TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Por:   •  8/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.684 Palavras (11 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE UNIDERP

Curso de Tecnologia em Gestão Comercial

POLO: Maringá

ACADÊMICO: Claudiney Cardoso Leão de Carvalho – RA: 1299148119

TUTOR A DISTÂNCIA: Rosane Bellé

DESAFIO PROFISSIONAL

Maringá/PR

Novembro / 2017

ACADÊMICO: Claudiney Cardoso Leão de Carvalho – RA: 1299148119

TUTOR A DISTÂNCIA: Rosane Bellé

DESAFIO PROFISSIONAL

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em  Gestão comercial do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas de Gestão de relacionamento com clientes e fornecedores, Gerencia de equipe de vendas, Gestão de serviços e varejo, Análise de mercado e concorrência e Comercio eletrônico.

Maringá/PR

Novembro / 2017

Resumo

Sumário

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo a elaboração e a elucidação sobre o comércio virtual e baseia-se na proposta do desafio profissional para a sondagem da empresa D&Z.

A D&Z é uma marca de bolsas e carteiras femininas com 3 lojas físicas localizadas na cidade do Rio de Janeiro. Fundada em 2000, a D&Z é uma marca de bolsas femininas com sede na cidade do Rio de Janeiro – RJ. A empresa nasceu do sonho de duas jovens empreendedoras, a Diana e Zilda, que queriam oferecer um produto de qualidade por um preço justo.

As sócias se conheceram na faculdade de moda, onde compartilhavam a paixão por bolsas. Depois de meses de planejamento, veio o início, com muita determinação. O negócio começou pequeno, com 20 modelos de bolsas e a maioria das vendas era feita de porta em porta até que 2002 as sócias inauguram a sua primeira loja física, em um espaço alugado e não muito grande.

Com uma sede, o próximo passo, (até pouco tempo atrás, impossível) foi aumentar o número de lojas. 2005 foi o ano em que Dilma e Zilda conseguiram um espaço em uma área nobre da cidade, contabilizando o segundo espaço da D&Z. Atualmente, as sócias têm 3 lojas localizadas na cidade do Rio de Janeiro, contam com uma média de trezentos modelos de bolsas e cem modelos de carteiras.

O valor das suas bolsas varia de R$100,00 a R$500,00. Sua equipe é formada por 3 gerentes, 6 administrativos e 12 vendedores. Diana e Zilda ainda criam suas bolsas, mas a produção é terceirizada.

Sempre atualizadas com os últimos lançamentos, a dupla busca ideias e novidades do setor em feiras e exposições, além de também buscarem inovações na internet.

A proposta deste trabalho é introduzir a empresa no cenário do E-commerce, ou seja, planejar uma ação para que ela consiga expor seus produtos aumentando as vendas, e ampliando seu mercado para outros estados e quem sabe para o cenário internacional, visando o alcance maior de clientes.

Sabe-se que o comércio virtual vem tomando o cenário das vendas na última década, desde modo é necessário que haja uma maior investigação sobre esse processo.

Antes que se instale uma loja no ambiente virtual é preciso que se levante vários aspectos, como: concorrência, análise interna e externa da empresa, qual sua representatividade perante o cenário do mercado no qual atua, o que fazer para melhorar significativamente o número de vendas e atrair novos clientes para seus produtos.

Deste modo o trabalho retratará todos os aspectos anteriormente citados, bem como uma análise da matriz swot levantando todos os aspectos positivos que a empresa possui para poder ingressar com sucesso no ramo virtual, como também os possíveis problemas e ameaças que encontrará nesse cenário.

Elucidará também quanto a necessidade e estratégias de se manter um relacionamento com o cliente através de suas plataformas virtuais, dado que muito se perde sobre o contato com o cliente através das vendas virtuais.

Por fim apresentará uma proposta de treinamento para a equipe de funcionários da empresa para que a transição para o E-commerce seja efetiva e tenha resultados positivos, assim reforçando os aspectos anteriormente citados e desenvolvidos através desse trabalho.

  1. DESENVOLVIMENTO
  1. MERCADO, CONCORRÊNCIA E ESTRATÉGIAS

Através de uma pesquisa, foi levantado o mercado no qual a empresa atua e deseja continuar atuando, porém no ambiente virtual.

Se tratando do produto oferecido pela empresa, pode-se observar que esses são oferecidos em grandes variedades de marcas e estilos pelas principais lojas que lideram no E-commerce, o que já pode ser tido como um problema para a D&Z se esta pretende somente trabalhar com seus produtos.

Após uma pesquisa, podemos notar que o setor para o qual a empresa pretende empreender é o que mais vende na internet, a alta procura de acessórios de moda dá à empresa D&Z uma vantagem muito grande.

[pic 2]

Assim, investigando mais a fundo foi possível montar uma análise que será representada através da Matriz Swot, com o objetivo de elucidar os pontos mais importantes a serem relevados acerca da empresa.

Matriz Swot (D&Z):

FORÇAS

Segmento com alta procura no mercado

Preços acessíveis em seu portifólio de produtos

FRAQUEZAS

Pouca visibilidade, dado ao tempo no mercado

Necessidade de alto investimento

OPORTUNIDADES

Aumentar as vendas através da plataforma virtual

Expandir o mercado de atuação (internacional etc.).

Oferecer produtos específicos a clientes após sondagem padrão de compra (tendências e moda)

                AMEAÇAS

Concorrência de diversas lojas, fator gerado por ser nova no mercado virtual

Não conseguir atingir os objetivos de vendas para suprir os altos custos de investimento

Deste modo, respondendo às perguntas propostas pelo desafio, podemos considerar que sendo a empresa oferecedora de seus próprios produtos, ela atenderia ao mercado B2C (business to consumer), apesar da fabricação ser terceirizada esta estaria disponibilizando um produto criado e idealizado pela própria empresa que colocaria esses produtos à venda através de sua loja própria.

Assim, se resolver disponibilizar seus produtos na internet irá se deparar com suas principais concorrentes, sendo estas: Carmem Steffens, Luz da Lua, Colcci, Chenson, Anna Vince e Capodarte, todas essas tendo suas vendas terceirizadas, e vendidas por lojas virtuais especificas que não criam e não fabricam os produtos disponibilizados em seu ambiente, o que pode ser uma forma que a D&Z pode encontrar de vender seus produtos sem investimentos maiores na construção e arquitetura de uma loja virtual própria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (201.3 Kb)   docx (111.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com