TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Proposta de Negociação

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.643 Palavras (23 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE APOIO PRESENCIAL CERES/GO

CURSO: TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

PRISCILA DOS SANTOS SILVA                                   RA: 2845239973

DESAFIO PROFISSIONAL

TECNICAS DE NEGOCIAÇÃO GESTAO DO CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL.

TUTOR À DISTANCIA (EAD): DEISY FRANCIELLEN MARTINS DA SILVA

VALPARAISO/GO

15/04/2015


  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho apresenta uma “Proposta de Negociação”, realizada através dos estudos ao longo do bimestre nas disciplinas de Comportamento Organizacional e Técnicas de Negociação, e tem como objetivo apresentar alguns aspectos fundamentais para a compreensão do processo de uma negociação, de forma sistêmica, entre uma Gravadora de Música X Associação de Moradores.

É fato que a negociação está presente no cotidiano das pessoas. Todos nós negociamos todos os dias. No trabalho, trânsito, na escola, na família. Entretanto a principal negociação acontece entre clientes e fornecedores, sempre utilizando-se de prazos, comissões, descontos, etc.

Segundo Berley (1984) negociação é um processo em que duas ou mais partes, com interesses comuns e anatômicos se reúnem para confrontar e discutir propostas explícitas com o objetivo de alcançarem um acordo.

Tendo em vista uma solução satisfatória para ambas as partes, será apresentado o instrumento documental visando complementar a atuação de seus representantes das partes, contribuindo para o aperfeiçoamento do direito humano junto com o conjunto da sociedade na negociação.

 




  1. conflitos da negociação

É importante compreender os conflitos entre a Gravadora de Música e a Associação de Moradores de um bairro.

Uma conceituada gravadora de música quer se instalar na cidade e investir em melhorias na região circunvizinha de um bairro de classe média, trazendo um progresso ao local escolhido e ampliação de seus negócios.

A Associação de Moradores, porém, se manifesta junto a Prefeitura da cidade para impedir as novas instalações da gravadora e alegando a perturbação, caos no trânsito e a segurança dos mesmos.

A prefeitura por sua vez, após analisar ambos lados, solicitou à empresa um porta voz para negociar com os moradores e apresentar uma proposta de negociação para chegar a um acordo.


  1. MAPEAMENTO DO PERFIL

  1. Perfil do Oponente - Associação de Moradores do Bairro.

O líder da Associação de Moradores do Bairro é o senhor Carlos Henrique, um administrador aposentado, que busca junto à comunidade a preservação da tranquilidade no bairro. Se opôs à construção da gravadora nas imediações, alegando perturbação de ordem pública através de aumento de barulho e ruídos, diminuição na segurança e falta de infraestrutura no trânsito do bairro. Acredita que o local é suficiente por si só e não necessita de progressos que a gravadora pode oferecer.

  1. Perfil do Negociador – A Gravadora.

O responsável designado para representar a gravadora nessa situação é o Senhor Jorge Andrade, um estrategista de negócios, com experiência em negociar em meio a conflitos. Para atingir seu objetivo e instalar a gravadora no bairro, alega que o progresso é inevitável, e que as melhorias acompanharão tal progresso, e ambas partes se beneficiarão com a mudança.


  1. MAPEAMENTO DAS HABILIDADES ESSENCIAIS DOS NEGOCIADORES SEGUNDO MODELO JUNG.


Conforme Carl Jung, citado por Oliveira (1994), o estilo de negociação alia a capacidade que o indivíduo tem de se controlar ou aceitar o controle em relação aos outros com o grau que ele tende a considerar ou desconsiderar os outros indivíduos com os quais se relaciona.

A gravadora irá aplicar em seu Planejamento um modelo conforme escrito abaixo.

•         Estilo – A gravadora usará um estilo amigável, que combinará a confiança para manter um relacionamento cooperativo e simpático com a Associação de Moradores, independente do fato de alcançar ou não seus objetivos.

•         Tática – Aplicará a diplomacia para acalmar os ânimos e resolver os problemas, além do uso de cordialidade e paciência em negociações, confiando nas habilidades do seu negociador, como: Percepção, persuasão e atitudes, usando do poder, tempo e informações disponíveis no que rege as técnicas de negociação, buscando interpretar na outra parte, as visões do mundo e das situações em que envolve as negociações por ele intermediadas. E utilizando disso, procurando sempre transparecer os benefícios, direitos e deveres de ambas as partes na conclusão deste processo.

A organização utilizará também como estratégia na negociação, a apresentação dos atributos e diferencial da empresa, como a tecnologia utilizada em seus estúdios.

        

Associação de moradores usará o seguinte modelo:

•        Estilo Confrontador – controle e confiança se combinam para defender e argumentar.

•        Característica – Cooperativa e confrontador buscando o equilíbrio e o acordo global de acordo com as circunstancias dadas.

•        Tática hibrida entre a colaboração e o confronto.


  1.  PLANEJAMENTO

A abertura de uma gravadora requer detalhar o tipo de música que você lançará o que está tentando alcançar e qual público alvo. Tendo de explicar como pretende rentabilizar o seu negócio.

Visto que, nessa negociação se deve sempre buscar a satisfação de ambos os lados envolvidos, é preciso procurar continuamente aplicar a visão sistêmica no processo da proposta, por apresentar ela uma visão mais global de negociação, possibilitando enxergar de maneira mais clara os diferentes envolvidos, direta e indiretamente no processo de negociação, bem como principais interesses e diversas alternativas possíveis para a solução do conflito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.5 Kb)   pdf (210.7 Kb)   docx (69.7 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com