TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Delação Premiada/Colaboração

Por:   •  27/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 2

A Delação Premiada/Colaboração tem como medida de política criminal no Brasil. Demonstrar a relevância histórica para o nosso país.

Para alguns doutrinadores preferem trabalhar coma distinção entre delação premiada e colaboração premiada, considerados instintos diversos.

Nessa linha segundo Luiz Flávio Gomes, declaração premiada e colaboração a justiça não são expressão sinônimas, sendo está última dotada de mais larga abrangência. O imputado, no curso da persecutio criminais, pode assumir a culpa sem incriminar terceiros, fornecendo, por exemplo, informações acerca da localização do produto do crime, caso em que é tido como mero colaborador. Pode-se, de outro lado, assumir culpa (confessar) e delatar outras pessoas nessa hipótese é que se fala em declaração premiada (LIMA, 2001, p. 1105).

Assim sendo, a proposta deste artigo é analisar a Delação Premiada como medida de política criminal no Brasil. Onde no decorrer deste iremos acompanhar qual a relevância Histórica da Delação/Colaboração, premiada no Brasil.

OBJETIVOS

GERAL

Demonstrar a relevância Histórica da Delação/Colaboração premiada no Brasil.

ESPECÍFICOS

Analisar a Delação Premiada como medida de política criminal no Brasil;

Evidenciar os fatores históricos da criação do intuito da Delação Premiada no Brasil;

Identificar a importância da Delação Premiada no Brasil.

HIPÓTESES

O intuito histórico da Delação Premiada/Colaboração no Brasil tem contribuído muito para a investigação no processo criminal. Foi amplamente utilizado para combater ao crime organizado e adotado com grande êxito no Brasil, na operação lava-jato.

METODOLOGIA

De acordo com as questões lançadas nesse projeto a pesquisa qualitativa será primordial, uma vez que o objetivo principal é analisar a Delação Premiada como medida de política criminal no Brasil, trazendo para os dias de hoje o instituto da Delação Premiada que já foi muito usado em outros países, como nos Estados Unidos, durante o crime organizado e que também adotado com grande êxito na Itália em prol do desmantelamento da máfia, que golpearam duramente o crime organizado na península itálica.

A pesquisa exploratória aqui se reveste de grande importância por ter uma vista a familiaridade com o problema por meio da formulação de hipóteses.

Serão privilegiadas as fontes bibliográficas que abordam o tema como está exposto entre vários autores, Noberto Avena, Fernando Capez, Nestor Távora,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (43.2 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com