TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIVERSIDADES DO MERCADO DE CAPITAIS NO BRASIL PARA O INVESTIDOR: REVISÃO DE LITERATURA

Por:   •  26/11/2017  •  Monografia  •  9.778 Palavras (40 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 40

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CAMPUS AMÍLCAR FERREIRA SOBRAL

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

RANON DE SOUSA ALVES

                                                                                                                        

DIVERSIDADES DO MERCADO DE CAPITAIS NO BRASIL PARA O INVESTIDOR: REVISÃO DE LITERATURA

Floriano

2017

[pic 3]

RANON DE SOUSA ALVES

DIVERSIDADES DO MERCADO DE CAPITAIS NO BRASIL PARA O INVESTIDOR: REVISÃO DE LITERATURA

Trabalho de conclusão de curso apresentado à Universidade Federal do Piauí, Campus Amílcar Ferreira Sobral-CAFS, Curso de Bacharelado em Administração para obtenção de nota na disciplina TCC III. Campus Amílcar Ferreira Sobral- Universidade Federal do Piauí.

Orientadora: Prof. Drª. Rute Irene Claudio Crispim

Floriano

2017

[pic 4]

RANON DE SOUSA ALVES

DIVERSIDADES DO MERCADO DE CAPITAIS NO BRASIL PARA O INVESTIDOR: REVISÃO DE LITERATURA

Este Trabalho de Conclusão de Curso foi julgado adequado à obtenção do título de Bacharel em Administração e aprovado em sua forma final pelo Curso de Administração da Universidade Federal do Piauí.

Floriano, _______ de __________________ de 20____.    

_______________________________________________________________

Profª. e orientadora Drª. Rute Irene Claudio Crispim

_______________________________________________________________

Profª. Esp. Joseane Alves Barbosa

______________________________________________________________

Prof. Esp. Agnello Rufino da Silva Junior

AGRADECIMENTOS[pic 5]

Mais uma conquista está se concretizando em minha vida e junto a esta vem o meu agradecimento especial. Agradeço a toda a minha família, principalmente à minha mãe Maria Jośe de Sousa Alves por sempre acreditar em mim, nas minhas responsabilidades perante aos meus compromissos, ao meu padrasto Pedro Caetano e minha irmã Leyna Jordânia que sempre estiveram comigo.

 Um agradecimento especial a minha namorada Fabyanna dos Santos Negreiros, pois sempre esteve ao meu lado em todas as etapas não apenas deste trabalho de conclusão de curso, mas durante todo o percurso da minha graduação.

 Com grande orgulho dedico também aos meus avós que amo tanto Maria Paixão e João Alves (Nerão), que de sangue é avô, mas de coração é meu pai, a minha querida madrinha Arlete Alves que sempre foi como uma segunda mãe. Agradeço a todos que participaram de alguma maneira, com um apoio, uma palavra de incentivo, um sorriso encorajador.

 Muito obrigado a todos pelas contribuições que recebi do início ao fim dessa caminhada, agradeço também a minha orientadora que não desistiu de mim e me conduziu no caminho do conhecimento até a conclusão dessa etapa da minha vida.

 Meus agradecimentos também aos colegas de sala pelo companheirismo e pela amizade gerada e mantida nesses anos e que sempre estiveram presentes em todos os momentos.

RESUMO[pic 6]

O mercado de capitais é a engrenagem que faz girar a roda da economia contemporânea, e para dar base de sustentação a essa afirmação este trabalho objetiva apresentar a diversidade do mercado de capitais brasileiro e suas peculiaridades descrevendo as principais modalidades de investimentos presentes no mercado financeiro nacional e maneiras de aplicações. O presente trabalho apresentado na forma de revisão de literatura exibe visões de autores da área com o alicerce de livros, teses, dissertações, análogos ao tema para ter um amparo literário eficiente na busca de informação atual e de qualidade, juntamente com apresentação dados atualizados do mercado financeiro. Findando com a apresentação dos resultados com a amostra dos dados de participações de mercados dos investimentos mais populares e sua evolução nos últimos anos e discutindo posição de autores sobre as opções de investimentos apresentadas.

Palavras Chave: mercado de capitais, diversidade, investidor.

[pic 7]

ABSTRACT[pic 8]

The capital market is a gear that turns a wheel of the contemporary economy, and to the base of support to this affirmation this objective work presents a diversity of the Brazilian capital market and its peculiarities describing as main modalities of participation present in the national financial market and ways of shopping. The present work presented in the form of literature review exhibits visions of authors of the area with the foundation of books, theses, dissertations, analogous to the theme for an efficient literary amparo in the search for current and quality information, together with presentation updated market data financial. Finding with a presentation of the results with a sample of the market share data of the most popular investments and their evolution our last years and discussing position of authors on how presented investment options.

Keywords: capital market, diversity, investor.

LISTA DE GRÁFICOS[pic 9]

Gráfico 1 – Proxy taxa de rentabilidade e taxa de variação do PL...........................32

Gráfico 2 – Proxy de rentabilidade por classe de fundos e total...............................33

Gráfico 3 –. PL dos fundos de investimentos por tipo de ativos...............................34

Gráfico 4 – Evolução de AuM das cinco maiores administradoras de fundos..........35

Gráfico 5  Captação Líquida Acumulada no ano até Agosto....................………...36

...

Baixar como (para membros premium)  txt (66.6 Kb)   pdf (668.5 Kb)   docx (459.3 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com