TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Demanda e Estratégia Operacional

Por:   •  17/8/2016  •  Resenha  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 3

ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO, MARKETING E COMUNICAÇÃO - ESAMC

ADMINISTRAÇÃO EM MARKETING

Edwin Guillen Silva

DEMANDA E ESTRATÉGIA OPERACIONAL

Sorocaba/SP

2016

DEMANDA E ESTRATÉGIA OPERACIONAL

GUILLEN, Edwin. Demanda e Estratégia Operacional. Sorocaba/SP, 2016 p2.

Com referência a natureza do Fornecimento e Demanda, cite exemplos de cada uma delas.

        A natureza do Fornecimento e Demanda tende a impactar transversalmente a macrooperação e as microoperações subsequentes, pois a complexidade do Fornecimento (incerto e finito) e a caracterização da Demanda em dependente ou independente costumam modificar as tarefas de planejamento e controle para conciliar Demanda e Fornecimento.

        Como exemplo de natureza do Fornecimento e Demanda descreve-se abaixo as atividades da operação,  propondo o equilíbrio do sistema: 

        Concessionária de energia elétrica: distribuição e venda da energia elétrica; atender aos potenciais clientes; realizar a conexão da unidade consumidora à rede elétrica; manter em operação o sistema elétrico; faturar a energia consumida por meio da leitura de medidor; emitir e entregar a conta de luz; atender reclamações dos clientes quanto à falta do produto, discordância de valores faturados e danos elétricos; preservar a continuidade do fornecimento de energia elétrica de qualidade; expandir o sistema para atender ao crescimento do mercado, realizando planejamento, projeto e execução de obras.

Com referência aos Tipos de Demanda (Dependente e Independente) o que entendeu?

        A demanda independente está subordinada as condições mercadológicas e as variáveis independem de controle imediato da organização.

        Demanda dependente refere-se ou deriva-se de produtos ou servicos finais de uma micro ou macrooperação. Compreendida ao plano de produção depende do nível hierarquico de demanda para serem programados ou comprados.

Pesquise 2 casos reais (duas empresas de quaisquer ramos) de demanda dependente.

        Demanda dependente e independente: Indústria de Autopeças no desenvolvimento e comercialização de componentes para montagem e reposição em veículos automotores.

        Demanda dependente: Companhia pecuária na criação de gado bovino, pastos, suínos, ovelhas, cabras e outros animais para distribuição à frigoríficos.

Pesquise 2 casos reais (duas empresas de quaisquer ramos de demanda independente e comente sobre a cadeia de suprimentos.

        Demanda dependente e independente: Indústria de Componentes Elétricos no desenvolvimento e comercialização de peças para montagem e reposição de eletrodomésticos. A cadeia de suprimentos deste segmento caracteriza-se por: fornecedores (transistors, placas cabos e fios), suprimentos (embalagens, energia, ferramentas e insumos), produção (processo de produção delicado e condicionado à alta tecnologia), distribuição e serviço (desenvolvimento, comercialização e entrega dos componentes) e xlientes (fábricas de produtos de linha branca)

        Demanda independente: Empresa varejista de produtos agropecuários dependerá da cadeia de suprimentos para atender a sazonalidade de demanda no período de safra e entressafra.A cadeia de suprimentos deste segmento representa-se em: fornecedores (indústrias e distribuidores de defensivos agrícolas, produtores de sementes, indústrias de máquinas e ferramentas), suprimentos (ferramentas, máquinas, sementes, defensivos), produção (compra e  venda de produtos) distribuição e serviço (entrega de produtos e assistência técnica) e clientes
(produtores e fazendeiros)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (94.1 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com