar pouca qualidade de trabalho e fortes sinais de individualismo, insatisfação e pouco respeito ao líder.

O líder democrático é apoiador, não demonstra superioridade, procura ser igual aos outros do grupo, interage bem com a sua equipe, incentiva e encoraja a participação das pessoas, deixando elas mais a vontade para desempenhar suas tarefas, toma decisões junto com a equipe, orientando e ouvindo. Esse líder constrói um ambiente colaborativo, pois tem confiança nos seus subordinados, dá autonomia para que eles possam opinar e assim fortalecer a equipe para que a empresa atinja o sucesso com mais facilidade.

Então o líder devera escolher o melhor estilo de liderança, que vai ser aplicada de acordo com a: situação, contexto, grau de maturidade da equipe e tarefas a serem executadas. Não existe uma liderança que se ajuste em todas as situações, ou seja, o líder vai ter que se adequar-se ao momento e saber quando aplicar cada estilo, em que circunstâncias e com quem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (35.1 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com