TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional 2º Bimestre

Por:   •  15/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.867 Palavras (8 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 8

Considerações Iniciais

Após apresentadas todas as analises feitas pelo supersoft através do Dossie que nos foi entregue pela Diretora administrativa, podemos começar destacando  e constatando as diferentes visões de prioridades desta organização. Podemos falar primeiramente dos conflitos administrativos e de gestão de pessoas criando assim a extrema necessidade da contratação da nossa consultoria em Recursos humanos, podendo assim trabalhar com imparcialidade e confiança, já que a empresa não possui um departamento de RH.

A importância será de agregar valores externos, sem os vícios já praticados pela empresa, é ideal para se obter uma visão diferente dos problemas e com isso racionalizar as decisões mais sensíveis destacando pontos positivos e negativos.

Para iniciar a parceria, um dos pontos apresentado foi o pedido de demissão de um funcionário. As dúvidas do mesmo foram completamente esclarecidas pela nossa consultoria. Tivemos que dar inicio a uma fase de recrutamento para que outra colaboradora fosse contratada para a vaga em aberto, estabelecemos um perfil mais apropriado aos valores da organização para comerçarmos a procura.

Outro ponto importante foi o esclarecimento para alguns funcionários sobre os seus demonstrativos de pagamento, tirando assim todas as dúvidas sobre seus proventos e dividendos.

Considerando a situação atual da empresa, foi elaborada uma política de recompensa que viesse atender tanto as expectativas e insatisfações dos funcionários, quanto a gestão da Supersoft.

Depois de todos os dados levantados com a administração, planejamos ainda um programa de relações com os empregados que adaptasse à empresa a visão de uma administração moderna com ênfase no capital intelectual presente dentro dela.

A intenção do programa deve ser a de pontuar e esclarecer dúvidas e sugestões a serem apresentadas para a melhoria continua da organização.

DIAGNOSTICO

No decorrer de todo o projeto , detectamos  os seguintes problemas:

Em primeiro lugar de destaque, podemos falar claramente da insatisfação dos colaboradores em relação ao salario, então com isso a adequação de salários será um item  valorizado nesta organização. Verificamos também que a empresa não possui um plano de cargos e salários , o que facilitaria ainda mais em uma adequação salarial.

Outra insatisfação identificada seria relacionada a remuneração e aparece principalmente aparece em relação em vale refeição, pois e de pouca ajuda, já que o valor é pequeno, fazendo com que os colaboradores desembolsem parte do seu salario para gastos com alimentação, pois o refeitório da empresa não possui infraestrutura adequada para uso dos colaboradores. Em relação também a infraestrutura identificamos que a recepcionista não tem um computador para agilizar as suas tarefas.

Relacionado a socialização da gestão, podemos destacar conflitos e que consequentemente interferem também nas relações entre os seus colaboradores e com isso os resultados finais dos seus trabalhos serão afetados.

A falta de subsídios para capacitação profissional é mais um problema a ser solucionado. A supersoft não se preocupa em reter os talentos , e com isso os colaboradores ficam desmotivados o que causa prejuízo financeiro a essa organização.

PLANO DE AÇÃO

Depois de descobertas as origens do problemas , começamos a desenvolver o projeto que tem  a missão de soluciona-los para que a empresa alcance seus objetivos em médio prazo.

Em uma escala de prioridades e com grau de mais fácil solução, destacamos a transformação do refeitório para que os colaboradores possam fazer suas refeições no ambiente de trabalho, providenciamos a compra de um refrigerador, um forno micro-ondas e uma cafeteira elétrica  para que a cozinha fosse equipada para que os colaboradores utilizem o ambiente  de maneira confortável  e que além de tudo proporcionará  bem estar e mais saúde na jornada de trabalho. Em conjunto com a criação do refeitório equipado, demos a opção ao colaborador trocar o seu vale refeição para vale alimentação, podendo assim produzir suas refeições em suas casas e trazer para o ambiente de trabalho.

Ainda com relação a compra de equipamentos, providenciamos o pedido para compra de um computador para a recepcionista, pois visa agilizar o seu trabalho , para que trabalhe de maneira organizada e motivada, pois já tinha feito este pedido a administração há algum tempo atrás.

A criação de uma politica de recompensas era primordial para a organização, visto que o salario era a maior insatisfação dos colaboradores não seria possível, devido a situação atual da Supersoft.

Para começar a nossa consultoria criou dentro da Politica de recompensas um plano de cargos e salários para toda a empresa. Utilizamos como base um aumento de 7% para todos os cargos. O principal objetivo da politica de administração de cargos e salários da empresa é a de reconhecer a capacitação profissional e o desempenho dos seus funcionários, além da avaliação comportamental , desenvolvimento técnico profissional do colaborador e contribuição efetiva para os resultados da empresa serão os principais indicadores utilizados para este reconhecimento. Para a aplicação desta administração vamos considerar que cada cargo terá sua remuneração estabelecida  conforme responsabilidades e qualificações necessários para o desempenho da função. Será considerado também o equilíbrio orçamentário da empresa, a passagem de nível estabelecido no programa será feita somente após  destaques na avaliação do desempenho do colaborador e da empresa com seus respectivos resultados.

Para que todo este plano  acima relacionado torne-se funcional, vamos aplicar semestralmente uma avaliação de desempenho que denominamos (AD) para analisar e pontuar o desempenho de cada colaborador. Sempre será analisado o desempenho de cada um fazendo uma comparação ao desempenho médio da empresa e o desempenho que ele acredita ter (técnica de auto avaliação). A partir desta avaliação destacamos os pontos mais frágeis e suas necessidades especificas que pode ser referente a treinamentos ou comportamentais.

E imprescidivel que o plano de cargos e salários tenha um alinhamento perfeito com a avaliação de desempenho para que se torne uma ferramenta democrática para o crescimento profissional dos colaboradores.

Criamos também um plano de treinamento e desenvolvimento para a Supersoft, que vai permitir aprimorar ainda mais o conhecimento de toda empresa.

E para finalizar a politíca de recompensas que foi implantada, será feito a instalação de um programa de participação nos resultados o que significa uma porcentagem ou fatia do valor para cada colaborador que participou o colaborou para este resultado. A importância deste programa e que para funcionar precisamos exclusivamente do comprometimento de todos os envolvidos. São essenciais autocontrole, avaliação e supervisão direta. Para alcançar a participação nos resultados, foram criadas metas tangíveis e coletivas para toda organização o que vai estimular os colaboradores a melhorar a produção, reduzindo custos e aprimorar processos criando assim um ambiente participativo e cooperativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (48.3 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com