TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional - Administração Bom Gesto Bom Gestor Agropecuária

Por:   •  21/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.076 Palavras (13 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

Curso de  Administração

POLO: FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS – UNIDADE 1

ACADÊMICO: 

TUTOR A DISTÂNCIA: Patrik Kelver Marçal Siqueira

DESAFIO PROFISSIONAL

CAMPINAS/SP

Outubro de 2017


ACADÊMICO: Francisco Santos de Souza – RA: 0192589062

TUTOR A DISTÂNCIA: Patrik Kelver Marçal Siqueira

DESAFIO PROFISSIONAL

Trabalho apresentado ao Curso de Administração do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas de Administração Financeira e Orçamentária*, Administração da Produção e Operações, Administração de Recursos Humanos, Sistemas de Informações Gerenciais, Planejamento e Controle da Produção

*disciplina terá a nota da atividade avaliativa  vinculada ao Desafio Nota Máxima

CAMPINAS/SP

Outubro de 2017


  1. SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        5

1.        Custo de mão de obra        6

2.        Custos de insumos        8

3.    Funções dos trabalhadores rurais        14

4.        Sistema tecnológico no agronegócio        15

5.        DRE – Demonstrativo de resultado        16

6.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        19

REFERÊNCIAS        20


  1. TABELAS

Tabela 1. Produção da Soja        7

Tabela 2. Produção do Milho        7

Tabela 3. Projeção Sobre o Impacto de Custos por Saca Colhida        8

Tabela 3. Projeção Sobre o Impacto de Custos por Milho Colhido        11

Tabela 4. Demonstração de Resultado por Saca – Soja e do Milho        17

Tabela 5. Demonstração de Resultado  da Soja e do Milho        18


INTRODUÇÃO

O presente trabalho analisa a importância da administração de propriedades rurais, pois existem situações como a ocorrência de pragas ou doenças, equipamentos defeituosos que prejudicam as operações e a falta de chuva ou excesso o que torna o planejamento importante para se toma decisões sobre cada etapa em relação ao processo produtivo.

E para que o plantio e a colheita sejam feitas dentro do período estabelecido deverá ser verificado o custo dos insumos, da mão de obra e o custo de mecanização para se apura o custo da saca de soja precoce, e do milho safrinha. Sendo que o custo de mão de obra inclui a mão de obra temporária e permanente, já o custo de mecanização verifica a capacidade das máquinas, implementos e equipamentos da empresa, e também o custo com terceirizados (aluguel de equipamentos e pessoal).

O administrador rural que atenta as mudanças tecnológicas no agronegócio que a cada dia afeta a maneira de como são realizadas as tarefas sabe procura que funções e habilidades novas seus trabalhadores devem ter o que acaba levando os mesmos a se qualificarem para o mercado de trabalho, tornando cada vez mais importante a Gestão de Recursos Humanos neste setor.

A implantação do sistema de informação enterprise resource planning – ERP para o planejamento e controle da produção tem o objetivo de analisar e entender as vantagens e desvantagens de sua introdução ao sistema de produção abordando temas ligados à melhora do desempenho das empresas; como adequá-lo ao sistema e as pessoas melhorando e aperfeiçoando o funcionamento do PCP; adequando a os custos escondidos no sistema. O trabalho conclui auxiliando como deve ser as tomadas de decisões em relação aos problemas internos mostrando as principais causas do fracasso e sucesso de sua utilização, e visualizando que todos devem se ajustar a ele para obter um rápido retorno.

  1. Custo de mão de obra

PASSO 1

O plantio na entressafra, conhecido como plantio de safrinha, vem crescendo nos últimos anos, principalmente por causa do desenvolvimento do plantio direto.

Este ciclo constitui-se no plantio de uma cultura precoce (normalmente soja) no primeiro plantio e posterior plantio de milho na safrinha.

Neste processo, a época de plantio é de grande importância, devendo estar dentro do intervalo recomendado para cada região, de acordo com a espécie plantada, pois condições climáticas desfavoráveis estão associadas à safrinha, oferecendo risco às culturas.

O plantio da soja na região sul é realizado no período de verão, iniciando em 15 de outubro a 15 de setembro. A temperatura da plantação da soja é entre 20° e 30°C, sendo o ideal para seu crescimento e desenvolvimento em torno dos 30°C.

A semente de soja para assegurar uma boa germinação terá de absorver de água, no mínimo, 50% de seu peso. Consegue se semear com a tecnologia atual tanto em solo preparado (gradeado e arado) como em solo sem preparo prévio, como no caso do Sistema de Plantio Direto, onde antes do plantio não há o revolvimento do solo. O plantio direto facilita muito o trabalho do proprietário, aumentando o teor de matéria orgânica do solo, diminuindo as perdas de solo por erosão, diminuindo o número de operações com o trator, entre outros benefícios diminuindo também os riscos de erosões e já é empregado em mais da metade do país nos plantios de soja.

Finalizado o desenvolvimento da soja, com os grãos prontos a serem colhidos, eles serão retirados do campo, através de máquinas. O momento certo para a colheita da soja é principalmente determinado através da umidade dos grãos, que deve estar entre 13% e 15% para se obter o mínimo de perdas. A colheita da soja deve ocorrer em aproximadamente 120 dias após o plantio, ou seja, de 15 de março à 15 de abril. 

A segunda safra, ou safrinha, refere-se ao milho de sequeiro (não irrigado), plantado extemporaneamente, de janeiro a abril, normalmente após a soja precoce. O milho de 2ª safra não tem um período pré-fixado para seu plantio, como o milho de safra normal, que é plantado no início das chuvas. Verifica se, observando séries históricas, um decréscimo na área plantada no período da primeira safra, em decorrência da concorrência com a soja, o que tem sido parcialmente compensado pelo aumento dos plantios de milho na 2ª safra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)   pdf (199.5 Kb)   docx (59 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com