TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Demonstrações contabeis

Por:   •  18/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.295 Palavras (10 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 10

Demonstrações Contábeis

Demonstrações contábeis são os relatórios feitos a partir de documentos, livros e registros de uma empresa em um determinado período, essas informações são importantes para saber a situação patrimonial e financeira, o resultado e o movimento financeiro de uma entidade, essas demonstrações também expressam o resultado das decisões tomadas pelo administrador, dos recursos que ele gerencia. As demonstrações contábeis fornecem informações confiáveis que denotam a situação real em que cada empresa se encontra, é a partir dessas demonstrações que se torna possível avaliar com detalhes a empresa e tomar suas conclusões do seu desenvolvimento e comparações com os anos anteriores.

De acordo com a Lei 6.404/76 as demonstrações contábeis devem ser publicadas por empresas de sociedade por ações, conhecida como Lei das S.A anualmente após o encerramento do exercício deverá publicar no Diário Oficial da União (DOU) ou em jornais de grande circulação na localidade em que a empresa se encontra.  

As demonstrações contábeis são: Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultados do Exercício (DRE), Demonstrativo do Fluxo de Caixa (DFC), Demonstração da Mutação do Patrimônio Líquido (DMP), Demonstração do Valor Adicionado (DVA), Relatório da Administração (RA), Notas Explicativas (NE) e Parecer da Auditoria (PA). Podemos ver a seguir o conceito e o objetivo de cada demonstração de acordo com a Lei 6404/76.

Balanço Patrimonial: É composto pelo Ativo (aplicação de recursos) que são os bens e direitos de uma organização, sendo dividido em Ativo Circulante (realizável até 12 meses) e Ativo não Circulante (realizável após 12 meses), Passivo (origem dos recursos) sendo as obrigações da empresa com terceiros, também dividido em Passivo Circulante e não Circulante e Patrimônio Liquido (origem dos recursos) onde retrata a riqueza da empresa, seus recursos próprios, sendo a diferença em valor do ativo com o passivo. Essa demonstração tem como finalidade mostrar a situação patrimonial e financeira da empresa em um momento específico, possibilitando observar a movimentação financeira da empresa, suas entradas de dinheiro e saídas permitindo manter um controle em suas contas já que seus ativos devem ser do mesmo valor do passivo juntamente com o patrimônio liquido, ou seja, o balanço patrimonial demonstra as origens dos recursos e também as aplicações desses recursos. O balanço patrimonial é uma demonstração muito importante, pois além de mostrar o caixa de uma empresa, também mostra suas propriedades, obrigações e títulos a receber, o balanço deve ser feito por um contador anualmente, porém seu controle é feito mensalmente por balancetes, é uma forma de saber em qual situação econômica a empresa está. De acordo com a Lei 6404/76, no art. 178, “No balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da companhia.” No primeiro paragrafo do art. 178 “No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados”. Dessa forma deverão constar primeiramente ativo circulante e depois ativo não circulante, no passivo as contas serão expostas na seguinte ordem: Passivo circulante e depois passivo não circulante, o patrimônio liquido será dividido em: capital social, reservas de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados. Segundo a Lei 6404/76, no art. “Os saldos devedores e credores que a empresa não tiver direito de compensar deverão ser classificados separadamente”.

Demonstração de Resultado do Exercício: Essa demonstração contábil mostra a receita da empresa, reduzidas pelos custos e suas despesas. Conforme a Lei 6404/76, no art. 187, essa demonstração deve aparecer da seguinte forma:

  • “A receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos”.
  • “A receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto.”
  • “As despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais.”
  • O lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas;
  • “O resultado do exercício antes do Imposto sobre a Renda e a provisão para o imposto.”
  • “As participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa.”
  • “O lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.”

A demonstração de resultado do exercício tem como objetivo mostrar o faturamento da empresa descontando seus custos e despesas de acordo com o regime de competência até chegar ao resultado líquido, é um documento feito anualmente para ser divulgado, mas também é feita todo mês pela administração e a cada trimestre para fiscalização, a DRE pode ajudar nas tomadas de decisões financeiras em uma empresa, sendo que analisa tudo que tenha movimentado o caixa, chegando até o resultado, mostrando se a empresa teve lucros ou prejuízos. Deve ser publicada conforme a Lei 6404/76, com informações confiáveis, para expor a eficiência da empresa durante aquele ano para pessoas que tenham interesse em investir recursos nela, como exemplos: comprar ações, aplicar valores na empresa para expansão entre outros.

Demonstrativo Fluxo de Caixa: Expõe as entradas e retiradas de dinheiro do caixa durante o período, devendo ser incluída no balanço patrimonial, esse documento está em três segmentos, de acordo com o art. 188, inciso I: Atividades Operacionais são as receitas e gastos da industrialização, prestação de serviços e a comercialização das mercadorias; Atividades de Investimentos são os gastos para investimentos no imobilizado e intangível e as entradas de vendas dos ativos registrados dos subgrupos de contas; Atividades de Financiamentos é o recurso adquirido pelo patrimônio liquido e pelo passivo. É importante para que o gestor possa ver o desempenho do seu negócio, ter o conhecimento do dinheiro que a empresa possui se é suficiente para honrar com suas obrigações e caso contrário se a empresa não possuir dinheiro para pagar seus fornecedores poderá renegociar de forma objetiva mantendo uma boa imagem da empresa perante seus credores, portanto é de grande importância o fluxo de caixa, pois os gestores terão informações seguras para se planejar em suas novas aquisições e de que forma poderão pagar suas obrigações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (397.6 Kb)   docx (226.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com