TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Logística

Por:   •  10/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.554 Palavras (11 Páginas)  •  555 Visualizações

Página 1 de 11

 [pic 1]

           

ANHANGUERA EDUCACIONAL

Campinas (SP) - Unidade 3

3° Serie

                     CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

Darcio Augusto Silva Sauchen - RA 2873883079

Mario Cesar Grandese              - RA 2807871549

Leonardo Teodoro                     - RA 2803861084

                               Luana de Moraes Marchini        - RA 3056129039

William Gustavo Ferreira         - RA 2861115797

Desafio Profissional de logística empresarial, intermodais, gestão de custos logísticos, gestão em marketing e planejamento, programação e controle da produção.

Tutor EAD: Gildo Costa Rezende Júnior

Tutora Presencial: Alan

Coordenadora: Sonia Regina de T. Cazela

Campinas - SP

2016


Sumario

1

Introdução

Página

2

Página

3

 

Página

4

Página

5

Página

6

Página

7

 

Página

8

Página

9

Página

10

Página

11

Página

12

Considerações finais

Página

13

Referências

Página


Nome da empresa: Empreendimento Pague Menos

Ramo de atividade: Varejo Farmacêutico

Localização: Avenida Lins de Vasconcelos, 1407, São Paulo , SP

Modais de transportes que utiliza: Motocicletas

Faturamento mensal médio da loja: R$ 1.000.000,00

Tempo de existência no mercado: 34 anos

Introdução

A rede de farmácias Pague menos atua no setor varejista de medicamentos desde 1981, quando foi aberta a primeira Farmácia Pague Menos em Fortaleza,  capital do Ceará. Com muito trabalho, profissionalismo e baseada nas palavras "Inovação", "Conveniência" e "Cidadania", em pouco tempo, a  Pague Menos conquistou o mercado cearense. Não demorou muito também para atrair a atenção do país com ações ousadas para o setor até então único e exclusivamente voltado para vender remédios.

Hoje a Pague Menos figura entre as 250 Maiores e Melhores Empresas do país, segundo a Revista Exame; e está  entre os maiores crescimentos contínuos do Brasil, em torno de 18% ao ano, gerando mais de 19 mil empregos diretos, contando com um faturamento anual de R$ 4,978 bilhões (2015) e uma ampliação de atendimentos por mês para mais de 8,16 milhões, nas mais de 800 lojas, instaladas estrategicamente em todos os estados e no Distrito Federal  

MISSÃO

Encantar pessoas, promovendo saudabilidade, através de atitudes inovadoras e cidadãs.

VISÃO

Ser a maior e melhor empresa do varejo farmacêutico do Brasil até 2017, com ações listadas em Bolsa e com atuação em mercados internacionais, comprometida com a eficiência, inovação, conveniência e cidadania.

VALORES

Atuamos em nossas operações baseados no tripé da "Conveniência", "Inovação" e "Cidadania".

Relatório parcial

Por a empresa atuar no varejo farmacêutico, além dos medicamentos também são colocados em disposição dos clientes todo mix de perfumaria, e extensa linha de produtos de suplementação voltada a linha fitness  . Visa  abranger diversos tipos de público, tendo como principal alvo a terceira idade. Para facilitar a responsividade, visando ser líder no segmento a Pague Menos contratou uma empresa terceirizada para fazer o sistema delivery, minimizando assim os custos operacionais com o uso de motocicletas de baixa cilindrada, atendendo assim com agilidade e baixo custo ao consumidor final, gerando valor agregado mediante a concorrência.

Para instalação das lojas, é  realizada  uma pesquisa de campo e público, onde a viabilidade do ponto comercial é analisada e definida.

Periodicamente também são realizadas pesquisas de mercado, analisando a lista dos principais produtos  utilizados pelo consumidor atual, e a concorrência para o estudo de fatores que impactuem em uma vantagem competitiva.

A empresa disponibiliza um site direcionado exclusivamente ao e-comerce,(marketing) além de enviar malas diretas para os clientes cadastrados em seu banco de dados com as ofertas, e panfletagem em nível nacional. É contratada uma empresa para a distribuição de encartes, que faz uma logística de mapeamento em todo território nacional.

[pic 2]

Todo estoque da loja está presente na loja física, onde é atendida a demanda dos clientes na própria loja e entrega. A organização conta com um sistema regulador de estoque para atender o suprimento. O  (CD), centro de distribuição é comunicado automaticamente via sistema da demanda de venda, em seguida é feita a separação e redistribuído em todas as lojas diariamente.

O sistema de delivery atende uma média de 150 a 200 pedidos por loja diariamente em dias úteis,e  aos finais de semana e feriados a demanda aumenta 30%.

Os pedidos dos clientes são recebidos via telefone (Televendas: (11) 5084-1521), internet (http://loja.paguemenos.com.br/) ou via aplicativo (pode ser feito o download por qualquer smartphone pela Google playstore), onde o call Center  recebe todas as solicitações e processa os pedidos, forma de pagamento, análise de localização para que a loja mais próxima do cliente realize a entrega  para  um melhor deslocamento logístico. As entregas são feitas em todo o território nacional, todos os produtos disponíveis à venda no site.  A loja que recebe o pedido, separa a mercadoria e despacha para o setor de entrega . O lead time, desde o recebimento do pedido até a entrega é de em média 30 minutos, o que proporciona uma vantagem competitiva sobre a concorrência que demora mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (495 Kb)   docx (527.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com