TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.543 Palavras (11 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE SANTA BÁRBARA D'OESTE

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

REGIANE MARCIA DE MELO BARBOSA

RA 7759635393

Projeto Interdisciplinar Aplicado ao

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos

Humanos  (PROINTER_IV)

Disciplina: Educação Corporativa, Gestão do  Conhecimento e Administração de Cargos, Salários e Benefícios.

Relatório Parcial

TUTORA EaD ANTONIO JOÃO FERREIRA JUNIOR

SANTA BÁRBARA D'OESTE/SP

2014

INTRODUÇÃO

As organizações enfrentam dificuldades  na sua adaptação e com velocidade em que as transformações vem de encontro  à sua nova realidade. O desconhecimento do futuro, e  a permanência de traços da cultura anterior, momentos de dificuldades empresariais, a descrença em uma visão compartilhada de futuro, a falta de capacitação para os novos papéis e a falta de tempo são alguns dos fenômenos que fazem parte das dificuldades percebidas.

A necessidade por treinamento nas empresas torna-se cada vez mais crescente. Os colaboradores precisam estar preparados para novas  realidades. Os mesmos precisam reciclar seus conhecimentos com frequência para otimizar o tempo gasto nas tarefas habituais, além de fazer com que eles sempre busque inovações e aplique isso em sua vida profissional e pessoal.

Nos dias de hoje ainda existem Organizações que não valorizam  o que eles tem de  mais  precioso, que são as pessoas, trabalhadores, que entregam sua mão de obra, e em troca recebem salário, com essa desvalorização da mão de obra  trás para a organização pontos negativos, assim ela verá seus trabalhadores saindo pela porta da frente para nunca mais voltarem, os perdendo para as concorrentes, que valorizam e retém seus talentos.

A maior arma para a sobrevivência das organizações na época da competitividade e da inovação é a sua capacidade de aprendizagem e, sobretudo, de criar novos conhecimentos. Para que isto ocorra é necessário que as organizações e seus funcionários aprendam a aprender. As organizações deverão se tornar o lugar onde as pessoas estejam continuamente expandindo suas capacidades de criar aquilo que necessitam e desejam para as suas atividades. (O’Reilly, 1997, p.119).

A Organização devem ter  a preocupação de estudar formas de qualificar, beneficiar e desenvolver  seus colaboradores  de forma simples porém segura, e que seja uma estratégia completa ao desenvolvimento de método para melhorar a capacidade de todos colaboradores. Hoje não é só o salário que motiva muitos trabalhadores e sim a possibilidade de crescer , desenvolver , espírito de equipe, amizade e valorização do mesmo a Organização deve pensar nisso.

TEMA:

Porque as organizações devem implantar um projeto de Educação Corporativa aliada a Gestão do Conhecimento?

Gestão do conhecimento ligada a Educação corporativa faz com que haja transferência de experiência, garantindo assim a absorção das informações  necessárias para todos os envolvidos.

 Pesquisadores  e especialistas em estratégia empresarial, como Peter Senge, Jeanne Meister, Michal Porter, Cesar Souza, Nonaka e Takeuchi,  dentre outros, apontam que a Educação Corporativa como forte e representativo elemento da Gestão do Conhecimento, para criar e manter vantagens competitivas. Deve-se observar, o fato de considerarem como objetivo de qualquer programa de Educação Corporativa o crescimento do capital intelectual.

Desta forma, a Educação Corporativa representa um importante componente da Gestão do Conhecimento, podendo ser considerada como ferramenta de suporte para a  Gestão do Conhecimento no cumprimento de seu propósito de socializar o conhecimento. Com a missão de propiciar o aprendizado contínuo, a Educação Corporativa oferece soluções de aprendizagem e compartilhamento de conhecimentos, atuando no sentido de que todos tenham as qualificações necessárias para sustentar os objetivos empresariais. Assim, nenhuma estratégia empresarial será realizada sem que esteja bem estruturada em um consistente programa de Educação Corporativa continuada, o programa desenvolvido pela Organização  deverá desenvolver os conhecimentos, habilidades e atitudes requeridos para se obter sucesso no mencionado cenário,  onde o pensar  e a construção do futuro são tão relevantes, ou até mais, do que o fazer.

[pic 3]

 Todas as pessoas da Organização devem compor o  processo o cliente, parceiros, fornecedores e, até mesmo, a sociedade, formando assim uma cadeia de valor, focada na estratégia empresarial. Esse composto de valores permitirá a manutenção e o aumento permanente, do valor do Capital Intelectual das Organizações.

Quando a gestão do conhecimento é bem realizada numa Organização, há mais eficiência na tomada de decisões, mais agilidade na resolução de tarefas no dia a dia, além da melhora na comunicação interna, e sendo assim a difere das outras.

O mercado de trabalho hoje necessita de profissionais que aprendam de forma não convencional e que saibam trabalhar cooperativamente para gerar soluções inovadoras. É necessária uma nova abordagem na formação, agora necessariamente continuada, para que as pessoas permaneçam produtivas, em condições de acompanhar as mudanças e otimizando seu tempo. Além disso, a tecnologia vem permitindo desenvolver experiências para treinar mais pessoas com maior economia.

As Organizações  começam a perceber a necessidade de transferir o foco dos esforços de treinamento e educação de eventos em sala de aula, cujo objetivo é desenvolver qualificações isoladas, para a criação de uma cultura de aprendizagem contínua, em que os colaboradores aprendem uns com os outros e compartilham inovações e melhores práticas visando solucionar problemas organizacionais reais.

Os ambientes de aprendizagem passam a ser reestruturados de forma a tornarem-se proativos, centralizados, determinados e estratégicos e o resultado esperado é o “aprender fazendo”, desenvolvendo a capacidade de aprender e dar continuidade a esse processo na volta ao trabalho.

Como a Gestão do Conhecimento pode impactar positivamente os resultados de uma Organização? 

A Gestão do Conhecimento se transforma em um valioso recurso estratégico para a vida das pessoas e das empresas. Não é de hoje que o conhecimento desempenha papel fundamental na história. Sua aquisição e aplicação sempre representaram estímulo para as conquistas de inúmeras civilizações. No entanto, apenas saber mais que os outros sobre alguma coisa não proporciona, por si só, maior poder de competição para uma organização, mas sim, exatamente quando aliado a sua gestão é que ele faz diferença. A criação e a implantação de processos que gerenciem, armazenem e disseminem o conhecimento representam um novo desafio a ser enfrentado pelas empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (255.8 Kb)   docx (145.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com