TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Por:   •  3/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.054 Palavras (9 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ........................................................................................................................ 3

APRESENTAÇÃO ................................................................................................................... 4

CARACTERIZAÇÃO .............................................................................................................. 6

DIAGNÓSTICO ....................................................................................................................... 8

CONSIDERAÇÕES FINAIS .................................................................................................. 11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .................................................................................... 12


INTRODUÇÃO

O relatório a seguir compreende um estudo de viabilidade de implantação de ferramentas de gestão de qualidade nos processos logísticos do Laticínio Bom Leite, indústria do segmento alimentício localizada na cidade de Araguaína região norte do estado do Tocantins. Todo esse empenho tem como objetivo diminuir os custos, aumentar a lucratividade sem perder a qualidade dos nossos produtos e serviços.

A logística é o processo de gerenciar, estrategicamente, a aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados (e os fluxos de informações correlatas) por meio da organização e seus canais de marketing, de modo a poder maximizar as lucratividades, presente e futura através do atendimento dos pedidos a baixo custo. (CHRISTOPHER, 1997, apud FARIA, 2015, p.16)

 

O trabalho foi desenvolvido em três etapas, compreendendo no primeiro passo a apresentação da indústria com a descriminação dos produtos fabricados, mercado consumidores, principais concorrentes, canais de marketing, modal utilizado e principais fornecedores.

No segundo passo foi feito a caracterização da empresa, onde foi analisada a organização, práticas e politicas de produção, as tecnologias adotadas e o marketing utilizado, além das entrevistas da equipe responsável pela logística.

No terceiro passo, subsidiados pelos dados coletados nos processos anteriores, foi possível realizar um diagnóstico do atual contexto, identificando problemas e entraves ao bom desenvolvimento logístico do processo de distribuição da indústria e propondo melhorias viáveis para a superação desses desafios.


APRESENTAÇÃO

O Laticínio Bom Leite é uma organização industrial do segmento alimentício com Razão Social Tocantins Leite e derivados Ltda., com sede na cidade de Araguaína, região norte do Estado do Tocantins. Tem como principais produtos o leite longa vida, leite em pó, bebida láctea, iogurte, requeijão cremoso, queijo tipo mussarela e leite condensado.

O laticínio conta em seu projeto estrutural: plataforma de recepção de leite, laboratório, físico-químico, sala de fabricação, câmara de salga, câmara de maturação, câmara de produtos embalados, embalagem, expedição, depósito de embalagem, depósito de condimento, caldeira, área para produção de frios, escritório, sala inspeção federal, banheiros, vestiários e refeitório. Estrutura que lhe possibilitou a conquista do SIF – Selo de Inspeção Federal e o ISO 22000:2005 que estabelece os requisitos para implementação do sistema de gestão da segurança dos alimentos. Atualmente sua produção corresponde a 80%(oitenta por cento) da sua capacidade.

A área de comercialização do laticínio compreende todo o estado do Tocantins e as regiões sul do Maranhão e Pará e leste de Piauí, tendo como principais clientes os grandes atacadistas, supermercados e hipermercados dessas regiões. Nossos principais concorrentes são os laticínios tocantinenses Biana e Brasleite, e outros da região Centro Oeste como o Triangulo Mineiro e o Piracanjuba.

A logística de transporte do leite compreende basicamente três etapas, no primeiro percurso a matéria prima sai das fazendas até os postos de refrigeração, este percurso é de responsabilidade dos produtores e cooperativas de leite; no segundo percurso o leite já devidamente refrigerado sai dos postos em caminhões isotérmicos de coleta a granel para o laticínio, enfim no terceiro percurso os produtos acabados saem do laticínio para os estabelecimentos comerciais em caminhões câmaras frias adaptados com prateleiras próprias para acondicionamento.

Contamos com cerca de 60% (sessenta por cento) de frota própria e 40% (quarenta por cento) de veículos locados e terceirizados, todos plenamente adaptados ao transporte de produtos lácteos. O modal utilizado atualmente pelo Laticínio é totalmente rodoviário, uma vez que nessa região ainda não dispomos de nenhum outro modal viável a atender às exigências com refrigeração e agilidade que os produtos exigem. Porém, com a conclusão da Ferrovia Norte Sul, pretende-se adotar o modal ferroviário para o transporte de produtos com prazo de validade mais longo como o leite em pó e o leite condensado.

O Laticínio Bom Leite não dispõe de centros de distribuições, porém já conta com um estudo de viabilização das instalações destes centros com levantamento das cidades estratégicas para sua locação.

Nossos principais fornecedores de leite são pecuaristas da região e pequenas cooperativas de leite com coleta diária de segunda à sexta-feira, já os insumos como conservantes, coagulantes, essências, embalagens, aromatizantes e outros têm aquisição quinzenal via modal rodoviário, e são fornecidos pelas empresas Casa Forte de Goiânia – GO, Engesul de Lambari – MG e a Premium Lácteo de São Paulo – SP.


CARACTERIZAÇÃO

Diante do trabalho de coleta de informações através de entrevistas, observação in loco e análise de dados da empresa foi possível à realização do diagnóstico atual do Laticínio Bom Leite, destacando os principais desafios e as melhorias desejadas para o aumento da lucratividade da organização.

Nos estudos realizados foi possível constatar que a localização geográfica do laticínio é estratégica, uma vez que a cidade de Araguaína encontra-se próximo as fronteiras dos estados do Pará, Maranhão e Piauí, além de ser uma região de grandes pecuaristas produtores de leite e possuir poucas indústrias beneficiadoras do produto. A distância média dos nossos clientes está em torno de 350 km, ou seja, a cerca de 4 horas de viagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (265.8 Kb)   docx (304.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com