TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional L&Construção

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.040 Palavras (5 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 5

DESAFIO PROFISSIONAL

“A empresa L&Construção deseja adotar práticas sustentáveis para valorizar sua marca, aumentar os lucros e manter sua competitividade no mercado”

CAMPINAS/SP

Outubro de 2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 1

1. DESENVOLVIMENTO

1.1. Impactos Ambientais

1.2. Sustentabilidade Econômica

1.3. Sustentabilidade Ambiental

1.4. Sustentabilidade Social

2

3

4

5

2. CONSIDERAÇÕES FINAIS 6

3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8

INTRODUÇÃO

O tema Desenvolvimento Sustentável assumiu há alguns anos um papel de grande importância no mercado brasileiro. O setor de construção civil está cada vez mais consciente sobre a relevância do seu papel no contexto da adaptação dos efeitos das mudanças climáticas e da necessidade de melhoria das condições de vida no planeta.

Neste sentido, apresentamos a diante o Programa de Sustentabilidade da empresa L&Construção, para uma verdadeira mudança de paradigma na atividade em toda a cadeia produtiva, pois as idéias e propostas aqui reunidas estão fundamentadas em experiências concretas que mostram que é possível viabilizar na L&Construção conceitos mais avançados já em práticas em todo o mundo.

Acreditamos que a L&Construção poderá contribuir decisivamente para o crescimento sustentável, aliando desenvolvimento econômico, inclusão social, preservação dos recursos naturais, valorização da marca da empresa além do aumento de lucros e maior competitividade no mercado nacional.

1

1. DESENVOLVIMENTO

1.1. Impactos Ambientais

Toda intervenção feita pelo homem pode causar impactos ao meio ambiente, ao meio social e econômico, podendo variar de uma pequena a grande importância de impacto, como aterros, terraplenagens, barragens, causando impactos que influenciam o ecossistema, impermeabilização do solo, além durante sua fase de construção acaba gerando ruídos, resíduos, entre outros.

Segundo Cardoso (2006) os impactos ambientais mais encontrados devido aos canteiros de obras são:

2

1.2. Sustentabilidade Econômica

Com o objetivo de diminuir custos, a L&Construção busca atingir vantagens da sustentabilidade econômica pensando sempre no futuro, começando a agir no presente, seguindo as práticas administrativas, financeiras e econômicas, fazendo com que haja um importante desenvolvimento.

Adotando a ação da sustentabilidade na construção civil, sendo uma boa forma de garantir um planeta com boas condições, tanto nos recursos naturais como na reciclagem de materiais, planejando e pesquisando as possibilidades, assimilando novas tecnologias, fazendo o possível para o reaproveitamento e manuseio consciente dos materiais usados, buscando assim, uma melhor proposta econômica, gerando ainda, como conseqüência, por exemplo, aumento de renda e diminuição da quantidade de lixo existente em uma construção a partir do melhor aproveitamento das matérias-primas e eliminando as perdas

Fazer com que o aproveitamento de todos os recursos seja planejado para que não haja desperdício de capital, seguem abaixo possibilidades:

3

1.3. Sustentabilidade Ambiental

Promover uma eficiente gestão ambiental na administração dos recursos materiais, a fim de, evitar desperdícios e o controle dos resíduos sólidos será o objeto de trabalho da L&Construção.

Com o gerenciamento adequado dos matériais terá como propósito evitar desperdícios, e reduzir o volume de resíduos sólidos e consequentemente resultando na diminuição dos impactos ao meio ambiente, proporcionará a empresa a conciliação da eficiência na produção e uma visão de responsabilidade ambiental, tornando-se mais competitiva aumentando sua capacidade financeira, por não se preocupar com medidas corretivas e sim com medidas preventivas que proporcionará um custo menor.

4

1.4. Sustentabilidade Social

Responsabilidade Social é a interação das empresas junto à população, suas preocupações com o meio ambiente se tornam ainda mais relevante quando se trata sustentabilidade.

A empresa L&Construção, deverá se voltar a projetos sociais para uma população mais consciente, se preocupando com seus impactos se houver descuido de sua parte para com o meio ambiente, procurando sempre minimizar a desigualdade social e a melhora na qualidade de vida.

5

2. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Quando assumimos um conceito sustentável não significa ignorar o crescimento econômico, basta ajustá-lo aos seus conceitos para que não venha ter uma perda no seu capital. No que adianta uma empresa mudar seus recursos naturais se seu gerenciamento não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (133 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com