TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio empreendedorismo

Por:   •  15/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.162 Palavras (5 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância – CEAD

Curso: Administração

Disciplinas: Empreendedorismo e Comportamento Organizacional

Professor presencial: Ozaías Wagner F. de Carvalho

DESAFIO EMPREENDEDOR

Abril de 2015

Caxias/MA

Edmilson Cardoso                                R.A: 2800763579

Gerson Costa da silva                         R.A: 2800840044

Jardel Rodrigues de Oliveira                        R.A: 1661988406

Robert Anderson Monteiro Campos                R.A: 2848196292

DESAFIO EMPREENDEDOR

Abril de 2015

Caxias/MA


PASSO 01 – PRINCIPAIS MOTIVOS DE INSUCESSO QUE LEVAM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS A FECHAR SUAS PORTAS

É comum se observar o surgimento de empreendedores em busca de sucesso a partir de um esforço empresarial. No entanto, notam-se casos de decadência logo á curto prazo. Desmotivados, tendem a fecharem seus negócios. Vários são os motivos que levam ao fim de uma empresa, seja ela grande ou pequena. Os principais podem ser:

  • Falha no planejamento: o planejamento é o alicerce que liga a empresa ao sucesso. Quando não é executado de uma forma consistente, acaba por interromper sem seu desenvolvimento.
  • Ausência de um parâmetro de acompanhamento às necessidades dos clientes: a sociedade se modifica e se desenvolve. Quando a empresa não acompanha esse desenvolvimento, tende a cair da preferência pública.
  • Corpo de colaboradores incapacitados: os funcionários são o caminho de ajuda e do desenvolvimento. Portanto devem ser os melhores. Quando hã deficiência neste grupo, a empresa inteira é afetada.
  • Falta de controle financeiro: a administração é válida em cada setor, principalmente no setor financeiro, se não exercida, há uma desestruturação total.

PASSO 02 – PLANO DE NEGÓCIO

Planejar é essencial. Precisam-se conhecer as necessidades a que deverão ser atendidas. Um projeto deve ser feito com a intenção de ser posto de inteira e eficiente prática, e junto dele ser colocadas visões de curto e longo prazo. A organização de um projeto é trabalhada com visões. São elas que ampliarão o campo de lucro e crescimento da empresa.

Estabelecer os pontos negativos também pontos positivos e trabalhar nos pontos negativos também é importante. Todo e qualquer negócio enfrenta dificuldades, portanto a eficiência deve procurar melhorias logo á curto prazo.

Todo planejamento deve priorizar o cliente como objeto de estudo. Com as constantes mudanças na sociedade consumista, o serviço precisa-se adequar-se cada vez mais aos gostos dos clientes. Utilizar de horários flexíveis e facilidades de encontro com o produto.

Outro fator crucial é recrutar profissionais capacitados, desprendidos e que sejam

aptos a estabelecerem funções cada vez melhores. É interessante observar que as relações pessoais não devem interferir nas relações profissionais.

Com o corpo de funcionários elegível, é preciso que haja sempre a perseverança. Nem todos os dias são perfeitos, mas é necessário fazer o possível para torná-los bons. Outra característica a ser pensada é o espaço da empresa, no caso de ponto turístico, buscar parâmetros que ajudem outros clientes a se encontrarem. O que pode ser feito, através da mudança de linguagem e hábitos, ou seja, não limitar a um público apenas (no sentido de espaço).

A conclusão de um plano de negócio é partilhada de incrementos adicionados de acordo com as mudanças na sociedade consumista, auxiliando sempre no melhor para o cliente, fazendo com que este se satisfaça com o serviço ou produto, a fim de não precisar buscar outros acolhimentos do mesmo segmento. O importante é manter a perseverança e usar de todo o potencial.

Assim devemos entender que reconhecer e definir problemas, pensar estrategicamente, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer o processo da tomada de decisão nos ajuda a desenvolver atitude empreendedora, sendo capaz de identificar, avaliar e diferenciar oportunidades de negócios. Além disso, toda e qualquer pessoa que esteja disposta a encarar a realidade empresarial e o campo de negócios deve desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e pareceres gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais ampliando assim o conhecimento acerca dos relacionamentos interpessoais e do indivíduo com o ambiente organizacional.

PASSO 03 – ANÁLISE DOS ASPECTOS FAVORÁVEIS E DESFAVORÁVEIS DO RESTAURANTE SMAK

FORÇAS (AMBIENTE EXTERNO)

FRAQUEZAS (AMBIENTE INTERNO)

Alimentos saudáveis, convívio e almoços em família, excelente localização e tradição em comidas típicas polonesas.

Espaço restrito, falta de pessoal, pouca qualificação e sobrecarga de atividades.

OPORTUNIDADES (AMBIENTE EXTERNO)

AMEAÇAS (AMBIENTE INTERNO)

Aumento significativo de turistas na região, busca de outras iniciativas de atração, ambiente decorado e que pode chamar a atenção de mais turistas.

Crescimento significativo de restaurantes na região, alternativas de outras rotas turísticas, má fama do restaurante, cardápio resumido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (113 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com