TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional 2015

Por:   •  13/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.399 Palavras (14 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

Instituição - Polo de Apoio Semipresencial de Hortolândia

Curso - Tecnologia em Logística          

2016 – 2° Semestre

Projeto Interdisciplinar

  • ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
  • OPERAÇÕES DE TERMINAIS E ARMAZÉNS

Nome:- Anderson José Carvalho de Souza _RA.8380872101

Nome:- Cláudio Porfirio Ribeiro _ RA.8745172790

Nome:- Lucas Duarte Miquelino _RA. 8526970990

Nome: Mariane Vicente da Silva _RA.8571961071

Nome:-Sandra ColombiniNascimento_RA.8360792850

Conteúdo

        

Apresentação        

Descrição da Empresa        

Dificuldades e Melhorias        

Marketing        

Custos        

Smart. Logística        

Armazenagem        

Logística        

Transporte        

Conclusão        

Bibliografia        

Apresentação

Este trabalho Desafio Profissional aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia em Logística teve como base a empresa fictícia Fazenda Santa Cecília, situada em Belo Horizonte, utilizando todas as técnicas adquiridas ao decorrer do curso focando nas matérias Gestão de Custos Logísticos, Gestão em Marketing e Intermodais.

Nome da Organização: Fazenda Santa Cecília

Região em que atua: Belo Horizonte - MG

Segmento da empresa: Laticínios

Qual o produto/produtos que fabrica/comercializa: Leite

Público Alvo: Supermercados e Distribuidoras

Principais concorrentes: Italac e Laticínios Porto Alegre

[pic 2]

Descrição da Empresa

A Fazenda Santa Cecília é uma empresa especialista em produção de leite que comercializa seus produtos desde 2004, levando para as famílias Mineiras o que há de melhor em sabor e qualidade do leite. Com uma estrutura simples, porém moderna, bem equipada e com profissionais que cumprem normas de qualidade e higiene, a Fazenda Santa Cecília traz bem-estar para várias famílias através da distribuição comercial dos seus alimentos na região.

Situada na zona rural de Belo Horizonte/MG, devido ao alto custo do terreno industrial na área metropolitana da cidade, a Fazenda Santa Cecília tem uma infraestrutura básica e moderna instalações.

A empresa além da sua criação de gado leiteiro a Fazenda Santa Cecilia, também recebe o leite como matéria-prima leite de pequenos empreendedores da bovinocultura, coletados em latões e transportados em tratores e caminhões com carroçaria de madeira, forma antiga de transporte que gera muita perda de matéria-prima.

O resfriamento do leite é acompanhado de maneira correta e coordenada, sendo primordial para entrega de um produto de qualidade na empresa.

Leite este ordenhados com a tecnologia avançada que tira os leites da vaca com um aparelho especializado para esse tipo de serviço, passando por um processo de separação de gorduras e outras impurezas que podem ser encontradas no leite através de maquinários específicos.

Somos uma empresa muito bem organizada para esse tipo de serviço, pois lhe damos com vidas de todo o Brasil. Então a nossa produção de leite deve ser muito bem limpa e higienizada.

 Todos colaboradores chegam a empresa através de transportes ônibus fretados distribuídos pela região metropolitana.

A renda per capita da população e a existência de rede bancárias variáveis nesta região indica o tamanho do mercado consumidor e a possibilidade de captação de crédito.

O transporte da matéria prima no percurso fazenda-beneficiador é feito de forma a granel por meio de latões transportados em caminhões com carroçaria de madeira. O correto resfriamento do produto bem como o bom treinamento ao ordenhador são primordiais para garantir a entrega de um produto de qualidade à industria. Porém essa forma arcaica de transporte gera muita perda de matéria prima e com isso ela vem sendo substituída na maioria das indústrias, principalmente os grandes produtores como cooperativas e multinacionais, por caminhões-tanque isotérmicos.
A EMBRAPA/CNPGL tem alcançado resultados positivos com o transporte a granel, pois reduziu suas perdas por desclassificação do leite a quantidades insignificantes. Eliminou-se também a dificuldade de verificar a limpeza dos latões antes de colocar o leite, visto que o caminhão-tanque isotérmico é lavado na própria indústria, comágua morna e detergente, por processos mecânicos, na presença de outro responsável pela qualidade do leite, o motorista.

  • Principais Clientes;

Os clientes são na maioria redes de supermercados e varejistas em geral.

  • Locais onde estão situados;

Em toda cidade de Belo Horizonte.

  • Canais de Marketing / Distribuição utilizada (da organização e dos concorrentes);

A fazenda Santa Cecília utiliza seu marketing pelo seu site, páginas em rede social e divulgação por meio de uma rádio local. Seus concorrentes bem mais estruturados e com mais tempo no ramo utilizam, propagandas na TV, rádios e internet e promoções. Com isso acabam se destacando, sendo as maiores de Minas Gerais.

  • Modal (ou modais) de transporte (s) utilizado (s);

Pelo fato de apenas distribuir seu produto na região, num raio de 350 km é utilizado o transporte rodoviário.

  • Rotas e percursos para distribuição/transporte;

Modal rodoviário utiliza ruas, avenidas e estradas até o seu destino.

  • Utilização de Centros de Distribuição (CD);

Sim, Smart Logística.

Situada em Contagem-MG, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a Smart Logística é um operador logístico com larga experiência em armazenagem e distribuição de produtos de consumo, secos e refrigerados, para o varejo e grandes redes.

  • Utiliza transporte próprio ou de terceiros?

Sim, a Smart Logística leva nossos produtos para o centro de distribuição e depois de separados lá, vão para nossos clientes.

  • Informações dos Principais Fornecedores (localidade, matéria prima fornecida, prazo de entrega, tipo de transporte utilizado).

Um ponto positivo na nossa Indústria é exatamente isso, se tratando de ficar em uma zona rural possui criação de animais na fazenda, tornando sua produção mais eficaz e ágil. Com o prazo de 12 horas após a fabricação para o produto ir para a distribuidora e um prazo de 30 horas para estar em seu destino.Com as localidades de destino sendo perto, dificilmente ocorre atrasos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)   pdf (533 Kb)   docx (387.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com