TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Delaçao premiada

Por:   •  23/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.309 Palavras (6 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Delação premiada o réu colaborador conta tudo que sabe em troca o juiz alivia a pena, um modelo utilizado aqui no Brasil e em vários países.

No Brasil a deleção premiada se fez presente no movimento histórico político como na confidencia mineira quando o coronel Joaquim Silvério dos Reis delatou seus companheiros e obteve da fazenda real o perdão de suas dividas, também no golpe militar de 1964 com fim de descobrir suposto criminosos que não concordavam com o regime militar repressivo. Em casos mais recentes também ocorreu à delação premiada no Rio de Janeiro onde um informante policial denunciou outros policiais envolvidos em varias modalidades criminosas.

CRITICA DELAÇAO PREMIADA

A delação premiada e uma espécie de acordo que o Estado faz com o acusado, por um lado o Estado espera uma colaboração ativa desse acusado no sentido de impedir que nossos crimes sejam praticados pelas organizações criminosas, aqui ele pertence e no sentido também de minimizar as conseqüências de crimes já praticados de forma que o objeto do crime pode ser localizado, ou o produto do crime encontrado, ou que a vitima do seqüestro possa a ser liberado com vida e com a sua integridade física preservada.

O Estado também pode esperar do indivíduo que ele aponte quem são os demais integrantes da organização criminosa e, que entregue provas que permitem o processo judicial contra esses criminosos.

Já que as organizações criminosas são protegidas com um código de silêncios entre os criminosos. Neste sentido:

No ápice de uma prisão publica a dar respostas “eficientes” na troca por meios não-democráticos e não garantistas de persecução criminal, suprindo a omissão e o desinteresse investigativo do Estado, a atribuição da delação como solução de ecomonia processual, o mesmo um fast-food” para conclusão de uma responsabilidade...pg 11

O Estado espera isso do criminoso e em troca ele aceita com dois beneficio que pode ser: a redução da pena de ½ terço ou em alguns casos o perdão judicial.

A delação por si só já causa revolta no indivíduo ( o dedo duro), o delator não é bem visto na sociedade então como que o Estado por meio do direito pode premiar alguém que pratica no mínimo um ato imoral.

A redenção passa a ser uma parte integrante do conteúdo, que e o premio para a pratica da delação concedida nas leis penais brasileiras, exemplos mais que evidente da desintegração social mediante o estimulo a traição, que a afronta indelevelmente o principio da dignidade da pessoa humana. pg.114.

Através da eticidade da delação premiada questiona se ela é inconstitucional, costuma se disser que a delação  fere o devido processo legal, porque impede o juiz de conhecer aquele caso.

 Neste sentido, a pessoa que e alvo da delação passa, a partir daquele momento, a ser incriminada pelo delator, e por conseqüência não e só atingida frontalmente nos direitos fundamentais, mais também a ética é vilipendiada , na medida em que se inflama e se incentiva ódio , mediante o pagamento de uma “ recompensa”. pg.116.

A delação por ser sigilosa no primeiro momento fere o principio do contraditório, ora o acusado não tem informação do conteúdo da delação ele não teria como se defender das alegações feitas pelo delator.

Beccaria aprofundou também seus estudos sobre a delação, chamando de acusação secreta, afirmando inclusive que sua pratica tornava o homem mentiroso e dissimulado, aduzindo:

Qualquer pessoa que suspeita ver na outra um delator, nela vê um inimigo. Os homens, estão, se habituam a mascarar os próprios sentimentos e, com o hábitos de escondê-los dos outros ,  chegam a finalmente a esconde-los de si mesmo. Infelizes os homens eu chegam a esse ponto! Sem princípios claros e firmes que os guiem, vagam perdidos e flutuantes nos vastos mar das opiniões; sempre ocupados em salvar se dos monstros que os ameaçam , passam em um momento presente sempre amargurando pela incerteza do futuro[...]pg.350.

E claro que no processo judicial não aferia como se manter esse sigilo, ele teria o direito a saber tanto teor da  delação quanto a identidade do delator para que o acusado pudesse contraditar aquela prova do contrario teria realmente ferido o contraditório .

Qual é o momento que o acusado deve ter conhecimento da delação?

Na fase inquisitória, mas fase judicial, não pode prevalecer, o delator tem que saber qual é a identidade do delator.

O delator corre o risco em delatar, não tem segurança, o Estado tem que oferecer medidas de segurança não só para o delator mais como para sua família também.

 A delação e seu premio passa a ser parte do discurso do estado ineficiente na busca das provas(policia e judiciária)que se entrega ao atalho do caminho fácil da decisão penal condenatória ausente do contraditório , que sereia a defesa e o devido processo penal .

O sujeito passa a prestar o serviço que antes incumbia ao estado, ou seja nada mais parecido quase dar o premio dela “ produtividade”, como se fosse o premio da delação similar ao premio pela “ produtividade” TAM comum ao mercado.pg.136

Temos muitas leis sobre delação premiada mais pouco diz sobre ela, são oito leis esparsa, mas com pouco procedimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (81.6 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com