TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional

Por:   •  3/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.446 Palavras (10 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

UNIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ANHANGUERA ARAÇATURA

CURSO DE PEDAGOGIA 1ª SÉRIE

DESAFIO PROFISSIONAL

PSICOLOGIAS DA EDUCAÇÃO E TEORIAS DA APRENDIZAGEM

 REDES SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

ELIANE APARECIDA IRINEU BRAGA – RA 1931930843

IRACI FERREIRA DA SILVA RUSSI – RA 1911180753

JUREMA CLÁUDIA LONGUE HILLER DE MESQUITA – RA 2800828691

SANDRA YUMIKO MELCHIOR KUSANO DA SILVA – RA 2805884206

A IMPLANTAÇÃO DE TERAPIA ASISTIDA POR ANIMAIS NA EDUCAÇÃO

 TUTORA DE SALA: DEISE MACHADO DA SILVA

Araçatuba, 23 de Agosto de 2015.

 INTRODUÇÃO              

 

     

                            Neste Desafio Profissional abordaremos como tema, uma analise de terapia assistida por animais, para a melhoria de aprendizado e comportamentos de determinados alunos da pré-escola do Emei Rosa Augusta Carvalho, a terapia assistida por animais é um método de ensino com animais e alunos em sala de aula.


                A analise de terapia assistida por animais, para a melhoria de aprendizado e comportamentos dos alunos, é um método de ensino com animais e alunos em sala de aula, desenvolvendo a aprendizagem do aluno.


                Será desenvolvido a construção de um projeto de intervenção pedagógica considerando os problemas de comportamento e de aprendizagem do aluno, a partir da Terapia Assistida por Animais em sala de aula.


                No desafio profissional será trabalhado o tema terapia assistida por animais, que possibilita trazer uma melhor forma de aprendizagem e de comportamentos para alguns alunos.


                O objetivo do desafio é refletir sobre as estratégias pedagógicas para a melhoria da aprendizagem e comportamento dos alunos a partir da Terapia Assistida por Animais.











DESENVOLVIMENTO

Endereço da página na internet que apresenta a terapia assistida por animais

http://edif.blogs.sapo.pt/33782.html

Objetivos da terapia assistida

por animais na página

pesquisada

Ajudar a desenvolver a capacidade da criança e do jovem de se relacionarem afetivamente com outras pessoas, desenvolver o sentido de responsabilidade, que possui um animal que depende dos seus cuidados, favorecer a aprendizagem de fatos fundamentais na vida, como o nascimento, a procriação e a morte, desenvolver a capacidade para lidar com os aspectos não verbais presentes no relacionamento social, das posturas e dos movimentos, essencial no relacionamento criança ou jovem-animal, ajudar a desenvolver atitudes humanitárias, em relação ao animal como um ser vivo, despertar a consciência ecológica e a responsabilidade ética da criança/jovem diante da natureza e dos seres vivos.

Principais comentários dos

internautas em relação à

terapia assistida por animais

Muitos dizem como ajudou a criança a ser mais amável, crianças menos ansiosas, responsável, menos agressivas.

A cada dia novos pais e professores se interessam pelo assunto.

Principais benefícios, riscos

ou dificuldades na aplicação

da terapia assistida por

animais

Os riscos são de alguns ferimentos ou transmissão de doenças, mas os benefícios ainda superam as desvantagens.

As dificuldades que alguns diretores, pais e professores ainda resistem em adotarem este tipo de terapia.

Benefícios são alunos menos nervosos, ansiosos, com responsabilidade, se expressão melhor, prestando mais atenção nas atividades, ficam mais sociáveis e adquirem consciência ecológica.  

PERFIL DA TURMA

EMEI ROSA AUGUSTA CARVALHO

Turma: Pré-escola A                                Período: Manhã

Total de alunos: 25 (12 meninas e 13 meninos)

                                Descrição da turma:

        A turma aqui descrita tem um comportamento de acordo com a idade, quase todos são pré-silábicos. São bastante agitados, atenciosos e participativos, na maioria das vezes obedecem às regras. Devido a uma mudança de material pedagógico o ritmo dentro da sala de aula ficou mais intenso. Nesta turma temos dois alunos com dificuldades: um é o Pedro Antônio de 6 anos, é uma criança inteligente, comunicativa, porém apresenta hiperatividade, é agitado e tem pouca concentração, comprometendo a aprendizagem. Conforme relato dos pais, em casa demonstra desobediência e desorganização com os brinquedos e é muito agitado, e outro é o Álvaro também de 6 anos é uma criança que apresenta falta de concentração, fala pouco, aparenta ser ansioso, prejudicando o seu relacionamento com as outras crianças da turma. Em casa conforme relato dos pais, é uma criança carinhosa, organizado, gosta muito de brincar sozinho e tem dificuldade de socialização.

                Através dos casos acima, foi definido para trabalhar a hiperatividade do aluno  Pedro Antônio de 06 anos e a falta de concentração do aluno Álvaro de 06 anos também, a escola optou pela Terapia Assistida por Animais.

                No caso do aluno Pedro Antônio, o animal utilizado para ajudar foi a iguana. Segundo uma pesquisa feita pela Silvana Prado fundadora da ONG Patas Therapeutas, , apesar de ser um bicho diferente do cachorro e do cavalo que são os mais usados, foi constatado que com os répteis os benefícios são imensos, apesar de gerar uma estranheza logo de início. Foi apresentado aos pais e a escola que Pedro Antônio levaria a iguana para casa, uma vez por semana, assim teria que cuidar, limpar e alimentá-la. Por ser um animal lento que exige calma e atenção para trabalhar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (262.7 Kb)   docx (94.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com