TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional rh

Por:   •  12/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.648 Palavras (7 Páginas)  •  673 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

POLO ARAUJO LEITE – BAURU/SP

CURSO: SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

Adelmo Guimarães Junior – RA 9133254587

David Chiochette – RA 9133255932

Fernando Lima – RA 8945200471

João Bosco – RA 9364301137

Jeferson dos Reis Ferreira – RA 442894

Tutor: FERNANDA RIBEIRO

DESAFIO PROFISSIONAL

 DICSCIPLINAS:

  • GESTÃO DE PROJETOS EM MARKETING;
  • MARKETNG DE SERVIÇOS;
  • PESQUISA DE MERCADO

Bauru-SP

MAIO/2015

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO...............................................................................................03

2.OBJETIVOS E PROPÓSITOS DA PESQUISA,

METODOLOGIA E PRINCIPAIS RESULTADOS.............................................04

3.PROJETO DE MARKETING DE SERVIÇOS–

 SUPERMERCADO COMPRE BEM.................................................................07

4.RECOMENDAÇÕES FINAIS A ORGANIZAÇÃO.........................................09

5.REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS..........................................................................................10

1.INTRODUÇÃO

        A rede de Supermercados Compre Bem, é uma empresa de porte médio, com atuação no interior de São Paulo, tendo quinze lojas distribuídas nas principais cidades. A rede pretende abrir uma loja na cidade de Bauru-SP, no segundo semestre de 2015.

        A rede está bem posicionada nos mercados onde atua com um excelente market share e está presente na memória do consumidor acima da média dos concorrentes de mesmo segmento e porte nas praças onde atua.

        Para que esta expansão ocorra de uma maneira correta, que tenha sucesso, os diretores em reunião decidiram que para que essa expansão tenha sucesso total, será necessário a contratação de um profissional especialista em Marketing de Serviços, para isso se buscou no mercado um Gerente de Marketing especialista em Serviços. O gerente escolhido tem um perfil de criação de estratégias de marketing mais agressivas em vendas na área de eletrodomésticos (linha branca e marron), pois a área de alimentos vai muito bem.

        Este gerente de Marketing tem a incumbência de fazer um Projeto de Marketing de Serviços. O começo deste projeto requer uma pesquisa de mercado, analisado as informações que o mercado oferece.

        Para obter sucesso nesta empreitada o gerente de Marketing preparou um diagnóstico mercadológico, uma análise situacional bem específica, pesquisando: produto, mercados, distribuição, vendas, preço, comunicação, implicações legais e prognóstico mercadológico. Através desta análise são identificados os estudos de marketing necessários para a empresa atingir suas metas.

        

        

2. OBJETIVOS E PROPÓSITOS DA PESQUISA, METODOLOGIA E PRINCIPAIS RESULTADOS

Pesquisa de Marketing: A pesquisa de marketing consiste em projetos formais que visam a obtenção de dados de maneira prática, sistemática e objetiva para solucionar problemas ou para verificar as oportunidades específicas relacionadas ao marketing de produtos e serviços. A pesquisa de mercado tem um campo de atuação muito amplo.

        Uma pesquisa de mercado é muito importante para verificar a tomada de decisão do consumidor, compreendendo como este consumidor age em diversas situações. A pesquisa também será fundamental para a avaliação e conhecimento das atitudes perante públicos de interesse da empresa.

        Toda projeto de pesquisa de marketing deve ser executado e planejado por etapas. Primeiro se define o problema e termina na análise e na interpretação dos resultados, no relatório final e também na apresentação deste resultado ao cliente.

Tipos de Pesquisa

        Existem vários tipos de pesquisas que podem ser realizadas, abaixo seguem  os tipos de pesquisa:

  • Pesquisa de propaganda;
  • Pesquisa sobre negócios;
  • Pesquisa Corporativa;
  • Pesquisa de produto;
  • Pesquisa de vendas e mercado.

Métodos de Pesquisa

        A pesquisa pode ser QUANTITATIVA OU QUALITATIVA.

QUANTITATIVA:  Este tipo de pesquisa em números as informações e opiniões para assim classificá-las e também para fazer uma análise. Usa técnicas estatísticas (porcentagem, média, moda, mediana, desvio-padrão, coeficiente de correlação, etc.)

QUALITATIVA: É uma pesquisa que estimula os pesquisados a pensarem livremente, induz o pesquisador a pensar sobre algum assunto. O pesquisador desenvolve uma idéia ou conceito. Não coleta dados para comprovar uma teoria.

        O Gerente de Marketing do Supermercado Compre bem, escolheu uma pesquisa de Vendas e mercado e usou o método de pesquisa quantitativa para obter informações na sua análise de mercado na cidade de Bauru-SP.

        A pesquisa de vendas e mercado é utilizada para identificar as preferências, os hábitos e os costumes, o tipo sócio-econômico, a imagem da marca, as intenções de compra e a análise de participação de mercado.         Esta pesquisa também analisa a previsão de demanda e o potencial do mercado analisado, a imagem da empresa em questão.

TABULAÇÃO DOS RESULTADOS        

  1. Na compra de um eletrodoméstico (linha branca ou marron) o consumidor costuma comprar preços

Sim: 770 habitantes

Não:728 habitantes

Sem respostas: 2 habitantes

  1. Prefere marcas famosas?

Sim:1200

Não:300

Sem respostas: 0

  1. Financiamento/Crediário é importante?

Sim: 445

Não: 1050

Sem respostas: 5

  1. Ter um vendedor técnico facilita a compra?

Sim: 1266

Não: 234

Sem respostas : 0

  1. O consumidor compraria pela internet?

Sim: 985

Não: 512

Sem respostas: 3

  1. Pós-venda na entrega é importante?

Sim: 1420

Não: 77

Sem respostas: 3

  1. O designer é importante?

Sim: 1022

Não: 355

Sem respostas: 123

RELATÓRIO PARCIAL DA PESQUISA

        Através de uma pesquisa de mercado que foi realizada na Vila Aviação, cidade de Bauru-SP, onde o Supermercado Compre Bem pretende abrir sua 16ª filial, o gerente de Marketing preparou um relatório sobre a pesquisa realizada. Esta pesquisa teve uma participação de 1.500 habitantes desta cidade. O bairro escolhido para a abertura da filial é um bairro de classe média alta. Este tipo de público investe muito em novas tecnologias e gosta de produtos com designer diferenciado, de marcas que são consideras de qualidade superior e não se importam muito com preço, preferem pagar um preço mais alto e ter um produto de designer moderno e de qualidade garantida. Estas marcas conceituadas no mercado, também oferecem um pós-venda diferenciado quanto a assistência técnica, garantia estendida. Marcas próprias são bem aceitas, mas se estas tiverem garantia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (130.5 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com