TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Admntração

Por:   •  9/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.777 Palavras (8 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 8

+[pic 1]

Curso Semipresencial Administração

Fabíola Dailan Meira de Oliveira RA8980233300

Gustavo Nicolas Souza Anamiode RA9133259257

Ian Mendes dos Santos RA8744985773

João Gabriel Rodrigues dos Santos RA 8742154822

DESAFIO PROFISSIONAL

         

Porto Seguro, 10 de Setembro de 2014

[pic 2]

Fabíola Dailan Meira de Oliveira RA8980233300

Gustavo Nicolas Souza Anamiode RA9133259257

Ian Mendes dos Santos RA8744985773

João Gabriel Rodrigues dos Santos RA 8742154822

DESAFIO PROFISSIONAL

[pic 3]

Porto Seguro, 10 de Setembro de 2014

SUMÁRIO

  1. Introdução.................................................................................. 04
  2. Consultoria de Sucessão Indústria de Bebidas Pira....................06
  3. Competências e Habilidades para um Gestor Eficiente e Eficaz.07
  4. Competências e Habilidades Deficitárias.....................................10
  5. Um Novo Gestor para a Indústria de Bebidas Pira......................13
  6. Novo Modelo operacional Indústria de Bebidas Pira...................15
  7. Organograma Horizontalizada da Indústria de Bebidas Pira.......17
  8. Conclusão....................................................................................18
  9. Bibliografia....................................................................................19

1. INTRODUÇÃO

Diante dos grandes desafios que encontramos para uma sucessão familiar, nós deparamos com conflitos pessoais e administrativos para que essa transição seja feita sem romper laços que possam ser abalados e que desconstruiriam bases formadas ainda no leito familiar.

Muito tem se falado sobre essa transferência de poder e patrimônio de uma geração para outras e muitas empresas de consultoria tem se aproveitado do termo para definir a sucessão familiar como foco principal para sua sobrevivência. Algumas dessas empresas têm observado que antes era disseminado que se a empresa sobrevivesse a sua primeira sucessão obteria êxito nas demais, não existe, pois este pensamento está totalmente equivocado tendo visto que os aspectos para longevidade é um processo que deverá ser exercitado de geração em geração, pois as mudanças na economia e nas bases administrativas são atualizadas a cada dia.

Suceder uma geração implica que a anterior já não existe mais. Por outro lado, criar o processo de transição é a afirmação positiva de que gerações não somente podem conviver lado a lado de forma a construir o futuro, mas ainda há a demonstração de que é essencial haver uma passagem natural, em que o presente, passado e futuro se fundem em uma única realidade. Uma realidade de convivência harmônica e saudável, aonde as experiências são compartilhadas e o aprendizado conjunto fortalece as relações familiares e societárias.

As Indústrias de Bebidas Pira é uma empresa familiar que após anos ser administrada pelo seu Gestor o Sr. João Barroso, está enfrentando uma crise após anunciado pelo mesmo que este irá se afastar das atividades funcionais da empresa e que fará a transição da gerência e administração que ele exerce dentro da empresa aos seus filhos Paulo e Iran, observando as características individuais de cada um.

Como o Sr. João Barroso não estipulou prazo ou data de seu afastamento, após estudo e análise será definido de que melhor maneira a sucessão deverá ser realizada, se de maneira proativa ou reativa e quem deverá assumir o tão importante cargo de diretor na Indústria de Bebidas Pira.

Este Desafio Profissional tem como objetivo analisar e mapear o perfil de cada um, fazendo desta transição uma experiência que transcende códigos e regras, pois obriga os indivíduos envolvidos a visualizarem seus papéis no todo, ou seja, assumirem o seu ser individual no grande projeto empreendedor da família.

2. Constituição da Empresa Glamour

Toda empresa é constituída através de um investimento chamado Capital Social que é determinado a partir de uma quantia em dinheiro que é aplicado pelos sócios, para que seja financiado os custos para implantação da empresa. Todos estes valores, juntamente com tudo que for adiquirido durante a constituição da empresa será denominado Patrimônio, que é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma éssoas, avaliado em moeda.

Os Bens sao objetos capazes de satisfazer as necessidades humanas e suscetíveis a avaliação econômica. Do ponto de vista contábil, bens são todos os objetos que uma empresa possui, seja para troca, uso ou consumo. Direitos são os valores que a pempresa tem para terceiros. Os direitros originan-se nãosó da venda das mercadorias a prazo, como também das vendas a prazo de outros bens ou serviços, ou ainda em decorrência de outras transações, como podemos citar os casos de aluguéis de imóveis, empréstimos de dinheiro efetuados a terceiros, etc. Obrigações representam valores que a empresa tem a pagar a terceiros, nesse caso bancos , empregados e governo etc.

A empresa Glamour teve sua constituição através de sociedade empresarial, onde Adriana e Marcelo sócios constituintes da empresa mpregaram um capital Social de R$ 100.000,00 (cem mil reais). Deste valor Adriana entrou com todo capital em dinheiro valor este aplicado ao caixa e Marcelo entrou com parte desse valor em dinheiro aplicado ao caixa e outra parte na compra de máquinas e equipamentos e móveis e utensílios.

Nos próximos itens iremos abordar os lançamentos contábeis e odesenvolvimento de informações contábeis e financeiras que irão auxiliar os Sócios nas futuras ações a serem implantadas.

2.1 Representação Gráfica do Patrimônio

Para se tornar mais fácil a compreensão do Patrimônio vamos apresentá-los por meio de Razontes, que é um gráfico em forma  de T. Como podemos ver o “T” tem dois lados: no esquerdo colocamos os bens e direitos e no esquerdo colocamos as obrigações. Ficando conforme abaixo a representação gráfica do patrimônio:

[pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8]

        

O Livro Razão  é o mais importante dos livros utilizados pela contabilidade, por meio dele é possível comtrolar separadamente o movimento de todas as contas. O controle individualizado das contas é importante para se conhecer seus saldos possibilitando a apuração de resultados e a elaboração de demosntraçõs contábeis como o Balancete de verificação do razã, o Balanço Patrimonial entre outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (216.8 Kb)   docx (90.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com