TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional

Por:   •  11/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.340 Palavras (6 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 6


[pic 1]

ADMINISTRAÇÃO

        

TECNICAS DE NEGOCIAÇÃO

GESTÃO DO CONHECIMENTO

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

Desafio Profissional

BAGÉ – RS

2015

[pic 2]

ADMINISTRAÇÃO

TECNICAS DE NEGOCIAÇÃO

GESTÃO D CONHECIMENTO

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

Desafio Profissional

Avaliador: Prof. Mª Grasiele Lourenço

Tutor: Prof. Junior Pinto Vigil

BAGÉ – RS

2015

Sumário

Conteúdo

Sumário        

Introdução        

Passo 1 – Mapeamento – Perfil e Informações Relevantes dos Oponentes da Negociação _        

Passo 2 – Habilidades dos negociadores        

Passo 3 – Principais pontos a serem negociados        

Passo 4 – Consequências da negociação        7

Passo 5 – Prévia da negociação        8

Passo 6 – Proposta de negociação        9

Conclusão        10

Referencias bibliográficas        11

Introdução

Apresentação de uma proposta de negociação sistêmica, a fim de minimizar situações de dificuldade e conflito encontrado numa seguinte situação, moradores de um bairro encontram-se insatisfeitos com a construção de um empreendimento no local. A base de toda negociação está em um planejamento o qual será apresentado para fins de mudanças e melhorias para ambos, para que as partes envolvidas possam ser beneficiadas. Segue planejamento.

Mapeamento do Perfil dos Oponentes da negociação

Gravadora:

O empreendedor da gravadora é um negociador interessado, otimista, planejador, estrategista de negócios e decidido, possuidor de um espírito obstinado de estilo amigável e catalisador, obstruído de poderes circunstanciais.

 Líder do bairro:

É um administrador autoritário e burocrático, possuidor de um espírito controlador e julgador de estilo restritivo e também tem como característica o poder da capacidade persuasiva demonstrando ser metódico, confrontador e analítico.


 Informações Relevantes das Duas Partes:

Negociador da Gravadora - O empreendedor busca instalar a gravadora no bairro e visa melhorar a infraestrutura do bairro, beneficiando as duas partes negociadoras.


                Associação dos Moradores - O líder do bairro tem a ideia de que o bairro não necessita de uma gravadora, argumentando que atrairá barulho, que não tem segurança adequada e infraestrutura para o  trânsito, tendo a população como um público conservador.

Habilidades dos Negociadores

Seguindo o modelo de Jung podemos mapear as habilidades essenciais dos negociadores apontando assim os Estilos, Características e Táticas apresentadas por cada um. A tabela abaixo expressa tais características:

Estilos

Características

Moradores

Restritivo

Os negociadores só chegam a um acordo se forem forçados; obtenção de ganhos sem se preocupar com o oponente.

Gravadora

Confrontador

Os negociadores procuram a equidade: contestam as questões e trabalham mutuamente para chegar a um acordo.

Táticas

Moradores

             Avaliando a forma em que os moradores se manifestaram observa-se que a princípio não haveria diálogo sendo encaminhando aos órgãos competentes um ofício solicitando o embargo da obra.  A atitude mostra o não interesse em discutir alternativas que beneficiassem ambos os lados, impondo a situação que fosse favorável somente aos moradores da não instalação da gravadora no bairro, mas que os impede de ganhos futuros em crescimento e melhorias.

Gravadora

             A gravadora não apresenta somente o interesse particular de ganho por ser uma região privilegiada e com vários outros benefícios, mas pretende investir em melhorias na região visando o progresso contínuo ao local escolhido.  As necessidades e possíveis benefícios à região foram estudados, por ser um bairro novo com apenas cinco anos e que necessita de melhorias como: iluminação, sinalização e viabilização de retornos por ficar a margem de uma grande rodovia estadual.

Principais Pontos a Serem Negociados

A Situação é de que uma conceituada gravadora pretende se instalar no bairro classe média, no interior de São Paulo.

O problema é que moradores do bairro não estão satisfeitos com a instalação da obra, alegando que a gravadora irá perturbar a tranquilidade do bairro, e afetará o transito e a segurança. Insatisfeitos com a construção da gravadora, a Associação dos moradores entraram com pedido de manifesto junto à prefeitura pedindo para que não haja a instalação da gravadora. A Prefeitura após analisar ambas as partes, e verificar que a obra da gravadora já tinha sido aprovada, entrou em contato com a gravadora solicitou uma reunião para que a empresa apresenta-se uma negociação para chegar a um acordo. Com base nas reclamações, a gravadora enviou seu porta voz o Sr: Jorge Andrade, para apresentar a proposta da empresa e tentar negociar e sair da reunião com resultados positivos. O objetivo da empresa é fazer o melhor possível, para a construção, porque o lugar é excelente e o custo também é bastante favorável.  Os argumentos utilizados, pelo Sr: Jorge é de que a gravadora tem uma tecnologia de ponta, e que todos os estúdios são revestidos com material especiais que mantém o som no ambiente interno. A gravadora também abriu as portas da sua matriz para que moradores conheçam como funciona o ambiente na gravadora. Em relação às outras questões de transito a empresa se propôs a falar com secretaria sobre uma possível obra o retorno junto à rodovia a para facilitar entrada e saída dos veículos. Na segurança eles prometem ajudar no que for preciso e que atenda as necessidades do bairro. O Sr. Jorge junto com a gravadora esta se disponibilizando ao máximo, pra que os moradores fiquem satisfeitos. Já que o bairro é novo e precisa de reparos, a construção da gravadora pode vir a melhorar as condições de vida e de moradia dos habitantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (136.7 Kb)   docx (26.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com