TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Por:   •  24/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.369 Palavras (6 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 6


[pic 1]

Faculdade Anhanguera – SBC

Curso : Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

1º Bimestre

Nome: Gisely Xavier de Lima

R.A: 2803852737

DESAFIO PROFISSIONAL: Técnicas de Negociação / Comportamento Organizacional

Tutor: Profª Ivone Lirio Ribas (EAD On Line)

São Bernardo do Campo, 15 abril, 2015

1. Introdução 

Em uma cidade do interior de São Paulo, num bairro recém-formado e de classe média, foi escolhido para a instalação de uma gravadora de música. Pensando no crescimento profissional do local, acreditam ser o local certo para a construção da sede.
Apesar do projeto já ter sido liberado pela secretaria, os moradores, são contra a construção da gravadora. Visto estarem receosos com relação ao barulho, pouca infra-estrutura da cidade para o grande volume de pessoas e veículos que irão vir até a cidade e preocupação com a segurança dos moradores, com o aumento do movimento de carros e pessoas no bairro.
Iremos lidar com um conflito de interesses. De um lado está a Associação de Moradores do bairro, liderada pelo seu representante, o  Sr.Carlos Henrique. Do outro lado está a gravadora #TocaMais através do CEO  Sr.Jorge Andrade, estrategista em negócios e experiente em negociar meio a conflitos.

Alegam que o progresso é inevitável e que esta construção vai trazer muitos benefícios ao bairro.
A prefeitura da cidade já está a par da situação e irá acompanhar a negociação entre as partes, para assim, expedir o parecer sobre a obra numa possível autorização ou não, de acordo com o resultado obtido pelo senhor Jorge, CEO da gravadora..







2. PERFIL DOS OPONENTES


2.1 Associação de Moradores do Bairro


Líder: Carlos Henrique
Formação: Administrador
Objetivo: Impedir a construção da Gravadora
Alegação: Perturbação da ordem Pública
Argumentos: Barulho, Segurança e infraestrutura (trânsito).
Informações relevantes: Público conservador e questionador, que preza tranquilidade, sendo que a maioria são pessoas de 3ª idade.
Estímulos a Negociação: Tem a ideia fixa de que o bairro não necessita dos progressos advindos deste empreendimento.


2.2 A Gravadora #TocaMais


Negociador: Jorge Andrade
Formação: Estrategista de Negócios/Experiência emnegociar em meio a conflitos.
Objetivo: Obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro.
Alegação: O progresso é inevitável.
Estímulos a Negociação: Pode contribuir para melhorias no bairro, desde que, a negociação seja com benefícios para todos. 


3. HABILIDADES ESSENCIAIS DOS NEGOCIADORES

Segundo o modelo de Jung existem características e táticas usadas na negociação que diferem cada um dos negociadores, de acordo com seu estilo. São elas:

ESTILO CARACTERÍSTICAS TÁTICAS USADAS
Restritivo Não cooperativo. Age de acordo com seus interesses Coerção, medo e ameaça.

Ardiloso Cuidadoso. Acredita que o contato entre os negociadores deve ser evitado. Abstenção, adiamento e atraso.
Amigável Simpático. Acredita no relacionamento de confiança. Cordialidade e paciência.

Confrontador Cooperativo e questionador. Busca a equidade e o acordo global de acordo com as circunstâncias dadas. Tática híbrida entre a colaboração e o confronto.

De acordo com estas informações podemos enquadrar os negociadores, de acordo com suas táticas e habilidades usadas, nos seguintes estilos:

- Senhor Carlos Henrique (Associação dos Moradores do Bairro): estilo Confrontador, pois no início queria impor a vontade dos moradores sem antes analisar os fatos apresentados pela gravadora Star. Por falta de conhecimento e comodidade acha que o progresso não é necessário ao bairro.

- Senhor Jorge (CEO da gravadora 3TocaMais): estilo Amigável, onde durante as negociações ele agecom paciência, cordialidade e está disposto a apresentar a proposta com argumentos que realmente serão cumpridos pela gravadora Star.

Apesar das duas weltanschauungen (W) diferentes, baseadas em suas próprias vivências, a reunião visa primar pelo melhor resultado para as duas partes, onde ocorra o ganha-ganha.

Segundo Martinelli (2009), “a arte de negociar ideias, projetos, bens materiais e etc..., tem sido motivo de busca para todos que acreditam que as pessoas tem passagem obrigatória nesse processo. Na maior parte do nosso tempo, estamos envolvidos em negociações no trabalho, nas amizades e nas relações afetivas. Para todas as negociações, a necessidade de se chegar a um entendimento é uma constante”.


4. ANÁLISE DA SITUAÇÃO E PLANEJAMENTO DE ARGUMENTAÇÃO

A gravadora #TocaMais corre o risco de embargo da construção, por conta do abaixo assinado feito pela Associação dos Moradores do Bairro. O representante, Sr.Carlos Henrique alega que a gravadora causará transtornos como barulho, complicação no trânsito e na segurança em geral.

Estudos realizados pela gravadora #TocaMais mostram que o local escolhido é o ideal para o desenvolvimento e crescimento da empresa.
O planejamento para a construção foi baseado em fatos e estudos, e irá comprovar aos moradores os benefícios do projeto, ajudando na evolução do novo bairro.

 

5. SITUAÇÃO EMOCIONAL DOS FUNCIONÁRIOS DA GRAVADORA #TocaMais

Empolgados, com a possibilidade de uma promoção na nova instalação da Gravadora #TocaMais, funcionários já fizeram  projetos para uma possível mudança de cidade.
A empresa dá oportunidade ao crescimento dos seus colaboradores, que se dedicam sem medir esforços ao bom funcionamento a empresa.
E por causa desse possível embargo, devido o abaixo assinado, alguns funcionário ficaram inseguros com relação ao seu emprego.Essa insegurança está afetando o desempenho profissional dos funcionários. 


6. PROPOSTA FINAL DA GRAVADORA DE MÚSICA #TOCAMAIS

De acordo com as reivindicações apresentadas, as seguintes soluções foram apresentadas pelo representante da gravadora, Sr.Jorge Andrade:

6.1 BARULHO
O Sr.Jorge garante que, as paredes internas do estúdio são à prova de som,são revestidas com material que não propaga som para fora do ambiente de gravação. Ele proporcionou na reunião um teste acústico que foi feito da seguinte maneira:ele gravou com uma câmera de filmagem uma pessoa sendo gravada com a porta aberta, onde dava para ouvir o som alto que vinha dos equipamentos. Em seguida, foi se afastando da sala e um funcionário fechou a porta. Imediatamente o som foi interrompido, provando assim que, através do material de revestimento interno, o som não se propagava pelo corredor da empresa, nem teria a possibilidade de afetar os vizinhos.

6.2 TRÂNSITO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (126 Kb)   docx (29.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com