TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional 1º Bimestre - Restaurante Smak

Por:   •  8/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.050 Palavras (5 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO......................................................................................................... 4

2 PRINCIPAIS MOTIVOS DE INSUCESSO QUE LEVAM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS A FECHAR SUAS PORTAS............................................................... 5.6

3 A FERRAMENTA PLANO DE NEGÓCIOS............................................................. 7

4 FERRAMENTA SWOT............................................................................................. 8

5 DIAGNÓSTICO RESTAURANTE SMAK................................................................ 9

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................... 10

INTRODUÇÃO

Com o objetivo de estimular os alunos a ter uma visão mais ampla de como ter um negócio de sucesso, foi dado o desafio de ajudar Irena Portala, dona do restaurante Smak a planejar seu negócio e fazer com que seja o melhor restaurante do Vale da Felicidade.

O restaurante tem uma ótima localização e os passeios de trem atraem muitos turistas na hora do almoço, mais com a chegada de novos restaurantes na cidade acaba deixando o negócio de Irena sendo o menos visitado. A tradição do restaurante Smak é de comida típica polonesa dando um diferencial dos outros restaurante.

Apontamos os pontos fortes e fracos do restaurante e com uma maneira eficaz desenvolvemos soluções para os problemas encontrados, a fim que o restaurante crie uma identidade exclusiva, fazendo trilhar um novo caminho que atraia clientes e obtenha lucros.

Principais motivos de insucesso que levam pequenas e médias empresas a fechar suas portas

1. Falta de planejamento: Muitos empresários começam a atuar sem fazer um plano de negócio. Antes de abrir uma empresa, é preciso estudar todos os aspectos que envolvem o negócio. Quanto mais informações o empreendedor tiver sobre seu ramo de atividade, maiores são as chances de sucesso.

2. Não acompanhar a rotina da empresa: Deixar a empresa só nas mãos de terceiros é arriscado. A dedicação é uma das principais qualidades de um empreendedor. Ele deve separar um determinado período do seu dia para verificar de perto a rotina de cada área da empresa. Se ele não tiver condições de fazê-lo, uma alternativa é trazer pessoas qualificadas para supervisionar cada setor. Porém, o empresário deve estar presente na empresa para fiscalizar o trabalho e para resolver problemas.

3. Não ter controle financeiro: Além de desconhecer boa parte dos conceitos de finanças indispensáveis para tocar um negócio, faltam controles financeiros. O controle financeiro deve incluir ainda indicadores de controladoria, que estuda o passado da empresa e mira os resultados que já foram produzidos, como o balanço patrimonial, e planejamento, como o orçamento empresarial do ano.

4. Falta de divulgação da marca: Não se pode esperar que o boca-a-boca garanta o sucesso da empresa. Para um marketing mais eficiente, o empresário tem de entender o mercado que quer atingir, saber onde o público dele está e do que ele gosta. A partir destas informações, estabelece-se uma estratégia e a propaganda ideal é direcionada para os clientes.

5. Não se adaptar às necessidades do mercado: Aquele empresário resistente às mudanças e fechado às novidades tende a ficar para trás. É importante que o empreendedor sempre se mantenha antenado às tendências do seu ramo de atividade. Ler matérias em jornais, sites e revistas ou conversar com clientes e fornecedores é de grande ajuda para conseguir mais informações sobre o mercado. O consumidor quer novidade e quem não se adaptar tende a perder espaço.

6. Confundir CPF e CNPJ: Uma razão clássica para o fracasso é misturar as contas da empresa e as despesas pessoais. As despesas pessoais do proprietário acabam sendo pagas com o dinheiro da empresa.

A Ferramenta Plano de Negócios

O plano de negócios é a principal ferramenta utilizada para o planejamento do empreendimento, é necessário para quem quer ter uma empresa de sucesso. Ele apresenta sua experiência e sua visão de futuro, demonstrando as condições e recursos que a empresa possui para concretizar seus objetivos.

Com essa ferramenta, permite ao empresário se aprofundar no conhecimento da própria empresa, estabelece objetivos e metas e definem as melhores estratégias e linhas de ação para alcançá-las.

Com esse plano de negócios vai auxiliar a Dona Irena Partala a identificar os problemas do restaurante, tomar decisões acertadas, contratar ou treinar profissionais capacitados, conseguir financiamento, monitorar o dia a dia da empresa, identificar oportunidades e transformá-las em diferencial competitivo, estabelecer uma comunicação interna eficaz e convencer o público externo.

É necessário fazer perguntas a si mesmo como, aonde se quer chegar, quais serão as estratégias utilizadas, como será conquistado o mercado-alvo e etc.

A informação é a alma do negócio, o plano de negócios é o cartão de visitas do empreendedor em busca de financiamento.

Ferramenta SWOT

Com o auxílio da ferramenta SWOT, vamos analisar os aspectos favoráveis e desfavoráveis do restaurante Smak.

FORÇAS

(Ambiente Interno) FRAQUEZAS

(Ambiente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (52.8 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com