TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de pessoas e as mudanças organizacionai

Seminário: Gestão de pessoas e as mudanças organizacionai. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  Seminário  •  2.407 Palavras (10 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 10

GESTÃO DE PESSOAS

ETAPA 1

PASSO 1

Gestão de pessoas e as mudanças organizacionais

A gestão de pessoas é formada por pessoas que são imprescindíveis nas organizações, elas passam boa parte de suas vidas trabalhando dentro de empresas, que dependem dos colaboradores para poder funcionar e ter sucesso, de outro lado, o trabalhador depende do seu trabalho para seu sustento e realizações, fizemos parte de uma sociedade de organizações onde vivemos, aprendemos, trabalhamos e passamos a maior parte de nossas vidas dentro das organizações, e vejo que o grande desafio das empresas é administrar bem seus recursos humanos, pois são as pessoas seus colaboradores que obtém e mantém vantagens competitivas, e graças aos processos evolutivos essa área vem passando por mudanças fundamentais onde as pessoas passam a ser mais valorizadas como seres humanos, e como parceiros da empresa capazes de conduzir a excelência e ao sucesso.

(segundo Chiavenatto) A gestão de pessoas é uma área muito sensível a mentalidade que predomina nas organizações, ela é contigencial e situacional, pois depende de vários aspectos, como a cultura que existe em cada organização adotada das características do contexto ambiental do negócio da organização, da tecnologia utilizada, dos processos internos e de uma infinidade de outras variáveis importantes.

A gestão de pessoas é uma das áreas que mais tem sofrido mudanças e transformações nos últimos anos, a visão que se tem hoje da área é totalmente diferente de sua tradicional configuração, quando recebia o nome Administração de Recursos Humanos (ARH). Muita coisa mudou. A gestão de pessoas tem sido a responsável pela excelência das organizações bem sucedidas e pelo aporte de capital intelectual que simboliza, mais do que tudo, a importância do fator humano em plena era da informação. O mundo está mudando com uma rapidez incrível onde a globalização e o acesso as informações está cada vez mais rápido, há necessidade cada vez maior de que as pessoas estejam mais engajadas a subsistência das organizações. A gestão de pessoas depende de vários aspectos como a cultura, estrutura, características, negócios e tecnologia.

Cada vez mais é de interesse das empresas, trazerem soluções aos seus funcionários, como forma de melhorar a produtividade e a satisfação interna, para que estas pressões, naturalmente causadas pelas mudanças, ocorram de maneira saudável e sejam minimizadas para não gerar conflitos. Cada indivíduo reage de maneira diferente em meio as pressões do cotidiano e de um ambiente de mudanças, cabe as empresas prestarem atenção em seus funcionários e terem cautela para que as transições sejam feitas sempre da melhor maneira possível. Driblar fatores que levam as pessoas a lidar de forma negativa com as mudanças está entre um dos muitos desafios de um gestor de pessoas.

PASSO 3

O diretor e cineasta britânico Charles Chaplin estrela seu filme “Tempo Modernos “ (1936), em meio à crise econômica da época.

Com uma comédia dramática, ele mostra para o público de uma forma caricata a situação da sociedade norte-americana nos anos 30.

A obra conta a história de um jovem e uma órfã que, por consequências da crise, passam por muitas dificuldades e enfrentam muitos obstáculos em busca de uma vida melhor. É um filme simples e criativo que envolve o telespectador e de uma forma bem engraçada nos faz perceber até que ponto um homem pode chegar quando enfrenta tempos difíceis.

Com filmagem em preto e branco e cenas extremamente exageradas, como em uma das primeiras cenas, em que Carlitos serve de cobaia para teste de uma máquina feita para alimentar funcionários da fábrica sem que eles precisassem parar o serviço, ou então cena em que ele faz de tudo para ser preso, porque na cadeia estava melhor do que nas ruas.

É um clássico dos cinemas, que muitas pessoas levam, e que muitas vezes não percebemos, diferente de muitos filmes atuais que parece que o diretor está muito mais interessado em ganhar dinheiro do que em mostrar uma realidade vivida.

Em razão do surgimento das máquinas industriais tomando o lugar dos homens, as máquinas passaram a ter mais valor do que os trabalhadores, as jornadas eram extensas e as condições de trabalho eram perigosas e desumanas, o Stress provocado pela explosão da Revolução Industrial traz um novo modelo de sobrevivência nas cidades o grande número de trabalhadores urbanos aumenta a concentração populacional nas cidades elevando o índice de criminalidade, o trabalho é assalariado e sem a menor atenção ao trabalhador quanto à sua saúde, segurança, capacitação. O personagem de Chaplin tenta sobreviver em um mundo confuso, moderno e industrializado.

O que chamou muito a atenção é que o personagem de Chaplin em qualquer situação tinha humor e se atrapalhava muito.

Sempre ficava desempregado, pois fazia algo errado. Isso acontecia porque no meio de uma crise, ele tinha que trabalhar no que aparecesse, pois não tinha outra escolha. Carlitos conheceu uma moça órfã e juntos tentaram reconstruir sua vidas.

Com a industrialização naquele tempo e a chegada das máquinas, os operários tinham que competir e trabalhar na velocidade delas. O Brasil tem um pouco disso, muitas indústrias e pessoas fazendo trabalhos braçais até hoje. Porém ganham um bom salário, férias, décimo terceiro etc.

Concluindo, o filme não tem final clichê, Carlitos e a moça órfã terminam desempregadas, mas mostrando que devemos seguir em frente e com um final feliz ou não, porque nem tudo na vida é positivo.

É considerado uma forte crítica ao capitalismo, militarismo, liberalismo, conservacionismo, bem como uma crítica aos maus tratos que os empregados passaram a receber depois da revolução industrial.

Atualmente vivemos em uma sociedade marcada fortemente pela mudança, as relações de trabalho também mudaram, não foram só as leis, mas principalmente o modo como as pessoas são tratadas e administradas nas empresas, a tendência atual é a valorização das pessoas no ambiente organizacional diferente do início do século XX.

Atualmente, percebemos que o mercado de trabalho está altamente competitivo, as empresas não buscam unicamente pessoas conhecedoras de técnicas, o trabalho precisa ter características que podem ser estimuladas ao longo da vida como a iniciativa e a liderança. Educação é fundamental, mas não basta. A maior parte das empresas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com