TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição de gestão de pessoas e as mudanças organizacionais

Pesquisas Acadêmicas: Definição de gestão de pessoas e as mudanças organizacionais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.604 Palavras (15 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 15

ETAPA 1 – DEFINIÇÃO DE GESTÃO DE PESSOAS E AS MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS

Desde o início das grandes revoluções ocorridas no mundo, as mudanças passaram a acontecer para melhorar a vida das pessoas. O trabalho sempre fez parte da vida do ser humano, no século XIX era praticado de forma artesanal, com a Revolução Industrial, veio o advento da tecnologia, mas isso não significou ainda “ser bom” para as pessoas, pois a real preocupação em trocar a mão de obra braçal pela máquina a vapor, era simplesmente fazer com que a produção aumentasse, não se importando com quem perderiam seus empregos. No filme Tempos Modernos, é clara a exploração no trabalho, o transtorno psicológico sofrido devido a grande carga horária que eram obrigados

a cumprir, sugere-se inclusive, a condição análoga à escravidão. As pessoas naquele tempo não eram respeitadas nem como pessoas e nem como profissionais, na realidade, tudo o que aprendiam era mesmo praticando, pois não existiam cursos profissionalizantes para ensiná-los o que o como fazer aquele trabalho e ter a devida preparação. Bem, hoje, pode-se também dizer, que “a maior revolução no século 21 não é digital, e sim social, moral e de valores” (Revista Você S/A Ed. 156/junho 2011), e isso é devido aos corajosos que acreditaram em suas convicções e conseguiram provocar mudanças que mudariam o pensamento das pessoas empresarias, políticas, profissionais, estudantes e etc.

Hoje em dia ainda existem organizações que tem pouca ou nenhuma ética, mas as pessoas já estão mais preparadas, e sabem como se defender. O trabalho agora já tem uma carga horária definida e com tempo para repouso, a Moderna Gestão de Pessoas está mais preocupada em saber se as pessoas estão satisfeitas com seus trabalhos, sendo isso uma conseqüência das vantagens e benefícios oferecidos pela empresa, entretanto, o trabalho agora deve ser bem mais que um trabalho, deve-se adquirir experiência e ter qualidade de vida, pois a idéia é trabalhar para ganhar dinheiro, para suprir as necessidades e ter uma vida digna. A inovação que as empresas buscam hoje, é para manterem-se no mundo globalizado e claro dando ênfase às pessoas. A multinacional americana Kraft Foods fabricante do bombom Sonho de Valsa e do chiclete Trident, em 2010 transferiu sua sede do bairro da Água Verde, em Curitiba, no Paraná, para o bairro

do Brooklin, na capital paulista.

A empresa montou um plano de ação para organizar o processo de mudança dos funcionários, fazendo com que se sentissem seguros, que estava fazendo a coisa certa. Contratou uma consultoria especializada em ajudar funcionários em momentos de transição, nas viagens, a consultoria levava os colaboradores para conhecer os pontos turísticos da cidade e lugares utilitários como supermercados, escolas e hospitais nas redondezas de onde a empresa ficaria instalada, no bairro do Brooklin. Todos os custos da viagem, como alimentação e hospedagem da família, ficaram por conta da Kraft, a consultoria os colocou em contato com imobiliárias e deu suporte necessário para que elas encontrassem um novo lar. A Kraft se propôs a entrar como fiadora na locação do imóvel para quem não tivesse familiares em São Paulo, adiantou 5,5 salários líquido para cada funcionário que topou se mudar. Os gastos extraordinários com a escola das crianças, cancelamento de matrícula, por exemplo, também foram assumidos pela empresa. A empresa ainda se preocupou em ajudar na recolocação profissional dos cônjuges dos colaboradores - o que reduziu o atrito em casa em função da transferência.

Este exemplo foi apenas para mostrar a grande mudança ocorrida no mundo organizacional. O que era e no que está se transformando. Essa mudança coloca de forma bem clara o que diz a letra da música dos Titãs: que "A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte".

ETAPA 2 – IDENTIFICAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

Com o advento da modernidade que exige a cada dia mais das empresas, o modelo

de gestão utilizados nas competências e habilidades das funcionários e/ou parceiros, deve criar valores e obter resultados focalizando as metas , servindo aos seus objetivos e criando vantagens competitivas e estabelecendo os papeis e atividades de cada pessoa da organização.

Para as pessoas, o trabalho é a maior fonte de identidade pessoal. A maneira como as organizações denominam as pessoas que nela trabalham tem um significado importante: que é o papel e o valor que elas atribuem às pessoas. Precisa saber canalizar os esforços das pessoas para que também elas atinjam os seus objetivos individuais e que ambas as partes saem ganhando.

Portanto, as empresas realizam os seus recrutamentos e seleção de pessoas eficazes e competentes definindo claramente o perfil de indivíduos passiveis de alcançarem sucessos. Contudo às áreas de recursos humanos, além de exigir competência técnica doscandidatos procuram pessoas com habilidades e atitudes muito especificas as necessidades da empresa que demanda a vaga.

No entanto, para conhecermos na prática a gestão utilizada em uma organização, elaboramos um questionário com 10 perguntas, diretivo ao Gestor da empresa MAXXIMO SERVIÇOS DE MONTAGENS E CONSTRUÇÃO LTDA, localizado à Rua Principal nº 50, bairro Rio Grande, São Luís – MA. Atua no segmento de construção, fabricação e montagem, porte médio. A sua missão é atender os clientes com qualidade e segurança, preservando o meio ambiente e contribuindo com a qualidade de vida das pessoas. Visão é estar entre as melhores empresas maranhenses fornecedoras de serviços em construção civil, fabricação,

montagem e manutenção mecânica. Tem no seu quadro de pessoal 100 funcionários. O contato que respondeu o referido questionário foi a senhora Andréa Diniz, cargo de Gerente Administrativo.

A empresa escolhida para realização deste trabalho apresentaem suas ações, indícios de que caminha rumo ao um novo modelo de Gestão de Pessoas, ou seja, num processo de seleção, é priorizado um candidato interno que esteja qualificado para o cargo pretendido, descobrir onde os colaboradores estão sendo melhores ou onde precisam melhorar, reconhecimento dos líderes e dar oportunidade de crescimento dentro da empresa, são fatores que certamente motivam seus funcionários, tendo em vista que dessa forma demonstra a importância das pessoas dentro da organização.

Quando nos reportamos ao questionário para descobrir qual é o modelo de gestão utilizado na organização, observou-se que de acordo com a política utilizada no processo seletivo, que as pessoas recrutadas e selecionadas devem ter um nível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com