TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Da Dúvida à Certeza: O Caminho de Descartes

Por:   •  27/2/2020  •  Resenha  •  266 Palavras (2 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 2

O racionalismo de Descartes o leva a uma dúvida em relação ao mundo e tudo o que dele faz parte. Desta forma, se vê comprometido a afastar-se de tudo aquilo que até então fora estabelecido e dado como certo. O filósofo inicia este caminho a partir dela mesmo, a dúvida, ou seja, é preciso duvidar para chegar à certeza das coisas. Partindo disso, ele supõe que todas as coisas que vê são falsas e instiga-se de que tudo que até ali se apresentou não existia e, por conseguinte, despreza, ao menos inicialmente, todos os sentidos, para então recomeçar do zero.

Para trilhar estes caminhos de buscar a fundamentação das coisas e a verdade sobre elas, é necessário iniciar esse processo duvidando e, junto a isso também se faz necessário um caminho, uma ordem, o que Descartes denomina como Método. “Ou seja, seu pensamento é metódico no que tange à elaboração do processo de dúvida; é preciso uma organização metódica para não correr o risco de cair em erros.”

Em meio a todo esse processo de busca pela certeza, a ordem citada à cima, referisse à matemática. Isso porque, ela é vista como exceção, por ser a única ciência que realiza o ideal cartesiano de verdade, ou seja, conseguia alcançar um conhecimento certo, evidente e indubitável.

Para alcançar esse conhecimento certo, Descartes extraiu da matemática um dos princípios fundamentais do seu método: a ideia da ordem. Ou seja, na matemática ordenam-se as quantidades e na Filosofia ordenam-se as razões e ideias. A matemática não se utiliza das experiências, que Descartes considerava-se enganosa, mas sim de deduções racionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (26.6 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com