TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.358 Palavras (6 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

                                             

Cursos de Administração - 1ª SÉRIE

Disciplinas Norteadoras: Empreendedorismo e Comportamento Organizacional.

Abel Garcia 2851210115

Daniel Rodrigues 2816706919

        Fábio Rocha de Oliveira 2851210796        

Guilherme Dahmer Duarte 2845257605

Junho Graser 286198771

Sidinei Macalli 2851210115

DESAFIO PROFISSIONAL

EMPREENDEDORISMO

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

André Aires Soares

PASSO FUNDO/RS

2015


  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo mostrar as dificuldades e falhas que podem levar empresas a fecharem as portas, mais especificamente sobre o Restaurante SMAK, conhecer sua história, seus pontos fortes e valorizar os mesmos, identificarmos suas deficiências encontrarmos soluções para minimiza-las e/ou elimina-las. Ao analisarmos suas forças e fraquezas, oportunidades e ameaças, iremos sugerir algumas melhorias para que o restaurante se torne competitivo e lucrativo.


Antes de abrir uma empresa um bom empreendedor deve fazer um plano de negócio, um planejamento e pesquisa de mercado adequados podem influenciar na decisão de abrir ou não seu negócio. São vários os motivos que podem fazer uma empresa fechar com pouco tempo de vida, uma pesquisa realizada pelo SEBRAE no ano de 2012, aponta que 26,9% das empresas fecham nos primeiros dois anos de vida. Para o Sr. Pedro Gonçalves, economista do SEBRAE, a justificativa para o encerramento das atividades de uma empresa não é uma e, sim um conjunto de fatores, alguns dos fatores mais comuns são o desconhecimento da concorrência, localização deficiente, fornecedores e clientes, a entrada no mercado sem um planejamento adequado é um forte indício que a empresa vai ser mais uma a aumentar a estatística da pesquisa do SEBRAE.

Este não é o caso do Restaurante Smak, o mesmo já está estabelecido no município Vale da Felicidade á bastante tempo, sendo em sua criação um empreendimento familiar não foi realizado um plano de negócios, o município Vale da Felicida tem sua economia sustentada pela agricultura e atividade turística, dos quatro restaurantes em funcionamento no município, Smak é o mais antigo, possui excelente localização, tem como principal característica a tradição polonesa, comidas típicas e arquitetura rústica. No momento atual o Smak é o restaurante menos frequentado dentre os quatro estabelecidos na região, em parte essa situação se deve a chegada dos novos restaurantes mais modernos e com maior variedade de produtos oferecidos

        Com o falecimento de seu marido que era o responsável pelo gerenciamento do Smak, a proprietária, Sra. Irena Partala assumiu a administração do restaurante, tendo em sua equipe um garçom que estava fora do mercado de trabalho a bastante tempo e um cozinheiro com experiência mas, que não tem autonomia para usar esta experiência, e a proprietária que está sobrecarregada pois, além de gerenciar o empreendimento, paga fornecedores, faz pedidos, é responsável pelo cardápio, e auxilia na parte operacional, algumas vezes cometendo falhas devido ao excesso de funções acumuladas.

           Agora que identificamos o que leva empresas ao fracasso podemos falar como uma ferramenta bem utilizada pode transformar uma organização, ao apresentarmos um plano de negócios temos como objetivo identificar riscos, sugerir ações para minimiza-los, identificaremos quais suas vantagens e desvantagens em relação a concorrência, estudo das necessidades dos clientes para aplicar uma estratégia de marketing adequada, neste primeiro momento vamos focar em um Plano de Marketing, que de acordo com a análise é o que está faltando para o Restaurante SMAK.  

           Localizado em um município que tem o turismo como um dos principais sustentos da economia, o Restaurante SMAK além de ótima localização tem tradição em comidas típicas polonesas. Sua arquitetura, decoração e cardápios são rústicos, também típicos da cultura polonesa. A equipe é formada por um garçom, Lorival, que estava fora do mercado de trabalho há muito tempo, um cozinheiro, Sergio, com muita experiência no ramo mas que não tem autonomia e só pode fazer o que está no cardápio, e a proprietária, Irena, que após a morte de seu marido assumiu várias funções, inclusive algumas que não demonstra aptidão para realiza-las. Com o aumento do turismo na região surgiram outros três restaurantes que servem comida a quilo, churrasco e Lanches prontos, todos os três restaurantes já têm mais clientela que o Restaurante SMAK.

            Para que o restaurante da senhora Irena tenha sucesso, iremos sugerir algumas melhorias e transformações podem ser a solução para que seu negócio não venha fechar as portas.

  • A contratação de um colaborador para administrar o Smak, pagamentos de fornecedores em dia, realização de pedidos e outros serviços burocráticos.
  • Investir em treinamento para o senhor Lorival, para que o mesmo se atualize, compensando o tempo que ficou fora do mercado de trabalho.
  • Incentivar e permitir que o senhor Sergio que use sua experiência, tendo autonomia para criar e diversificar o cardápio.
  • Modernizar o restaurante mas sem perder a essência, o cardápio deve ser escrito no mínimo em três idiomas e devem estar plastificados, a arquitetura e pode ser rústica e tradicional mantendo a identidade do restaurante mas, deve ser confortável para os clientes.
  • Aproveitar a experiência do cozinheiro, servir outros tipos de refeições (lanches prontos, churrasco, comida a quilo) para competir com os outros restaurantes, deixando a comida típica como diferencial, o algo a mais.
  • Investir em marketing ressaltando seus diferencias, como, excelente localização, arquitetura e comida típica, restaurante mais antigo do município. Investir em parcerias junto as empresas de turismo, anunciar promoções para grupos fechados, colocar outdoor no centro em frente à estação ferroviária. Com estas ações entendemos que o Restaurante SMAK terá aumentado consideravelmente sua clientela, tornando-se o empreendimento mais rentável do ramo alimentício.

Análise SWOT

Forças (ambiente interno)

Quais os pontos fortes do restaurante?

- Ambiente familiar;

- Excelente localização;

- Possui um cozinheiro com experiência;

- Preparação de pratos típicos poloneses.

Fraquezas (ambiente interno)

Quais os pontos fracos do restaurante?

- Preparação somente de comidas típicas, não abrangendo outras variedades culinárias para satisfazer todos os turistas e clientes locais;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (174.4 Kb)   docx (49.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com