TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Por:   •  4/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  4.768 Palavras (20 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE SÃO BORJA – CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DESAFIO PROFISSIONAL

TAIS SANTOS MASSIERER–     RA 427871

ADMINISTRAÇÃO 8ª SÉRIE

DESAFIO PROFISSIONAL

TUTOR EAD DE ADMINISTRAÇÃO: MARCELO TONON

São Borja[pic 2]

2016

[pic 3]

DESAFIO PROFISSIONAL [pic 4]

                     

 

 

 

                                                                                                     CURSO DE ADMINISTRAÇÃO:

DESAFIO PROFISSIONAL

Atividade Prática postada no ambiente virtual para avaliação do Tutor (a) a Distancia da Faculdade de Administração Anhanguera Educacional, como Requisito à aprovação na Disciplina PROJETO INTERGRADOR II Sob a Orientação da Prof. Marcelo Tonon.

 São Borja

2016[pic 5]

[pic 6]

Sumário

1- INTRODUÇÃO        ............4

2- RESUMO        5

3- OBJETIVO DO PROJETO        5

4- APRESENTAÇÃO DO PROJETO        5

5- JUSTIFICATIVA        8

6– ANÁLISE         8

7- PLANEJAMENTO DE SOLUÇÕES        9

8- OBJETIVO DO PROJETO        12

9- PRINCIPAIS SERVIÇOS OFERECIDOS        12

10- GESTAO DE PESSOAS E MARKETING        13

11- NEGOCIOS E RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO        14

12- CONTROLE DE CUSTOS        14

13- DESENVOLVIMENTO TECNOLOGICO        15

14- CONSIDERAÇÕES FINAIS        15

15- REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS        16

[pic 7]

[pic 8][pic 9][pic 10]

1- INTRODUÇÃO

Devido à globalização e à nova realidade econômica, as organizações, independentemente do ramo em que atuam, precisam se adaptar para permanecerem no mercado. Elas devem ser flexíveis e se ajustarem às mudanças do ambiente para a sua sobrevivência (BRONDANI; SANTOS, 2003), desenvolver continuamente estratégias para as novas realidades do mercado e utilizar o seu desenho organizacional como vantagem competitiva (OVERHOLT, 2000). No decorrer dos últimos anos, o setor bancário tornou-se cenário de turbulentas reestruturações provenientes de aquisições, fusões e privatizações, sendo oportunas para as grandes instituições bancárias, na medida em que facilitam os ganhos em escala, ampliam a participação no mercado e aumentam a competitividade. Nesse contexto, a necessidade de tomar decisões rápidas, de obter vantagem competitiva e de manter uma posição estratégica em relação ao mercado, faz com que as empresas busquem no Planejamento Estratégico uma ferramenta de apoio à tomada de decisão. Na opinião de Centurion (1999), o sucesso das organizações não é embasado em intuição, superstição, sorte, azar ou passe de mágica, mas sim num somatório de conhecimento e ações planejadas. Alday (2000) afirma que o crescimento do Planejamento Estratégico está associado às mudanças rápidas e constantes dos ambientes econômico, social, tecnológico e político que envolvem as empresas. O autor salienta que as organizações só poderão crescer e progredir se conseguirem se ajustar a essa conjuntura, sendo que o Planejamento Estratégico é uma técnica eficaz para que tais ajustes sejam colocados em prática com inteligência. De acordo com Ansoff (1990), muitas organizações empregam técnicas do Planejamento Tradicional a Longo Prazo, ao invés do verdadeiro Planejamento Estratégico. Na opinião de Bower (1966) apud Alday (2000), os planos a longo prazo não permitem a antecipação da realidade ambiental futura, pois se baseiam na extrapolação das situações passadas e em projeções de lucro, representados por uma limitada quantidade de pensamento estratégico. Segundo Prevedello (2006), o planejamento tradicional está alicerçado em transpor o passado para planejar o futuro. Porém, as previsões passadas não se repetem com as mesmas características, uma vez que o ambiente muda de forma rápida e inesperada. Diante da situação exposta, o objetivo deste trabalho é apresentar e discutir o documento de Planejamento Estratégico de um Banco Público, referente ao ano de 2008.

     

 

2- RESUMO

Tendo em vista a competitividade inserida no contexto bancário, verifica-se a necessidade dessas organizações em tomarem decisões rápidas e de forma acertada. Sendo assim, o Planejamento Estratégico atua como uma ferramenta de tomada de decisão, auxiliando a organização a definir um rumo a ser seguido, aumentando suas chances de sucesso. O objetivo deste trabalho é descrever e interpretar o Planejamento Estratégico em um Banco Público. Constatou-se que o documento apresenta características de Planejamento Tático, na medida em que os resultados devem ser alcançados por determinadas áreas da empresa e pela ausência do diagnóstico estratégico, análise interna e externa. Além disso, a organização vinha enfrentando um desequilíbrio, devido aos rumores de que estaria sendo adquirida por outra instituição financeira. O momento incerto, a instabilidade organizacional e a possibilidade de demissões, associado ao conhecimento limitado de Planejamento Estratégico estão presentes no estudo que analisa os diferentes planos concebidos para enfrentar a instabilidade ambiental que a instituição está envolvida

3- OBJETIVO DO PROJETO:

Para realização do projeto, foi proposto estratégias consistentes para sanar as dificuldades encontradas por uma agência bancária para que melhore os serviços prestados aos clientes, utilizando ferramentas das áreas de Estratégia, Qualidade, Logística, Pesquisa Operacional e Jogos de Empresas. 

4- APRESENTANDO O PROJETO

 

A agência bancária Londres, que tem aproximadamente 15.000 clientes ativos, aplicou uma pesquisa durante o mês de novembro de 2015 em um total de1.550 clientes, usuários e correntistas, com o objetivo de levantar dados para realizar um plano de implantação de melhorias para seus clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.7 Kb)   pdf (300.1 Kb)   docx (499.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com