TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional

Por:   •  14/5/2015  •  Monografia  •  3.233 Palavras (13 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA DE GUARULHOS

Curso Superior: Administração

Desafio Profissional

Tutor presencial: Professor Hamilton Gonzales

Aline Aparecida Timóteo                            RA: 2862105594

Cássia Cristine Souza Santos                 RA: 2851211465

Grasielly Rosa Pereira                               RA: 2865851337

Karina Souza do Carmo                               RA: 2851212100

Kathelyn C. de Rezende Garcia                    RA: 2871908838

Rafael Zena Rodrigues                        RA: 2871908870

Série: 1ª

Guarulhos/SP

2015

Aline Aparecida Timóteo                            RA: 2862105594

Cássia Cristine Souza Santos                 RA: 2851211465

         Grasielly Rosa Pereira                               RA: 2865851337

Karina Souza do Carmo                               RA: 2851212100

Kathelyn C. de Rezende Garcia                    RA: 2871908838

Rafael Zena Rodrigues                        RA: 2871908870

DESAFIO PROFISSIONAL

RESTAURANTE SMAK

Desafio profissional, posto como quesito avaliativo parcial das disciplinas                 Empreendedorismo e Comportamento Organizacional. Tutor: Hamilton Gonzales. Graduação em Administração.

Guarulhos

2015


Sumário

1. Introdução        

2. Apresentação da Empresa        

2.1. Por que as empresas fracassam?        

2.1.1. Abaixo podemos analisar alguns dos principais motivos do declínio     de uma empresa.        

3. Plano de Negócio        

3.1 Plano de Marketing        

4. Análise SWOT        

5. Conclusão        

Bibliografia        


  1. Introdução

        Através deste trabalho, temos como objetivo auxiliar D. Irena a reestruturar o seu negócio, que não está crescendo conforme os concorrentes da região. Para auxiliá-la, serão necessárias pesquisas dos principais motivos pelas quais micros e pequenas empresas falham. Este estudo tem por finalidade desenvolver uma análise da crise financeira e administrativa do restaurante SMAK, buscando a melhoria na gestão do seu negócio.

        Para uma melhor compreensão, será utilizada a ferramenta SWOT, que demonstra os obstáculos a serem superados no ambiente interno e externo do restaurante. O ponto forte desse processo de planejamento é desenvolver frequentemente uma comparação entre as forças e fraquezas (internas), e as ameaças e oportunidades (externas), auxiliando a D. Irena a se tornar uma empreendedora de sucesso, adquirindo capacidades e competências para criar e administrar seu negócio e obtendo resultados positivos. Com essa análise, iremos identificar os pontos fracos a serem melhorados e as oportunidades que o restaurante tem para se tornar o melhor, não abrindo espaço para a concorrência.

        Somente ser um empreendedor não basta, temos que idealizar algo novo, modificar e transformar valores ou a reinvenção do já conhecido. Um plano de negócio é indispensável no planejamento de uma empresa, têm o objetivo de estruturar as principais ideias, assim, proporcionar maiores chances de sucesso.  Esse plano pode ser feito por empresas que estão ingressando no mercado, ou para estruturar as que já atuam como o caso da D. Irena, essa ferramenta irá orientá-la nos produtos e serviços oferecidos aos clientes, novos fornecedores e a organização do seu empreendimento.

  1. Apresentação da Empresa

Irena Partala, viúva, sem filhos e que vive na companhia de seus pais idosos, é a proprietária do restaurante Smak, situado no município Vale da Felicidade. Embora o restaurante da Família Partala tenha uma excelente localização, Irena não tem conseguido bons ganhos com o negócio, e isso se deve aos novos restaurantes que surgiram logo que os passeios turísticos da Maria Fumaça se iniciaram.

A vida dessa viúva não tem sido nada fácil e admite que nunca teve tempo para planejar seu negócio. Mesmo diante de todos os desafios, ela deseja que o restaurante Smak seja conhecido como o melhor restaurante do Vale da Felicidade.

  1.   Por que as empresas fracassam?

A importância de disseminar os casos de sucesso e como as pessoas e empresas prosperaram é legítimo e também contribui para o empreendedorismo em nosso país. Uma vez motivadas por vários exemplos de sucesso, as pessoas conseguem empreender baseadas em referencias que deram certo e assim evitarem erros em seu percurso.

O primeiro motivo que nos vem mente quando pensamos, porque as empresas fracassam é o cenário econômico desfavorável ao setor, ou, falta de apoio do governo, falta de crédito, etc. Apresentando estes fatores que contribuam para o fracasso de uma empresa, no entanto não estão entre os principais motivos do fracasso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (205.1 Kb)   docx (54.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com