TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Empreendedorismo e Comportamento Organizacional.

Por:   •  23/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.934 Palavras (8 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

ALUNOS

Desafio de Aprendizagem apresentado para avaliação na disciplina de Empreendedorismo e Comportamento Organizacional, do curso de Administração, da Universidade Anhanguera.

Nome: Leandro Andrade Rocha de Souza                           tutor (EAD)

SÃO PAULO, 16 DE ABRIL DE 2015.

PIRITUBA – 2015

VISÃO:

         Ser uma empresa reconhecida e referencia na região, buscando qualidade com crescimento constante.

Agilidade no atendimento mantendo um bom relacionamento com os clientes, colaboradores e fornecedores.

Valorizando troca de experiência entre o restaurante e nossos clientes e comunidade em um espaço aconchegante e ambiente familiar.

MISSÃO:

Oferecer uma alimentação caseira e típica de qualidade com temperos naturais aliadas a um atendimento cortês em um ambiente agradável.

Valorizar o aspecto nutritivo a qualidade o sabor e a correta técnica de elaboração de cada alimento, para a satisfação de nossos clientes.

VALORES:

Foco na satisfação do cliente.

Nutrição para promover a qualidade de vida com acompanhamento de um nutricionista.

Trabalhar rigorosamente dentro das normas técnicas de segurança alimentar.

Alimento de qualidade contribui para mudança de estilo de vida, sabores e cores para proporcionar o prazer de comer bem a variedade para oferecer opções com qualidade para todos os gostos.

PROBLEMAS QUE AFETAM OS NEGÓCIOS DO RESTAURANTE SMAK E SOLUÇÕES:

Só servem comida típica Polonesa, enquanto os outros restaurantes servem comida a quilo, churrasco e lanches rápidos, facilitando a vida dos turistas que não querem perder muito tempo para almoçar e sim aproveitar o lugar.

A solução ter um cardápio de lanches rápidos, comida a quilo como os outros restaurantes e o diferencial do Restaurante Smak seria um cardápio de comida típica Polonesa A la Carte, tanto no almoço como no jantar, incluir atrações com música ao vivo no jantar.

Cardápio escrito à mão em língua Polonesa, não são todos os clientes que vão saber identificar cada prato, essa situação acaba gerando certo desconforto para o cliente que nesse caso terá que chamar o garçom ou até mesmo Irena (dona do restaurante) para solicitar auxilia na escolha do prato.

         A solução é criar um cardápio novo com três idiomas Polonês, Português e  Inglês.

Fachada típica Polonesa, nome do restaurante entalhado em madeira, mesas rústicas:

A solução mudar a fachada, mantendo a identidade e a cultura Polonesa,  criando um local mais atrativo para que os clientes tenham interesse em frequentar/conhecer o restaurante.

Garçom contratado por Irena estava há muito tempo fora do mercado de trabalho:

         Necessário ofertar um curso de reciclagem, para que o mesmo atualize suas técnicas de atendimento ao cliente.

Tem um cozinheiro com muita experiência na culinária, porém Irena faz questão de definir as refeições, desperdiçando a experiência do cozinheiro, impedindo que ele crie novos pratos:

         O ideal é utilizar a experiência do cozinheiro, para que o mesmo possa criar novos pratos típicos da região, sem perder a essência do restaurante que continuara servindo comida típica Polonesa, porém se adequando ao que a concorrência está ofertando aos turistas.

Carência de mão de obra especializada faz com que Irena acumule muitas funções, como cuidar do caixa, da limpeza, da parte administrativa (compras e pagamentos de fornecedores) e com acumulo dessas tarefas, muitas vezes Irena acaba esquecendo-se de cumprir algumas dessas tarefas:

         A solução mais adequada nesse caso é contratar um caixa, um auxiliar de limpeza, e um ajudante de cozinha, que vai auxiliar o cozinheiro já que as opções de refeições vão aumentar com esse quadro de funcionários Irena terá mais tempo para cuidar da parte administrativa de seu restaurante, e fazer planejamentos.

PESQUISA DOS PRINCIPAIS MOTIVOS DE INSUCESSO QUE LEVAM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS A FECHAR SUAS PORTAS

Falta de planejamento: Muitos empresários começam a atuar sem fazer um plano de negócio. Antes de abrir uma empresa, é preciso estudar todos os aspectos que envolvem o negócio. Deve-se pesquisar quem será o público-alvo, fornecedores, custos fixos e variáveis, concorrência e localização adequada. Quanto mais informações o empreendedor tiver sobre seu ramo de atividade, maiores são as chances de sucesso.

Copiar modelos existentes: É um equívoco reproduzir integralmente um modelo de negócio que já existe no mercado sem fazer inovações. No curto prazo, a cópia pode até trazer lucro, mas no médio prazo tende a não funcionar. O ideal é que o empreendedor se inspire em casos de sucesso para abrir seu negócio, mas saiba adaptá-lo à sua realidade para criar diferenciais. Para ter sucesso, é necessário haver alguma inovação em relação ao produto ou serviço oferecido pela concorrência.

Não acompanhar a rotina da empresa: Deixar a empresa só nas mãos de terceiros é arriscado. A dedicação é uma das principais qualidades de um empreendedor. Ele deve separar um determinado período do seu dia para verificar de perto a rotina de cada área da empresa. Se ele não tiver condições de fazê-lo, uma alternativa é trazer pessoas qualificadas para supervisionar cada setor. Porém, o empresário deve estar presente na empresa para fiscalizar o trabalho e para resolver problemas.

Descontrole do fluxo de caixa: Muitos empresários se perdem quando o assunto é administração. A empresa deve adotar um sistema de controle da entrada e saída de dinheiro. Em empresas menores, uma simples planilha consegue resolver o problema. Já empresas maiores podem optar por aplicativos mais elaborados para fazer este controle. Além disso, é preciso ter o hábito de checar as contas, de preferência todos os dias, e saber planejar o pagamento e recebimento dos recursos.

Falta de divulgação da marca: Não se pode esperar que o boca-a-boca garanta o sucesso da empresa. Para um marketing mais eficiente, o empresário tem de entender o mercado que quer atingir, saber onde o público dele está e do que ele gosta. A partir destas informações, estabelece-se uma estratégia e a propaganda ideal é direcionada para os clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (168.8 Kb)   docx (71.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com