TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A definição de gerenciamento de pessoas e mudanças organizacionais

Projeto de pesquisa: A definição de gerenciamento de pessoas e mudanças organizacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.896 Palavras (12 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 12

FACNET - TAGUATINGA

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Atividades Práticas Supervisionadas

Gestão de Pessoas

Taguatinga/ DF

2013

DESAFIO DE APRENDIZAGEM

Nome do professor EAD –Dante Bonetti de Freitas

Nome do Professor Tutor presencial – Carlos Frazão

Professor tutor à distância: Thelma Mariete dos Santos Costa

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Tecnologia deGestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para as obtenções de conhecimento e atribuição de nota da disciplina de Gestão de Pessoas.

Brasília /DF

2013

Sumário

1. Introdução.................................................................................................................... 04

2. Definição de Gestão de Pessoas e Mudanças Organizacionais.....................................05

3. Paralelo entre o filme “Tempos Modernos” e “A Moderna Gestão de Pessoas”..........06

4. Histórico da Empresa...................................................................................................08

5. Plano de Ação...............................................................................................................10

6. Conclusão......................................................................................................................11

7. Referências Bibliográficas............................................................................................12

1. Introdução

Gestão de Pessoas é a formação ou agrupamento de pessoas, gente, seres humanos em uma determinada organização. Na gestão de pessoas, a principal vantagem competitiva das empresas vem das pessoas que nelas trabalham. Sem as pessoas a organização não conseguiria alcançar seus objetivos, suas metas, nem nada o que sonha e procura.

Na realidade podemos confirmar que as organizações são formadas por grupos de pessoas, e que ao citarmos o nome organização logo estaremos falando sobre pessoas.

As pessoas passam a maior parte de suas vidas dentro de uma organização, na verdade nascemos e crescemos dentro dela, somos educados, obtemos experiências e levamos experiências para ela. Uma complementa a outra, pois sem as pessoas não existirá organização e as pessoas precisam da organização para alcançar seus objetivos, sejam eles pessoais ou profissionais.

Durante algum tempo as organizações vêm sofrendo várias mudanças e são essas mudanças que dependem do comportamento, das decisões, da cultura, das iniciativas e atitudes de cada membro que a compõem, vários fatores também contribuem para essas mudanças, como fatores tecnológicos, políticos, demográficos, essas mudanças provocam uma série de incertezas nas organizações.

Este trabalho irá abordar temas gerais da gestão de pessoas, como valor e missão organizacional, estrutura organizacional, avaliação e sugestões para mudança e melhora de aspectos da empresa etc. Sendo mostrados, exemplificados e comentados dentro do contexto de uma organização escolhida previamente, suas principais características e conceitos diretamente ligados à gestão de pessoas.

Assim, baseados nas informações da empresa, e informações teóricas, trataremos de assuntos diversos, mostrando seu conceito, comparação com a realidade, classificando suas características e assim fazendo uma análise de todo o contexto.

De acordo com Idalberto Chiavenato:

“A moderna Gestão de Pessoas consiste de várias atividades integradas, como descrição e análise de cargos, planejamento de RH, recrutamento, seleção, orientação e motivação das pessoas, avaliação do desempenho, remuneração, treinamento e desenvolvimento, relações sindicais, segurança, saúde e bem – estar etc.” (Chiavenato, Idalberto. Gestão de Pessoas, Elsevier, 2004)

2. Definição de Gestão de Pessoas e Mudanças Organizacionais

O conceito de gestão de pessoas ou administração de recursos humanos é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações.

A Gestão de Pessoas ocorre através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de funcionários de uma empresa, e a área tem a função de humanizar as empresas. Muitas vezes, Gestão de pessoas é confundida com o setor de Recursos Humanos, porém RH são a técnica, e os mecanismos que o profissional utiliza, e gestão de pessoas tem como objetivo a valorização dos profissionais. O setor de gestão de pessoas possui uma grande responsabilidade na formação dos profissionais que a instituição deseja, com o objetivo de desenvolver e colaborar para o crescimento da instituição como e do próprio profissional. Em seu trabalho, cada administrador — seja ele, um diretor, gerente, chefe ou supervisor — desempenha as quatro funções administrativas que constituem o processo administrativo: planejar, organizar, dirigir e controlar.

Com os objetivos organizacionais têm acontecido grandes mudanças eles são lucratividade, redução de custos; competitividade, novos clientes, imagem do mercado entre outros. Em uma organização deve-se existir: Divisão de recrutamento e seleção de pessoal, divisão de cargos e salários, divisão de benefícios sociais, divisão de treinamentos, segurança e de pessoal. Quem trabalha na organização é o recrutamento de pessoal e seleção de pessoal. A mudança organizacional é uma realidade do mundo atual e tal realidade provavelmente não mudará tão cedo. As empresas devem esperar enfrentar ainda mais mudanças no futuro, em ritmo cada vez mais acelerado. As organizações têm que lidar com novas tecnologias e atualizações das tecnologias existentes. Têm que enfrentar reorganizações empresariais, iniciativas de melhoria de processos e também fusões e aquisições. São relativamente poucas as organizações que instituem mudanças que percebem os benefícios almejados e, na verdade, muitas acabam em situação pior do que antes. Isto não significa que seja impossível partir para uma mudança de sucesso. Algumas organizações têm êxito integrando soluções técnicas que façam parte do conjunto de mudanças, com profunda e pró-ativa orquestração dos aspectos humanos associados à mudança.

3. Paralelo entre o filme “Tempos Modernos” e o texto “A Moderna Gestão de Pessoas”.

O filme tem como foco principal a vida na sociedade moderna e industrializada nos anos 30. O filme revela a real condição de trabalhadores que eram obrigados a se submeter a esforços físicos pesados e repetitivos, uma forma de trabalhar cansativa e sem expectativas de crescimento dentro das indústrias. Tornando-osescravos de uma sociedade modernista que agia em cima de seus próprios interesses. Um mundosocialista, individualista, ganancioso que só pensava em obter lucros, sem se importar com o bem estar de seus empregados e das classes mais pobres a qual eles pertenciam.

O filme retrata o personagem de um operário industrial que após trabalhar incessantemente teve um surto e entrará numa clínica de recuperação. Depois de receber tratamento e ser liberado descobre que a fabrica onde tralhava havia sido fechada, desempregadoele acabasendo preso por engano, pois estava junto a ummovimentocomunista queestava a protestar nas ruas. Acreditando que ele era o líder da manifestaçãoos policiais o levaram. No entanto dentro da prisão ele acaba por enganoevitando uma fuga e ajudando a policia a colocar as mãos em um traficante que já eraprocurado a muito tempo. Ele passa entãoater um tratamento diferenciado dos outros prisioneiros, com algumas regalias a mais.

Após sair da prisão com uma carta de recomendação ele tenha numa tentativa frustrada voltar para a indústria, que logo entra em greve novamente. De volta mais uma vez as ruas eles conhece uma moca órfã, menor de idade que o ajuda a entra como garçom no Café onde ela trabalhava. Mas quando ele consegue em fim mostrar seu verdadeiro dome fazer sucesso, o governo que tinha em suas mãosa guarda da moça, a descobre e tenta levá-la- a forca. Os dois decidem então fugir e tentar a vida em outro lugar distante dali. Naquele tempoas grevese manifestações dos trabalhadores eram fortemente reprimidas pelo governo. A população que na sua maioriaera composta por pessoas pobres, com pouca escolaridade e baixo grau de instrução acabava se submetendo aos mandos e desmandosde seus patrões. Enquanto isso tudo isso aconteciaChaplindecidiu mostrar através de seu filme "Tempos Modernos", e de suas atitudes irreverentes a indignação da classe operaria, bem como a impiedade da classe predominante. A insatisfação do trabalhador daquela época.

A Moderna Gestão de Pessoas:

A Moderna Gestão de Pessoas tem um conceito amploenvolvendo fortemente organizações e colaboradores. Ela é sensível observa tudo detalhadamente, empresa e funcionário. Enquanto antigamente a visãoorganizacional era fechada e visava apenas um bom desempenhofísico e trabalho intenso, sem se preocupar com o bem estar do funcionário,tão somente se preocupava em obter lucros e melhores resultados para si mesmo, nos dias atuais organizações tem empregados como colaboradores almejam não apenas seu próprio sucesso e bem estar, mas também o bem estar de seus colaboradores. Pessoas são tidas como parceiras organizacionais. As organizações tem uma visão ampla e unidos aos seus colaboradores se antecipam aos fatos e acontecimentos dentro de suas empresas. A moderna gestão de pessoas não medeesforçosem busca decolaboradores que tenhaum bom desempenhona função em que atua independente do cargo em que ocupa dentrode cada organização. Parceiros organizacionais esperam também o retorno de suas organizações, podendo ser desde uma boa remuneração ate seu reconhecimento profissional como parte daquela equipe.

Os aspectos fundamentais da moderna gestão de pessoas são:

. Pessoas como seres humanos; cada um é respeitado pelo seu caráter, habilidade, dedicação e trabalho. São diferentes entre si, mas cada um tem seu valor inestimável.

. Pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais, ou seja, cada um na suainteligência, talentoe aprendizagem contribuem com suas ideias e juntos renovam as expectativas organizacionais num mundo que esta em constante mudança.

. Pessoas como parceiras das organizações podendo conduzi-la a excelência e ao sucesso.

Na medida em que tem um retorno bom e sustentável. É ai queencontramos o caráter de reciprocidade entre organizações e colaboradores e organizações com a mesma visão, a mesma missão, manter - se unidas para se manterem de pé em um mundo competitivo e que se transforma e se renova a cada dia. Sendoassim tem um mesmo objetivo se reinventar, se aprimorar, em seus conhecimentos e conceitos.

4. Histórico da Empresa.

Empresa:

Localização:

Segmento de Atuação: Lavanderia, Serviços Gerais

Porte / Tamanho da empresa: Pequena.

Missão: Garantir a satisfação e o bem estar dos nossos clientes por meio da prestação de serviços, superar as suas expectativas e oferecer segurança e confiabilidade.

Valores: Profissionalismo, Qualidade, Responsabilidade Social, Compromisso com o cliente, Ética.

Objetivos: Ser empresa líder de mercado e referencial em prestação de serviços por proporcionar experiências memoráveis em atendimento e relacionamento.

Quantidade de Funcionários: 21

Dados do Gestor entrevistado:

Nome Completo: Nizalva de Souza Cardozo

Cargo ocupado: Gerente

5. Plano de Ação.

O plano de ação como o nome já diz é a realização de um projeto implantado na empresa, para que o esboço tenha sucesso o plano de ação deve ser elaborado e executado de forma efetiva. A empresa não possui umplano de ação. O projeto do plano especifica as ações, atividade, tarefas, os recursos a serem realizados com sucesso. O grupo elaborou estratégias para a empresa ABBA Serviços Gerais.

- Objetivo: Proporcionar uma qualidade de vida melhor para os funcionários, preservando-o dos riscos de saúde inerente às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas,criando um ambiente de integração com superiores, com colegas de trabalho, com o próprio ambiente, para que eles “vistam a camisa da empresa”, visando sempre à compreensão das necessidades dos nossos funcionários, e sejam reconhecidos.

Ter uma boa relação com os funcionários.

- Como realizar as estratégias:

Tempos de interação entre os funcionários;

Sala do descanso com sofá, televisão, jogos de dama e outros entretenimentos.

Estabelecimento de pausas para descanso;

Treinamento pessoal;

Incentivos: Bonificações, comissões, estas são umas dos incentivos da empresa ABBA Serviços Gerais, que vai motivar a sua equipe dando a diferença no atendimento tornando assim excelência no que faz.

Produtividade na Empresa e Plano de Carreira

No foco da empresa ABBA Serviços Gerais existe o interesse de abrir filiais sendo assim proporcionamos treinamento, e capacitação para os funcionários. Isso proporciona uma qualidade maior no serviço gerando assim o interesse maior dos colaboradores querendo almejar um crescimento profissional sendo promovido para gerente.

Nos departamentos de venda, produção, administração e gerencia.

O projeto pode proporcionar um crescimento maior para os funcionários, eliminando queixas por parte dos clientes no que refere ao atendimento, aumentando a produção do serviço, fazendo com que os funcionários trabalhem com motivação e vontade e promovendo a saúde e o conforto do funcionário, evitando que ele adoeça e se ausente do trabalho.

A Empresa ABBA Serviços Gerais tem um excelente Projeto visando a Responsabilidade ambiental e Sustentabilidade, A empresa tem uma boa estrutura, é ampla e tem um espaço que da para ser bem aproveitado. Observou-se que a Empresa tem um telhado que pode ser colocado calhas para a captação de águas da chuva, serão colocados dois tanques de dez mil litros d água em cada uma. Essa água será aproveitada e filtrada para a lavagem de roupas, Será lavada toda a estrutura da empresa, Como as calçadas piso da loja escadas e etc. Com esse projeto em execução a Empresa ABBA Serviço Gerais vai capitar a água da chuva promovendo menos desperdícios de água, Economizando muito mais água e conservando os recursos do meio ambiente, dando mais sustentabilidade e responsabilidade ambiental

Como sabemos, a água é um bem natural precioso. Embora encontrada em grande quantidade no planeta Terra, seu tratamento é caro e trabalhoso. Alguns especialistas afirmam que, se o consumo de água continuar nos níveis atuais (considerando o alto desperdício), futuramente poderemos enfrentar sérios problemas de falta de água. Além de colaborar com o meio ambiente, a prática de economia de água e seu consumo consciente, podem gerar uma grande economia na conta de água da empresa, Isso é muito importante para a empresa no final do mês. Além de tudo a empresa tem uma responsabilidade com o meio ambiente que é crucial para a empresa ABBA Serviço Gerais, Gerando assim uma satisfação para a empresa e a Sociedade.

- Quem irá fazer: Nizalva (Sócia Gerente), Josy (Supervisora)

- Cronograma – Prazo:1 ano

- Quanto: Dependerá dos recursos necessários para seu desenvolvimento.

6. Conclusão.

Com este trabalho conclui - se a imensa importância da gestão de pessoas dentro de uma organização percebe-se que o trabalho em si depende das condições de trabalho, que a realização muitas vezes depende da organização da empresa, que o progresso depende da relação com o supervisor, ou seja, a gestão de pessoas é caracterizada pela participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento do bem mais precioso de uma organização que é o capital humano que nada mais são que as pessoas que a compõem. Para termos um funcionário motivado precisamos criar benefícios e incentivos para que ele não procure o concorrente, o trabalhador também precisa ter um espaço físico adequado para trabalhar, ter segurança, higiene e qualidade de vida, pois na verdade nos dias de hoje os empregados não estão só olhando o salário e sim os benefícios que a empresa oferece. Essa humanização das pessoas faz com que toda a empresa encontre o caminho do sucesso.

Percebe - se também que a imagem de empresa perfeita é relativa, pois pontos em que uma empresa é ótima em um aspecto, em outros ela deixa a desejar, e é assim analisando pontos defasados que conseguimos encontrar sugestões eficazes para a sua melhora globalizada.

As análises das técnicas de gestão, de recrutamento, de estrutura organizacional nos fazem entender o sentido do que é valor, missão, cultura, que são coisas específicas de cada empresa, fazendo com que cada uma se torne diferente da outra.

Percebeu-se que a importância da analise e da gestão de pessoas dentro de uma empresa seja ela qual for acarretara em melhoras não só para técnicas de gestão como também para a empresa como um todo. Foram vistas e desenvolvidas as técnicas necessárias que é preciso para motivar os colaboradores de uma empresa. Todo esse conhecimento é de estrema importância para a Gestão de Pessoas. O conhecimento e a aprendizagem que foi desenvolvida neste trabalho foi elaborado e realizado, com ênfase na melhor qualidade de vida na empresa, tendo assim um maior resultado e produtividade para todos.

12. Referencias Bibliográficas

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas e o novo papel dos recursos humanos nas

organizações. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier-Campus, 2005. PLT 160.

http://www.rh.com.br/Portal/Qualidade_de_Vida/Artigo/4693/higiene-e-seguranca-no-trabalho.html . Acesso 26/03/2013

Modelo de Plano de Projeto orientado pelo Escopo. Disponível em:

<https://docs.google.com/fileview?id=0Bx_5PbrqB6B8OWMyNmYzZDAtMTBlN

C00Nzk0LWExYzctOWM1ZTI2MmViYWZi&hl=em. Acesso 26/03/2013

<https://docs.google.com/fileview?id=0Bx_5PbrqB6B8NDRmZmNlZDAtZDc4NS

00OGQ2LThlNmUtMTc3OTczMzg2OWQz&hl=en>. Acesso 26/03/2013

http://www.artigos.com/artigos/sociais/direito/relacao-entre-empregador-e-empregado-11321/artigo/. Acesso 26/03/2013

http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=181. Acesso 26/03/2013

...

Baixar como  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »