TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Por:   •  23/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.767 Palavras (16 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 16

Sum�rio

Introdu��o.......................................................................................................03

1. Cargo Mestre de Obras.............................................................................04

1.1 Descri��o do Cargo e Sal�rio....................................................................05

1.2 T�cnica de Recrutamento e Sele��o.........................................................06

1.3 Benef�cios em rela��o ao cargo.................................................................07

2. Mapeamento de Cargo e EPI`s utilizados..................................................08

2.1 Cronograma................................................................................................09

3. Qualidade de Vida no Trabalho..................................................................10

3.1 A import�ncia da Sa�de e Seguran�a no Trabalho....................................11

3.2 A import�ncia do uso dos EPI`s e EPC`s...................................................12

3.3 A import�ncia de um local de trabalhoorganizado.....................................13

4. Proposta de melhorias x Acordo................................................................13

5. Refer�ncias................................................................................................14

 

 

 

 

 

 

 

 

 

INTRODU��O

A Lopes & Lopes, organiza��o do segmento de constru��o civil, foi aprovada no processo de licita��o h� um ano, se tornando respons�vel pelo canteiro da obra do viaduto Martelli Videira no interior do Rio Grande do Sul. O viaduto vai melhorar o problema do transito na regi�o e vai beneficiar mais de 50 mil habitantes, inclusive com a gera��o de emprego na cidade. A construtora tem prazo de 18 meses para entrega do projeto junto aos �rg�os competentes. A organiza��o tem um quadro efetivo de 200 profissionais de diversas �reas t�cnicas e operacionais, sem contar os 300 terceirizados sob sua corresponsabilidade. A obra do t�nel Martelli Videira, foi paralisada h� dois dias, depois de um colaborador ter sofrido acidente, ap�s trabalhar 10 h. seguidas, para suprir o hor�rio de alguns colegas de trabalho que pediram demiss�o. O colaborador acidentado recebeu todo o cuidado necess�rio, sempre acompanhado por um profissional da �rea de Recursos Humanos da organiza��o e foi afastado por um per�odo de 30 dias at� sua total recupera��o, quando retornar� as suas atividades. Os colaboradores alegam que o acidente ocorrido com o colega foi o estopim para deflagrarem a greve. A Lopes & Lopes construtora, trabalha de acordo com a lei n�6514, que altera a CLT; portaria n�3.214 que cria as normas regulamentadoras e com as normas que afetam o trabalho na constru��o civil (NR06 � NR07 � NR09e NR18). Os trabalhadores paralisaram a obra reivindicando reajuste salarial imediato de 8%, melhores condi��es de trabalho e dos equipamentos para prote��o e seguran�a no trabalho (40% das luvas e m�scaras respiradoras gastas ou vencidas), al�m da contrata��o de 5% a mais do quadro efetivo de m�o de obra, para suprir constantes pedidos de demiss�o, principalmente no cargo de mestre de obras, que coordena as atividades dos demais profissionais. As equipes de trabalho s�o divididas em turnos no canteiro de obras, e o trabalhador da constru��o civil tem carga hor�ria de trabalho de 44 horas semanais. Um turno inicia-se as 5:00 hs da manh� e encerra-se as 13:00 hs; o outro se inicia as 10:00 hs da manh� e encerra-se as 18:00 hs. A data base do diss�dio da categoria � junho, por�m os trabalhadores exigem reajuste imediato. Diante desta situa��o, voc�, que conhece bem o local de trabalho, pois atua em posto no pr�prio canteiro de obras na �rea de recursos humanos, tem �timo relacionamento com todos os funcion�rios em diversos n�veis, foi nomeado pela organiza��o como porta voz e intermediador das negocia��es entre a organiza��o, minist�rio do trabalho e o sindicato da categoria.

 

1. CARGO: MESTRE DE OBRA

Para iniciar uma obra, h� a contrata��o de um arquiteto, para planejar a constru��o, ap�s concluir a fase da arquitetura. Um engenheiro entra em a��o para tornar o projeto em realidade, a partir do momento em que a constru��o come�a. O mestre de obras e o encarregado s�o contratados, nem o arquiteto e o engenheiro conseguem cuidar de todos os detalhes da obra, se restringindo apenas a quest�es de engenharia e seguran�a.

O Mestre de Obras � o profissional respons�vel pela execu��o de obras de pequeno e grande porte. Trabalham gerenciando toda a m�o de obra sendo portanto um administrador. � necess�rio que o Mestre de Obras saiba ler projetos, orientar a m�o de obra, zelar pela seguran�a de todos e da obra e possuir lideran�a. O Mestre de Obras precisa ter muita experi�ncia no ramo da constru��o civil, � uma profiss�o que exige uma vis�o ampla, e muita experi�ncia adquirida para lidar com os problemas do dia a dia, participa de reuni�es semanais na construtora que geralmente tem a durabilidade de duas horas, estas reuni�es tem o objetivo de discutir o plano semanal de execu��o das obras. Um profissional desta categoria exerce fun��es de extrema import�ncia para a execu��o da constru��o. O maior desafio para um Mestre de Obras � conseguir tocar os servi�os seguindo as metas semanais, precisa ter muito jogo de cintura para lidar com os oper�rios, na maioria das vezes trabalham em mais de um canteiro de obras por dia, s�o respons�veis por saber o que falta de material e fazer os pedidos, sempre com a ajuda dos oficiais, que indicam o que precisa ser comprado, mant�m contato direto com o setor de almoxarifado. De dois em dois meses as obras passam por um processo de auditoria (vistoria) com a presen�a de um auditor-fiscal, o Mestre de Obras � o profissional que tem contato direto com o auditor, que pergunta sobre como est� o andamento das frentes de servi�o, quais est�o atrasadas e por qu�?

Quando ocorrem situa��es diversas, erros e quando o servi�o n�o pode ser reexecutado, � o Mestre de Obras que juntamente com o Engenheiro avaliam a melhor decis�o a ser tomada. O Mestre de Obras tem contato direto com o Engenheiro respons�vel pela obra, sabe de tudo o que deve ser feito e conhece todos os trabalhadores do canteiro. Qualquer oficial e encarregado sabe que em caso de d�vidas devem procurar pelo Mestre de Obras.

1.1 Descri��o do Cargo e Sal�rio.

Nome do Cargo: Mestre de Obras

Descri��o do Cargo: Fiscaliza��o das atividades no canteiro de obras respons�vel por participar de auditorias e reuni�es semanais na construtora, o profissional Desta �rea deve assumir uma postura de lideran�a junto aos oper�rios mantendo um bom relacionamento com os seus subordinados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.9 Kb)   pdf (225.3 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com