TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional - Verssalles

Por:   •  21/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.714 Palavras (7 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE ANHANGUERA

Curso de Tecnologia em Gestão Pública

ROSANA APARECIDA DE JESUS

RA 6009459477

TUTOR À DISTÂNCIA: Diego Vaz

PROINTER II – RELATÓRIO FINAL

.

Polo: Limeira - SP

2017

FACULDADE ANHANGUERA

Curso de Tecnologia em Gestão Pública

ROSANA APARECIDA DE JESUS

RA 6009459477

TUTOR À DISTÂNCIA: Diego Vaz

PROINTER II – RELATÓRIO FINAL

Relatório final, apresentado à Universidade Anhanguera, como parte das exigências para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública.

Polo: Limeira - SP

2017

INTRODUÇÃO

    O objeto deste trabalho trata-se da análise e proposta de melhoria das ações da empresa Verssalles Joias, no âmbito socioambiental. A Verssalles Joias atua no segmento de fabricação de semi joias e bijuterias, na qual o proprietário, Sr. Antônio de Jesus Filho, conta com associados, colaboradores e clientes de grande responsabilidade perante a sociedade civil. Situada na Rua Laura Durante Orsi, Jardim Aeroporto, na cidade de Limeira, estado de São Paulo, é uma empresa que presta serviço de cunho social através da conscientização das ações da produção de joias e bijuterias com o objetivo principal de preservação ao meio ambiente, procurando mostrar a toda sociedade questões importantes para se manter um bom relacionamento do convívio humano com o meio ambiente, garantindo às futuras gerações sustentabilidade e qualidade de vida para todos.

DESENVOLVIMENTO

A Verssalles Joias conta hoje em seu quadro de colaboradores atuantes nas seguintes funções:

                                       6    Associados

                                       4    Fiscais voluntários

  1.  Engenheiro ambiental

3    Químicos

                                       3    Soldadores

                                       1    Banhador

  1.  Vendedores
  1.  Auxiliar de Recursos  Humanos
  1.  Gerente Administrativo

1    Gerente Financeiro

                                       1    Gerente Operacional

  1. Faxineiro

 

LEVANTAMENTO DE CAMPO

Empresa: Verssalles Joias

        O posicionamento da empresa Verssalles Joias sobre as questões sócio ambientais é pró ativo. Cumpre, inclusive, o papel da iniciação entre seus associados e parceiros terceirizados. Promove e desenvolve atividades para o desenvolvimento de todos e do ambiente de trabalho. Existe consciência sócio ambiental por parte dos proprietários – com total comprometimento.

        Os clientes da empresa também estão comprometidos neste sentido. A empresa dispõe de fornecedores específicos. É uma prestadora de serviços e seus fornecedores são empresas do ramo de bijuterias, acessórios e peças de confecção para bijuterias. Outros fornecedores  são de materiais de metal de  uso  em máquinas,

        Dispõe de funcionários, de prestadores de serviços especializados que                  atuantes em várias empresas do ramo de bijuterias.

        Um fator importante constatado, inclusive para o engajamento dos sócios proprietários e parceiros, é a participação deles em duas entidades não governamentais. Uma, para responsabilidade social e cidadania corporativa, e outra, para saúde e qualidade de vida. A segunda, recém-fundada. A primeira, ainda um embrião. Em analise aos pontos fracos da empresa foi observados um alto consumo de energia eletríca decorrente da utilização de máquinas de grande porte. Sendo Também portanto utilizada uma porcentagem elevada no consumo de água tratada enviada as redes de esgoto da cidade assim garantido com segurança o retorno ao meio ambiente.

PROPOSTA SOCIOAMBIENTAL DA EMPRESA

  1. A Verssalles Joias faz descarte seletivo dos resíduos produzidos pela empresa: restos de chapas de metal, orgânicos, recicláveis – agrupados para posterior seleção (em razão do espaço do local), pilhas, baterias e lâmpadas. Também implanta uma política 5S, atribuindo condutas, atividades e processos de avaliação entre todos.

Os resíduos produzidos pela empresa são: resíduos de metal, papéis de escritório picados, outros materiais de escritório como embalagens plásticas, canetas, etc., embalagens de diversos tipos de alimentos e produtos de limpeza (alumínio, plástico, filme plástico, vidro, etc.), pilhas, baterias e material orgânico. Máquinas e equipamentos obsoletos também são descartados – mas em menor quantidade, normalmente, direcionados à entidades e pessoas que fazem o uso em razão da vida útil ainda possível.

As atividades realizadas pela empresa devem ser consideradas sustentáveis.

  1. Níveis praticamente baixos de  poluição, ruído ou degradação do meio ambiente. Apenas uso de energia, esgoto e descartes orgânicos ou recicláveis, sendo na maioria das vezes reutilizadas.
  2. A maioria dos produtos de descarte são feitos de forma seletiva.
  3. Máxima economia de energia e uso de papeis.
  4. Políticas de uso de produtos com embalagens totalmente recicláveis e uso de papeis originários de florestas renováveis.
  5. Ambiente qualificado de trabalho, ergonômico e climatizado.
  6. Manutenções preventivas e de higienização em ar condicionado.
  7. Temperatura de lâmpada de iluminação adequada ao ambiente de trabalho.
  8. Combate ao trabalho infantil.
  9. Valoriza a diversidade – inclusive entre sócios e empresas terceiras.

A empresa se enquadra em legislação ambiental/específica sobre responsabilidade ambiental.

        Os sócios são especialistas ou pós-graduados. Os parceiros ou empresas terceiras também são especializadas em suas áreas.

        Na empresa, todos os trabalhos são alicerçados por pesquisas e desenvolvimento. Passam por projetos de acompanhamentos de inovações e aplicações. Telas pretas, sem elementos ou excesso de luminosidade, pinturas adequadas ao ambiente, lâmpadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (115 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com