TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional

Por:   •  8/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.027 Palavras (9 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

ECONOMIA

TEORIAS DA ADMINISTRAÇAO

ROBINSON CÉZAR DA COSTA CANDIA

RA: 0164557041

DESAFIO PROFISSIONAL

TUTOR EAD: Profª. Ma. Renata Dalpiaz

TUTOR EAD: Profª. Mônica Satolani 

Porto Alegre / RS

Setembro/2015


[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

ROBINSON CÉZAR DA COSTA CANDIA - 0164557041

Desafio Profissional avaliativo do Curso de Bacharelado em Administração.

Porto Alegre/ RS

Setembro/2015


RESUMO[pic 3]

O presente trabalho versa sobre as empresas familiares que, dentre as diversas formas e composições administrativas, se destacam no cenário atual. Este ramo empresarial surge da iniciativa e empenho de indivíduos empreendedores e de seus familiares, ocupando um espaço significativo no cenário econômico e social capitalista de nosso país. Esta atividade específica trata do caso de uma empresa familiar nominada como ‘Indústria de Bebidas Pira’, localizada na região metropolitana de uma grande capital e fundada no ano de 1965, tempo em que o cenário e condições de mercado eram diversas das apresentadas atualmente, o que propiciou que a demanda crescesse na mesma proporção em que a empresa se consolidava no mercado regional, tornando a cachaça e o conhaque produzidos pela referida Indústria de Bebidas se tornassem referência em sabor e qualidade em todo o Brasil, tornando-se exemplo de sucesso no ramo de bebidas alcoólicas do nosso país, porem apresenta uma crise de gestão em virtude da transferência de responsabilidades e tarefas empresariais internas pela troca de gestor.

A pesquisa analisa as condições da empresa e dos novos gestores objetivando reconhecer e definir problemas e soluções, introduzindo as modificações necessárias no processo produtivo.

Com esse escopo, será tratada a mudanças no modelo de gestão de empresa familiar e a busca por soluções para o novo cenário que se apresenta.

Palavras – chave:

Empresa Familiar. Mudança de gestão. Processo Produtivo.


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

1. CONCEITO DE EMPRESA FAMILIAR

1.1 Características dos sucessores da empresa familiar

1.2 Aprimoramentos dos gestores

2.  ANÁLISE DE MUDANÇA E JUSTIFICATIVA DE GESTÃO

2.1 Definição das funções exercidas

REFERÊNCIAS


INTRODUÇÃO

O presente trabalho analisará uma situação corriqueira enfrentada pelas empresas familiares brasileiras, uma vez que o negócio familiar passa por inúmeros percalços nas diferentes administrações decorrentes da sucessão familiar e suas particularidades na qualificação profissional e desempenho de seus gestores.

Observa-se, no caso proposto para este desafio profissional, a existência de insegurança dos funcionários em decorrência da falta de qualificação profissional dos sucessores da empresa que, embora desempenhem funções gerenciais em todas as áreas, estas só eram executadas sob as confiáveis orientações de seu pai, atual gestor e fundador, que expôs sua intenção de desligamento. Motivo pelo qual não buscaram a qualificação profissional requerida para o cargo que esta nova situação apresenta-lhes.  

No decorrer do presente trabalho, analisaremos a maneira mais vantajosa para que a sucessão seja efetivamente exitosa. Veremos se o melhor caminho para a empresa se dará com uma mudança de gestão tardia (reativa) ou feita de forma antecipada (proativa), considerando que a empresa destaca-se em seu ramo no cenário atual.

Por fim, as colocações aqui expostas foram embasadas nas discussões doutrinárias e em sala de aula acerca do tema. Portanto, o estudo foi fundamentado na exposição dos professores e na doutrina.


1. CONCEITO DE EMPRESA FAMILIAR

Para iniciarmos cabe, primeiramente, analisarmos o conceito de família nas pesquisas sobre empresas familiares:

“Foram identificadas proposições conceituais de família nos artigos sobre empresas familiares (‘family firm’) ou negócios de família (‘family business’). Tais referenciais conduzem conceituar empresa familiar como sendo aquela dirigida e administrada por um grupo de pessoas, as quais estão ligadas por relações parentais estabelecidas tanto por laços genealógicos, biológicos quanto sociais, como por ocasião de uniões de casais com filhos oriundos de outros casamentos. Nos estudos sobre empresas familiares foram encontrados referenciais que valorizam o conceito tradicional de família nuclear.”[1]

As empresas familiares são um tipo de organização que, como as outras existentes no mercado, passam por processos de transformação para se adequar a indústria, cultura, tecnologia e tantas outras influências de mercado, e isso, principalmente nas trocas de gestão, abrangem também novas divisões de tarefas como solucionador dos possíveis problemas a serem enfrentados. Em alguns casos, a transição de gestão familiar é ponto chave para a sobrevivência e continuidade da empresa no mercado. A alternativa mais acertada para o processo de sucessão da gestão do caso apresentado será primeiramente traçar o perfil dos sucessores, de forma a ponderar suas competências, habilidades e deficiências para que consigamos cumprir com o objetivo principal que é alavancar ou primordialmente manter o negócio da família com um modelo eficaz de gestão.


1.1. Características dos sucessores da empresa familiar

Para apresentarmos uma proposta de gestão, devemos traçar o perfil de uma nova organização a ser formada pela troca de gestores. Para um melhor aproveitamento das capacidades dos novos gestores da empresa, bem como para um melhor desenvolvimento dos setores que passarão por mudanças ao longo da consultoria, primeiramente iremos diagnosticar competências, habilidades e deficiências para, só após, definirmos o perfil do profissional que conduzirá sua Diretoria Geral e encaixarmos os perfis dos familiares nos cargos subseqüentes de Diretor Comercial e Industrial, e Diretor Administrativo e Financeiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (240.8 Kb)   docx (367.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com