TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional L & Construções

Por:   •  10/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.117 Palavras (9 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO GUARULHOS - SP

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

MARCELO YOSHIFUMI SUZUKI – RA 0173571856

Desafio Profissional

Disciplinas Norteadoras:

CIÊNCIAS SOCIAIS, TEORIA DA CONTABILIDADE E

RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

Profª Tutora EAD: Wilsiene Costa

GUARULHOS/SP

2015


[pic 4][pic 5][pic 6]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO GUARULHOS - SP

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

MARCELO YOSHIFUMI SUZUKI – RA 0173571856

Desafio Profissional

Disciplinas Norteadoras:

CIÊNCIAS SOCIAIS, TEORIA DA CONTABILIDADE E

RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

Profª Tutora EAD: Wilsiene Costa

Trabalho apresentado ao Curso de Administração do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas de Ciências Sociais, Teoria da Contabilidade e Responsabilidade Social e Meio Ambiente. Orientador (a): Wilsiene Costa

GUARULHOS/SP

2015

SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO        

2-IMPACTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL PARA O MEIO AMBIENTE        

3-SUSTENTABILIDADE        

3.1-SUSTENTABILIDADE ECONOMICA        

3.2-SUSTENTABILIDADE SOCIAL        

3.3-SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL        

4-        

5-CONCLUSÃO        

6-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        



             1-INTRODUÇÃO

A cada época, alguns temas ou palavras são galgadas ao posto de “tema ou palavra da moda”, ou seja representa o momento e consciência daquelas pessoas naquele período, daquela geração, atualmente uma destas palavras é - Sustentabilidade. Muitas pessoas ainda não sabem o seu real significado ou função, outras, dizem que até já ouviram, mas não se aprofundaram no assunto. Porém todos entendem se tratar de algo de muita importância, pois quase que diariamente são “bombardeados” com o tema, seja no serviço, na rua, televisão, internet, rádio, revistas, ou em jornais.

Pessoas de influência e visão e empresas atentas ao mercado e suas nuances, já entenderam qual direção seguir nos próximos anos e estão se preparando para os novos tempos, onde a produção estará voltada mais do que nunca para questões ambientais, preservação, sustentabilidade.

Sr Manoel, gerente de negócios da empresa de construção civil L&Construções, atento a toda esta movimentação, solicitou junto aos seus colaboradores um detalhado e consistente programa  de sustentabilidade para melhorar ainda mais o desempenho econômico, social e ambiental da L&Construções para ser apresentado e aprovado aos seus proprietários e diretores e com isso entrar de vez na nova era. Na era da visão sistêmica, onde a L&Construções terá foco nas conquistas econômicas, na consolidação de sua posição de destaque em seu setor, mas sem desviar a atenção das questões ambientais e sociais.

2-IMPACTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL PARA O MEIO AMBIENTE

A indústria da construção civil é o setor que causa mais impacto no planeta, seja de forma positiva, crescimento e desenvolvimento, ou de forma negativa, consumo de reserva natural do planeta, muito destes, não renováveis, ou seja, com perda definitiva.

É sabido também que atualmente, não se vive mais sem este setor, a globalização é um exemplo claro do que a indústria da construção civil, junto com a indústria da tecnologia proporcionou. O estreitamento e aproximação das culturas trazendo junto o desenvolvimento estrutural, comercial e cultural.

Em levantamento sobre o impacto da construção civil no meio ambiente, constatou-se que 2/3 da madeira natural são consumidas unicamente por este setor, além de metade dos recursos naturais do planeta, grande parte não renováveis, como citado anteriormente.

Devemos considerar também, a emissão de gás poluente na atmosfera na fabricação de matéria prima para abastecer esta indústria, a quantidade de material desperdiçado e os resíduos gerados ao final de uma obra e também o descarte de seus resíduos, muitas vezes de forma incorreta e em grande quantidade.

Mesmo assim, podemos considerar a indústria da construção civil como “um mal que veio para o bem”, pois assim como não exista outro setor que consuma mais recursos naturais do que a construção civil, também não há outra área que influencie, que movimente milhões de dólares e faz girar a economia no mundo todo de forma tão intensa.

Segundo John (2000), o consumo de recursos naturais na construção civil é variável de acordo com cada região, isso dependendo de fatores como:

• taxa de resíduos gerados;

• vida útil ou taxa de reposição das estruturas construídas;

• necessidades de manutenção, inclusive as que visam corrigir falhas construtivas;

• perdas incorporadas nos edifícios; e

• tecnologia empregada.

              Para John (2000) a estimativa é um consumo de 9,4 ton/hab.ano de materiais de construção.

3-SUSTENTABILIDADE

Segundo o site Wikipédia, “Sustentabilidade é uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo Ultimamente, este conceito tornou-se um princípio segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (172.8 Kb)   docx (31.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com