TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Anhanguera Restaurante SMAK

Por:   •  20/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.049 Palavras (9 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 9

OSASCO (SP)

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ALEXANDRE VIANA ZACARIAS

RA: 2860129687

DESAFIO PROFISSIONAL – 1º BIMESTRE

TUTORA: GISLAYNE ROCHA

OSASCO, SP

ABRIL DE 2015


ALEXANDRE VIANA ZACARIAS

RA: 2860129687

DESAFIO PROFISSIONAL – 1º BIMESTRE

Trabalho apresentado ao Curso de Administração do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas de Comportamento Organizacional e Empreendedorismo.

OSASCO, SP

ABRIL DE 2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO                                                                                03

2 DESENVOLVIMENTO                                                                        04

2.1 Mortalidade empresarial                                                                04

2.2 Plano de negócios                                                                        06

2.3 Análise SWOT (FFOA) do restaurante Smak                                        07

2.4 Diagnóstico – Problemas e propostas de solução                                08

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS                                                                09

4 REFERÊNCIAS                                                                                10


1 INTRODUÇÃO

Este estudo tem a finalidade de realizar uma análise e avaliação financeira e administrativa do restaurante Smak, como relatado pela proprietária, Sra. Irena, buscando reestruturação nessas áreas afim de que o restaurante Smak seja reconhecido como “o melhor restaurante do Vale da Felicidade”

Para tanto será apresentado o plano de negócios, será utilizada a ferramenta de análise SWOT e serão apresentadas propostas para a reestruturação dos principais pontos do negócio.

        O desenvolvimento do estudo está divido em quatro sub seções, o primeiro focando na mortalidade empresarial, especialmente de micro e pequenas empresas, o segundo na introdução do plano de negócios, o terceiro na análise SWOT do restaurante Smak e o quarto trabalhando os problemas encontrados na sub seção anterior.

        A metodologia utilizada no estudo foram pesquisa bibliográficas, tanto de livros físicos quanto na internet. Todos os sites, com suas respectivas datas de acesso e livros utilizados podem ser encontrados na seção de referências do estudo.


2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Mortalidade empresarial

O que é.

        Ninguém abre uma empresa pensando em fecha-la, porém o existem diversos fatores que determinam a sobrevivência de um empreendimento. Num ambiente competitivo como o mundo dos negócios, a insuficiência administrativa, se não sanada com rapidez, levará a empresa a ser mais uma das tantas que não conseguem se perpetuar.

Números.

        A mortalidade empresarial afeta diretamente micro e pequenas empresas, pois no início do negócio os riscos são muito altos. Como citado por José Dornelas (2012 p3.) “(...)no índice de mortalidade dessas pequenas empresas que, historicamente, superavam os 50% nos primeiros anos de atividade.”

Essas empresas tem um importante desempenho para o desenvolvimento econômico e social do País, dados levantados pelo SEBRAE (relatório Agenda Estratégica das Micro e Pequenas Empresas 2011-2020) indicam que no brasil existam 5,7 milhões de micro e pequenas empresas, que representam 98% das empresas existentes no País, 21% do PIB, com 52% do total de empregos com carteira assinada.

        Ainda segundo a SEBRAE, das empresas constituídas no Brasil entre 2005 e 2007 indicou que estas têm uma taxa de mortalidade de 26,4% para as empresas criadas em 2005, as de 2006 tiveram uma taxa de 24,9% e as de 2007 24,4%.

Motivos de insucesso.

        Apesar da grande redução na mortalidade das empresas, a taxa ainda está perto de um quarto das empresas recentemente fundadas no Brasil, os motivos dessa mortalidade porém são bem sabidos e foram demonstrados em uma pesquisa recente da SEBRAE-SP. A falta de planejamento prévio, especialmente pois grande parte das microempresas no Brasil são abertas por necessidade, a incapacidade de gestão empresarial, o que torna a empresa pouco competitiva e a falta de um comportamento empreendedor.


 

2.2 Plano de negócios

O que é.

        O plano de negócios é usado para descrever o modelo de negócio que sustenta um empreendimento. Elaborar tal plano envolve aprendizagem e autoconhecimento permitindo ao empreendedor situar-se no seu ambiente de negócios.

Por que escrever.

        Um plano de negócios, estatisticamente, traz diversos benefícios para as empresas que o utiliza, dentre eles, a empresa deverá lucrar mais, se dispor de um planejamento adequado.

Com o plano também é possível entender e estabelecer as diretrizes para o negócio, gerenciar de forma mais eficaz tomando decisões acertadas, monitorar o dia a dia da empresa e executar ações corretivas quando necessário, identificar oportunidades e transformá-las em diferencial competitivo além de servir para estabelecer uma comunicação interna eficaz e convencer o público externo (fornecedores, parceiros, clientes, investidores, etc.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (102.7 Kb)   docx (37.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com