TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Acadêmica

Por:   •  28/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.801 Palavras (12 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 12

Universidade Anhanguera - Uniderp

Centro de Educação à Distância

Unidade de Ensino: *********

Curso: Administração

Disciplinas Norteadoras: Administração Financeira e Orçamentária; Administração da Produção e Operações; Administração de Recursos Humanos; Sistemas de Informações Gerenciais; Planejamento e Controle da Produção.

Aluna: ***********  RA ******

Tutor: ********

DESAFIO PROFISSIONAL

TERESINA, PIAUÍ – 2016

Sumário

INTRODUÇÃO        3

DESENVOLVIMENTO        4

Fase 1 – Capacidade da Produção.        5

Fase 2 – Programação da Produção Mensal.        6

Fase 3 – Recursos Humanos.        9

Fase 4 – Escolha do Software para Implantação.        15

Fase 5 – Demonstração do Resultado do Exercício.        16

CONSIDERAÇÕES FINAIS        25

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        26

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o intuito de fazer a análise das alternativas de implantação da linha de produção de suco da empresa Acadêmica Agropecuária, além de elaborar o plano de ação para este projeto. O foco é verificar como obter lucro, realizando a atividade de plantio da laranja, extração e comercialização do suco, visto que no momento a empresa não realiza todas as atividades. Assim, os diretores decidiram implantar uma estrutura para a extração do suco. A análise de viabilidade e investimento já foi aprovada; agora veremos qual fornecedor, A ou B, será mais viável para o novo projeto de implantação, fazendo com que a empresa possa obter resultados significativos e esperados. A análise está organizada em cinco fases para melhor compreensão.

Ao término deste, saberemos qual o fornecedor será escolhido pelos diretores para que a linha de produção de suco tenha um retorno financeiro positivo.

DESENVOLVIMENTO

A Acadêmica Agropecuária possui 460 hectares, onde são realizadas diversas atividades. Atualmente, a empresa possui um pomar de laranja-pera com aproximadamente 200 hectares cultivados. Os pés de laranja estão com idade de 7 anos e apresentam produtividade média mensal de 1,2 toneladas por hectare nos meses de janeiro a março; e 2,1 t/ha nos meses de abril a dezembro. A produção é vendida in natura para indústrias de sucos e supermercados. A unidade de medida é a caixa com 40,8 kg e o preço varia em torno de R$ 19,90 por caixa.

Existe na propriedade um barracão que será reformado e adaptado para a nova atividade. Os custos da reforma estão orçados em aproximadamente R$ 300.000,00 e estará disponível para a instalação dos equipamentos até dezembro do corrente ano.

A diretoria da Acadêmica Agropecuária decidiu pela integração vertical por considerar que o valor agregado do suco de laranja é muito maior do que o da a fruta in natura. Assim, com a implantação da estrutura para a extração do suco, a diretoria espera uma considerável elevação nos retornos deste produto, uma vez que o montante de investimento necessário já está devidamente alocado no orçamento anual da empresa.

Com isso será necessário analisar as diversas alternativas de implantação desta linha de produção e elaborar o plano de ação para este projeto. Não será uma analise de investimento, porque a decisão de fazer já está tomada; trata-se de um projeto de implantação, no qual as diversas possibilidades devem ser verificadas e várias decisões devem ser tomadas para que o objetivo final seja atingido, ou seja, obter a maior lucratividade possível com a atividade (plantio da laranja, extração e comercialização do suco).

Já sabemos quais são os equipamentos necessários para a implantação da linha de produção para a extração do suco de laranja. E para isso foram elencados dois fornecedores para os equipamentos.

Fase 1 – Capacidade de Produção.

Fase 2 – Programação da Produção Mensal.

Fase 3 – Recursos Humanos.

Fase 4 – Escolha do Software para Implantação.

Fase 5 – Demonstração do Resultado do Exercício. 

Fase 1 – Capacidade da Produção.

Nessa fase serão comparadas as opções de aquisição das máquinas e equipamentos e verificação da capacidade de produção em cada um dos casos. Está separado por fornecedor e turno, porque serão necessários três turnos tanto para o fornecedor A quanto para o B.

Capacidade de Produção

[pic 1]

Fase 2 – Programação da Produção Mensal.

Na segunda fase da análise vamos montar a programação mensal de produção por fornecedor e turno. A tabela abaixo demonstra o valor da capacidade de produção vista na fase anterior, a aquisição, a produção total, o rendimento por quilos e assim a produção por mês do litro do suco.

Primeiramente vemos o fornecedor A.

[pic 2]

 

Fornecedor B

[pic 3]

Fase 3 – Recursos Humanos

Nessa fase serão estabelecidos os turnos de trabalho, a descrição dos cargos e salários dos colaboradores. Será feita a folha de pagamento e qual será o modo escolhido para o processo de recrutamento, seleção e capacitação dos colaboradores, todos os custos e despesas com os pessoais relacionados.

Recrutamento e Seleção.

O processo de recrutamento será realizado por meio de empresas terceirizadas e especializadas em recrutamento e seleção e também por meio de sites como Vagas.com e Infojobs.  O departamento de recursos humanos já foi informado pelo gestor de cada departamento quais serão os requisitos necessários para cada vaga e assim será informado para as empresas de recrutamento, quais serão os requisitos para que seja feito o anúncio das vagas.

Após a escolha e recrutamento dos candidatos, que será realizada na própria empresa, pelo analista responsável pelas seleções e recrutamentos, os dados dos candidatos serão analisados pelos responsáveis de cada departamento.  Com a escolha dos finalistas vamos para a última etapa, que será uma entrevista com o gestor da área, para um contato direto e uma conversa direta sobre as atividades. Assim que o gestor escolher o candidato, ele será informado sobre a escolha e quais os próximos procedimentos, como entrega de documentos, assinar contratos e início das atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (578.2 Kb)   docx (365.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com