TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional 1º bimestre

Por:   •  31/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  960 Palavras (4 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CURSO SUPERIOR TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

DESENVOLVENDO A MASTER FOODS

DISCIPLINAS:

GESTÃO DE CUSTOS

PLANEJAMENTO DE VENDAS

PESQUISA DE MERCADO E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

AUTORA:

PROF.ª LUCIANA GUIMARÃES NAVES LEMOS BORGES

Nomes:-AdersonBeffart dos Santos          RA:8966241332

-Alessandro de Oliveira                RA:2856154926

             -Rodrigo de Andrade Baccega     RA:8374840074

Passo Fundo-RS, 29 de Maio de 2015.

Sumário

  1. Introdução.......................................................................................................3
  2. Passo 1..............................................................................................................4
  3. Passo 2..............................................................................................................5
  4. Passo 3..............................................................................................................6
  5. Passo 4..............................................................................................................8
  6. Referências Bibliográficas..............................................................................9

INTRODUÇÃO

A Master Foods tem meta de dobrar seu Market Share nos próximos cinco anos.

Para isto além dos investimentos previstos em seus produtos, acaba de adquirir uma marca concorrente no mercado, porem com diferenças quanto aos segmentos de alcance dos seus produtos.

Vamos chamar de marca Y.

- 3 –

PASSO 1

Apesar de trabalhar com itens similares, como; biscoitos, torradas, waffer e bolos, a marca Y tem algumas particularidades, que o diferenciam aos produtos marca Master Foods.

Por ter uma constituição de custo menor, tem uma penetração maior nas classes C e D.Fica em uma banda de preço considerada mediana, portanto tradicionalmente seu publico consumidor é a classe C, mas com a evolução econômica da classe d, tem buscado estes consumidores que começam a experimentar esta categoria de produtos.

“Hoje, os preços de venda possíveis determinam os custos objetivos a serem perseguidos pela empresa que deseje assegurar a manutenção ou ampliação de sua participação em um mercado cada vez mais competitivo”. ¹

Sabendo deste posicionamento, a empresa trabalha com uma planilha de custos aberta, com um preço final pré-estabelecido para não fugir da banda (variação entre o menor e maior preço) alvo.

A marca Y tem um “apelo” maior com o público jovem e tem seu foco voltado para ações modernas, com mídias em internet, sobre esportes radicais, músicas e jogos virtuais.

Verifica-se também que tem uma força maior na região sul, pois tem suas origens na mesma, embora tenha se distribuído nas demais regiões.

- 4 –

PASSO 2

Marca Y:

Pontos Fortes

Pontos Fracos

Analise

Interna

  • Produto com ótima aceitação no público jovem;
  • Qualidade do produto
  • Produto ecologicamente correto
  • Custo alto de produção
  • Distribuição em canais indiretos

Analise

Externa

Oportunidades

Ameaças

  •  Valor agregado
  • Rápido crescimento de mercado
  • Novos sabores e embalagens
  •  Novos métodos de distribuição
  • Produto com pouca saída com o público mais maduro
  • Novas marcas no mercado
  •  Empresas rivais adaptam novas estratégias
  • Custos baixos.

- 5 –

PASSO 3

Por entender que a equipe poderia não aproveitar as oportunidades que cada marca oferece de forma plena, a Master Foods optou por ter equipes distintas, sendo assim, formará uma equipe nova para comercializar a marca Y.

O perfil destes novos profissionais difere dos já existentes, procurando mão-de-obra mais jovens, identificando-se com o consumidor.  Serão contratados vendedores promotores, que além da venda, farão abastecimento dos produtos, cuidarão do “sele life” dos produtos e execução de merchandising nas lojas.

Para a definição das metas, serão analisados os históricos passados pela gestora anterior a marca Y, a análise de potencial de mercado e os objetivos do crescimento propostos de Market Share.

A remuneração será obtida, segundo análise dos resultados de volume, cobertura de clientes da carteira e divulgações de ações mercadológicas (fotos de exposições especiais, fotos de pontos extras e ações antes e depois).

Em um primeiro momento, mantem-se os mesmos gerentes e supervisores para as duas equipes, fazendo a gestão de objetivos, procede acompanhamento e realizando os treinamentos necessários.  Um analista de vendas dará suporte de informação aos gestores das duas marcas com análises de desempenho e informações de planejamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (137.9 Kb)   docx (30.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com