TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional - Administração e Contábeis 4ª Validado_2_versao

Por:   •  11/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.287 Palavras (10 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO: Administração

NOME

Francisco Santos de Souza

RA

0192589062

Desafio Profissional

Disciplinas Norteadoras:

Contabilidade Intermediária, Estatística, Direitos Humanos, Matemática Financeira, Direito Empresarial e Tributário.

Tutora EAD: Francisca Silva

CAMPINAS/SP

Outubro de 2016

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO: Administração

Desafio Profissional

Disciplinas Norteadoras:

Contabilidade Intermediária, Estatística, Direitos Humanos, Matemática Financeira, Direito Empresarial e Tributário.

Tutora EAD: Francisca Silva

Trabalho desenvolvido para o curso de Administração,disciplinas norteadores Contabilidade Intermediária, Estatística, Direitos Humanos, Matemática Financeira, Direito Empresarial e Tributário,apresentado à Anhanguera Educacional como requisito para a avaliação na Atividade Desafio Profissional do 2º semestre 2016, sob orientação da tutoraEAD Francisca Silva.

CAMPINAS/SP

Outubro de 2016

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO3

Desenvolvimento4

   Passo 1: Como se torna um microempreendedor5

Passo 2: O controle financeiro através do livro caixa 7

Passo 3: Simulação de empréstimo10

Passo 4: Direitos de segunda geração é um direito do trabalhador11

Passo 5: Estatística das vendas de salgados12

CONSIDERAÇÕES FINAIS13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS14


INTRODUÇÃO

O brasileiro é considerado um povo criativo, que sempre encontra soluções inovadoras para os desafios do dia a dia. Isso também se reflete quanto o assunto é empreendedorismo.

A atual situação econômica do país, uma crise que tem afetado drasticamente o mercado, causando falência de empresas, aumentando a taxa de desemprego, impostos, inflacionando o preço de produtos, etc. Apesar todos os problemas causados pela crise financeira, ela tem contribuído para o surgimento de novos empreendedores, os quais vêem na inovação uma oportunidade para tentar driblar essa crise.

O presente trabalho destina-se a elaboração de um estudo de um caso referente a crise financeira e quais os métodos possíveis para driblar esta fase.

O caso que será abordado será o de André que após deixa o emprego iniciou há um ano uma atividade informal de venda de salgados por encomenda que hoje é um sucesso com o auxílio de sua filha, Carla que não recebe nenhum salario.

André vendo o aumento das encomendas e conseqüentemente, da movimentação de valores, procura se informar de como formalizar a sua atividade e organizá-la, pois, ele sabe que não tem controle nenhum de seu negócio, inclusive da saúde financeira de sua empresa, tudo ainda é gerido de forma amadora e sem cuidado algum inclusive o controle de caixa.

Mediate as informações contábeis e da atuação de André e Carla sera explicado aqui, em cinco passos, um plano de negócio e atuação onde será possível ver os problemas e solucioná-los de forma interdisciplinar e coerente, explicando quais os problemas da informalidade e encaminhar quais são os fatores e indicadores dos métodos, referente aos microempreendedores orientando André a gerência seu negócio.

.

        

Desenvolvimento

Através do desenvolvimento interdisciplinar será desenvolvida a experimentação da solução para os problemas para se ter um negócio de sucesso.

Sendo desenvolvidos através das disciplinas de estatística, matemática financeira, diretos humanos, contabilidade intermediária e direito empresarial e tributário.

A estatística se tornara necessária para analisarmos os dados.

Tendo o conhecimento em juros compostos e prestações, usaremos a matemática financeira para tomada de decisões.

A partir da contabilidade intermediária será feito o controle de caixa que é elemento necessário para a organização do empreendimento.

Conheceremos também as regras destinadas a amparar juridicamente a atividade do caso proposto através das normas do direito empresarial e tributário.

A disciplina de direitos humanos abordara a aplicabilidade do princípio da dignidade da pessoa humana que no âmbito empresarial ultrapassa as relações interpessoais.

Acreditando-se que o alicerce necessário para o desenvolvimento da atividade empresarial de maneira eficaz e ética seja possível através da combinação destas disciplinas.

Que acontecerá através dos dados de um caso empresarial que será interpretado e analisado, por meio de Leitura de textos; elaboração de respostas; elaboração de texto e pesquisa bibliográfica.

Passo 1: Como se torna um microempreendedor

André pode se tornar um microempreendedor individual, pois se considera MEI o empresário individual a que se refere o art. 966 da Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002 (adiante reproduzido) - Código Civil, que tenha auferido receita bruta, no ano-calendário anterior, de até R$ 60.000,00* (sessenta mil reais), optante pelo Simples Nacional:

Segundo o Art. 966. Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.

Após se formaliza como microempreendedor André poderá contrata sua filha como empregada, pois a MEI permiti contratar um único empregado (a). O valor referente ao custo de contratação de um empregado pelo microempreendedor individual é de 11% sobre o salário mínimo ou piso da categoria.

Com relação à residência de André ao realizar a sua inscrição no Portal do Empreendedor serão gerados imediatamente o CNPJ, a inscrição na Junta Comercial, no INSS e o Alvará de Funcionamento Provisório num documento único, que é o Certificado da Condição de Microempreendedor Individual - CCMEI, exibido no Portal e que deverá ser impresso pelo MEI.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (172.8 Kb)   docx (30.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com