TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional: Um Case de Marketing Global: - Nike Inc

Por:   •  17/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.675 Palavras (11 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 11

ANHANGUERA EDUCACIONAL

POLO ALVORADA

[pic 1]

CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

Técnicas de Negociação

Comportamento Organizacional

Empreendedorismo

Ética e Relações humanas no Trabalho

Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Ana Lúcia da Silva Nunes – RA: 5332616014

Karenina Ferraz – RA: 5318477611

Patrícia Bittencourt Ribas – RA: 8798001440

Sheila Hasperoy Lara brittes – RA: 5280903621

DESAFIO PROFISSIONAL:

Um case de Marketing Global: Nike Inc.

Tutor à Distância: Ana Claudia Tsukamoto

Tutor presencial: Nádia Calero Ramos

Alvorada

2017


  1. SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        2

2        DESENVOLVIMENTO        3

2.1        Passo 1 – A influência da visão de mundo nas negociações        3

2.2        Novas ferramentas para moldar a cultura organizacional        4

2.3        Empreendedorismo        5

2.4        Ética e Relações humanas no trabalho        7

2.5        Desenvolvimento pessoal e profissional        8

3        CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        11



  1. INTRODUÇÃO

A Nike foi fundada em 1964 por Bill Bowerman e Phillip Knight, que é o atual presidente da empresa. É uma empresa americana de calçados, equipamentos desportivos, roupas e acessórios, sua sede atual fica em Beaverton no estado de Oregon, nos Estados Unidos.

É a marca de roupas mais valiosa do mundo segundo o ranking BrandZ da consultoria Millward Brown, avaliada em 37.472 milhões de dólares. A Nike patrocina Cristiano Ronaldo, Neymar, Eden Hazard, Wayne Rooney, Andrés Iniesta, Roger Federer, e outros grades nomes do esporte.                                                    

Seu nome foi tirado da deusa grega da vitória, Nike. Seu famoso logotipo é um desenho gráfico criado por Carolyn Davidson em 1971 e foi vendido para empresa por apenas 35 dólares.

A Nike tem enfatizado suas preocupações com a melhora da performance dos atletas, o que pode ser constatado com suas inovações como sistema de distribuição de calor Dry Fit, amortecimento shox, etc. Vem cultivando a imagem da empresa com eventos com cunho ecológico e social (Air to Earth – programa de reciclagem de produtos Nike; Race to stop Global Warming - patrocínio de corrida contra o aquecimento global) e do apoio a ONGs (P.L.A.Y – Participate in the Live of America’s Youth – Programa de integração de jovens carentes; etc.).

Foi criada com base no entusiasmo dos Estados Unidos pelos esportes basquetebol e jogging, com a saturação dos mercados desses esportes a Nike procurou novos campos esportivos como o futebol, que foi eleito como um dos seus focos principais, fortalecendo seu reconhecimento e credibilidade no mundo inteiro tanto no nível de fornecedores, clientes e de satisfazer os desejos e as necessidades dos seus empregados para poder aspirar a um aumento da rentabilidade. A Nike sustenta cinco princípios: Inspirar, inovar, enfocar, conectar e cuidar. Seus empregados são selecionados e treinados para criar vantagens competitivas em todos os tipos de negócios desenvolvidos pela companhia.


  1. DESENVOLVIMENTO

  1.    A influência da visão de mundo nas negociações

O conceito de Weltanschauugen (W) vem do alemão, e, segundo Martinelli e Ghis (2012), pode ser traduzido como a “visão do mundo”, ou “percepção de mundo”.

As W de cada participante, em um processo de negociação, afetam significativamente a percepção, a interpretação e os julgamentos dos aspectos negociados, podendo contribuir para futuros conflitos. O desenvolvimento dessa capacidade tende a ajudar o negociador a resolvê-los e obter resultados efetivos quanto à satisfação dos interesses das partes.

No caso da Nike, este patrimônio associado a sua imagem, está construído por dimensões e valores diversos. Ela possui o domínio da marca, a origem da marca e a qualidade associada a atletas conceituados no mundo do esporte.

 Por outro lado temos a sua vulnerabilidade a juízos de valor. Para alguns consumidores, a marca possui imagem positiva, relacionada a um bom desempenho nas competições e reconhecível no mundo – com a criação da comunidade dos usuários do Nike + iPod. Para outros, está associado à exploração do trabalho infantil e seus malefícios.

A fidelização ao seu tênis de corrida, sendo desejo do compartilhamento de valores de consumo e comportamento dos usuários, não afastou a publicidade negativa que ronda nas condições de mão de obra terceirizada que contrata nos países em desenvolvimento.

 A Nike buscou soluções alternativas, organizando grupos de trabalhadores multitarefas e classificação social em suas fábricas com auditorias periódicas.


  1. Novas ferramentas para moldar a cultura organizacional

O termo Storytelling pode ser definido de diversas maneiras, mas em geral, podemos dizer que se trata da arte de contar boas histórias em conjunto com a venda de produtos e serviços.

 Serve para auxiliar a organização na construção da estratégia de relacionamento da mesma com os seus clientes através da publicidade.

Storytelling é uma importante habilidade da liderança para cumprir sua função de inspirar e motivar pessoas.

A Storytelling tem sido cada vez mais frequentemente aplicada ao ambiente empresarial. Essa técnica é utilizada, entre outras aplicações empresariais, como ferramenta para moldar as crenças e valores e construir ou remodelar a cultura organizacional. Afinal, o passado da empresa se une ao seu presente através da sua história ao longo do tempo. Uma história pode servir para demonstrar o que é importante e valioso para a organização, o crescimento e sucesso organizacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (140.7 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com