TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Por:   •  29/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.295 Palavras (10 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ADMINISTRAÇÃO

TECNOLOGIA DE GESTÃO

NOME: ELIANE DE FATIMA GUERRA - 9678405735

DESAFIO PROFISSIONAL

TUTOR: MÁRCIO SIQUEIRA ALVARENGA

VITÓRIA 26 DE MAIO DE 2015.

PASSO 1

Chegou o momento de planejar os passos do presente e futuro do Hotel Boa Vida. Com objetivo de compreender o cenário em que se encontra, realize um diagnóstico do ambiente interno e externo do Hotel Boa Vida, apresentando suas forças e fraquezas.

FORÇAS:

  • Um profissional dedicado e disposto a aprimorar seus conhecimentos e levar para a empresa novas tecnologias de gestão que existem no mercado.
  • Por ele morar muito próximo a empresa e ter vários conhecimentos.
  • Da mesma forma que existe uma oportunidade profissional, existe um desafio muito grande.
  • E o Hotel é o único da região e ainda conta com uma capacidade de hospedagem muito ampla, 450 pessoas, com infraestrutura de lazer e esporte, com um complexo aquático e inúmeras possibilidades de lazer infantil. E também possui uma infraestrutura para atender ao chamado turismo de negócios, através de um centro de convenções com capacidade para 400 pessoas.

FRAQUEZAS:

  • A redução de clientes que se hospedam no hotel;
  • E o centro de convenções que deixou de ser reservado a algum tempo;
  • Clientes insatisfeitos com os serviços prestados pelo hotel;
  • E os colaboradores desmotivados com o trabalho e não se sentiam reconhecidos e realizados profissionalmente.
  • Falta de comunicação com os funcionários.

PASSO 2

José Antônio que a adoção de algumas tecnologias de gestão serão determinantes para reverter o quadro negativo do Hotel Boa Vida. A partir do diagnóstico realizado no passo 1, organize o quadro a seguir, sugerindo tecnologias de gestão organizacional que poderiam ser adotadas pelo Hotel Boa Vida, para apresentar aos seus diretores, apontando inclusive seus benefícios:

TECNOLOGIA DE GESTÃO

BENEFÍCIOS

Benchmarking

O Benchmarking promove a aprendizagem contínua, trazendo sempre novos conhecimentos para a empresa.

Open – Book Management

Chamado também de gestão do livro aberto, permite envolver as pessoas e fazer que assumam conjuntamente a responsabilidade pelo sucesso organizacional, por intermédio do conhecimento de todos os dados organizacionais.

Propõe a tão disseminada aplicação de delegação de responsabilidades com respectivas autoridades, levando e permitindo que todos os integrantes da empresa provem da sua capacidade de desenvolvimento profissional e pessoal.

Empowermet

Essa ferramenta atribui um compartilhamento nas tomadas de decisão da empresa, delegando poderes, transfere decisão a funcionários individuais e a equipes. Esta ferramenta além de transferir poderes aos membros de escalas de hierarquias inferiores, dentro de cada função.

PASSO 3

Os resultados da pesquisa de clima organizacional do Hotel  Boa Vida demonstram que o capital intelectual não tem sido valorizado. Imaginemos que você terá que executar um projeto que visa, sobretudo, valorizar o capital intelectual. Que nome daria a este projeto? No que consistiria? Quais seriam suas principais ações? De que forma tentaria envolver os colaboradores?

Aprender sempre.

Esse projeto iria consistir no aprendizado e na valorização.

De acordo com os especialistas, as empresas precisam enxergar e valorizar o capital intelectual que possuem. Muitos estudiosos do assunto afirmam que máquinas se depreciam ao serem usadas e acontece o contrário com o conhecimento das pessoas. Ele se valoriza mais. Outro ponto que os especialistas destacam é o valor da equipe de uma empresa, que precisa ser potencializado. Eles deixam claro que é preciso descobrir as qualidades dos empregados e colaboradores. Os motivos para que muitos gestores não percebam o talento de suas equipes, segundo eles, baseiam-se na falta de competência gerencial, estrutura e processos de trabalho inadequados, disfunções burocráticas, interesses alheios aos propósitos organizacionais, entre outros.

E para gerenciar adequadamente o Capital Intelectual é necessário, compreender esse conceito e capacitar pessoas para o seu gerenciamento, tendo em vista se tratar de novos conceitos não necessariamente abordados nos cursos tradicionais da Administração de Empresas.

Existem algumas técnicas de valorização para cada capital especifico:

  • A valorização do capital cliente;

A grande importância de valorizar o capital cliente é devido A contribuição para existência da organização. Portanto, Curry; Jau (1996) descrever que os bons clientes apresentam a proporção de 80% das vendas e 20% dos custos comerciais. Estão classificados com bons clientes aqueles que a empresa consegue manter um relacionamento diferenciado, pois está se adaptando ao comportamento do consumidor e suprindo as suas expectativas.

 Para Figueiredo (2001) os clientes Baseiam-se nas suas expectativas para avaliar a qualidade de um serviço ou produto. Assim fazendo com que o fornecedor vise atender e superá-las As expectativas do cliente e não as suas. Segundo Kotler e Armstrong (1998, p. 397) "quando as expectativas do cliente em relação o desempenho do produto, irá identificar os vários níveis de satisfação". Se o desempenho ficar baixo dessas expectativas o cliente ficará insatisfeito. E se o produto exceder essas expectativas, o cliente ficará altamente satisfeito ou encantado. Com intenção que isto ocorra, A organização deve direcionar esses serviços ou produtos com demonstração de estratégias para obtenção da qualidade por meios de novas ferramentas que se propõe má conquistar e manter o cliente. Conforme Carvalho (2000, p.63) "utilizando e mesclando conceitos e utilitários já existentes para criar um novo conceito de gerenciamento de clientes". Em busca da fidelização do cliente Frances; Ronald (2000, apud FIGUEIREDO 2001, p.25) informa que a "preocupação de melhorar a qualidade do atendimento oferecido a clientes internos com tal proporção como ao cliente externo, pois todos devem ser estimados como se fosse um importante cliente".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (122 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com