TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas e as mudanças organizacionais

Artigo: Gestão de Pessoas e as mudanças organizacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  Artigo  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 3

Gestão de Pessoas e as mudanças organizacionais

Organizações e colaboradores buscam conquistar seu espaço no mercado cada vez mais

exigente, competitivo e influenciável criando estratégias para driblar os concorrentes que procuram se capacitar para participar ativamente do mercado. O Desafio da Gestão de Pessoas é peça chave para que o sucesso da organização se concretize. É um

adequado gerenciamento que vai preparar a organização para competir no mercado. As organizações preocupadas com seu desenvolvimento investem em seus colaboradores

através de treinamentos e cursos de capacitação. A Motivação faz toda a diferença, colaborador satisfeito dedica-se e contribui efetivamente em benefício próprio e da empresa. A Gestão de Pessoas é uma das áreas mais afetadas pelas recentes mudanças que estão acontecendo no mundo moderno.

As empresas perceberam que as pessoas constituem o elemento do seu sistema nervoso, que introduz a inteligência nos negócios e a racionalidade nas decisões, e portanto, tratar as pessoas como recursos organizacionais é um desperdício de talentos e de inteligência produtiva.

Em razão disto, hoje se fala em Gestão de Pessoas e não mais em Recursos Humanos, exatamente para proporcionar essa nova visão das pessoas (não mais como meros funcionários remunerados em função do tempo disponibilizado para a organização), mas como parceiros e colaboradores do negócio da empresa.

Foi possível verificar que o ambiente organizacional cada vez mais dinâmico, requer mais que atualização de procedimentos técnicos para a gestão de pessoas. Gerir pessoas é uma função que visa a cooperação de pessoas que atuam nas organizações em busca de objetivos organizacionais e individuais.

Na prática o mercado exige muito mais. As constantes mudanças influenciam

diretamente no comportamento das organizações e consequentemente de seus colaboradores.

Para que a organização atenda as exigências de mercado e se desenvolva alcançando êxito, é preciso investir no colaborador, oferecer condições humanas e financeiras de trabalho, criando estratégias de treinamento, a motivação passa a ser então peça fundamental nesse processo.

A partir do momento em que gerentes, administradores e investidores, compreendem que o colaborador é peça chave para o crescimento organizacional, essa logrará

sucesso nas ações promovidas oriundas dessa observação. Ao colaborador, cabe reconhecer suas capacidades e habilidades tendo a consciência da sua importância para a empresa. Uma vez entendida essas necessidades por colaborador e organização, estes estarão preparados para atender as exigências de mercado e competir com qualidade.

A conclusão a que se chega é a de que a Gestão de Pessoas está se deslocando rapidamente do antigo contexto industrial clássico e neoclássico, que provocou o surgimento do movimento das relações industriais que lhe serviu de origem, para situar-se em um novo contexto que será o seu futuro mercado de operações: a Era da Informação.

Disso tudo, resulta uma completa reorientação da área de Gestão de Pessoas - nos aspectos organizacionais e culturais - para adequar-se às novas exigências da Era da Informação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com