TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional

Por:   •  21/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.247 Palavras (9 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 9

 

 Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

DESAFIO PROFISSIONAL

Tema: Restaurante Smack

Administração

Tutor EAD: Andréa Medeiros

    Rodolfo Aparecido Mendes de Almeida – RA: 1760997013                  

Bruno Gomes Coutinho – RA: 1760999062

Ednilson Luiz do Nascimento Júnior – RA: 2847282234

Gabrielle Themoteo Barrio – RA: 2858159855

Mariane Martins – RA: 2858154027

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS / SP

16/04/2015

INDICE

1. INTRODUÇÃO.........................................................................................Pág 02

2. PASSO 1 (Principais Motivos de Insucesso)............................................Pág 03

3. PASSO 2 (Apresentação do Plano de Negocio).......................................Pág 04 e 06

4. PASSO 3 (Análise com a Ferramenta SWOT)........................................Pág 07

5. PASSO 4 (Diagnostico)..............................................................................Pág 08 a 10

6. CONCLUSÃO...........................................................................................Pág 11

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................Pág 12

INTRODUÇÃO

O Restaurante SMACK, se encontra no Município de Vale da Felicidade. A cidade tem sua economia baseada na agricultura, na atividade turística, na atividade mineradora outrora existente, ficou apenas a ferrovia e os passeios de Maria Fumaça que são a grande atração turística do local. Vale da Felicidade é também um município povoado por descendentes de imigrantes poloneses, que apresenta belas paisagens naturais e ar nostálgico.

               Dentre as atividades econômicas voltadas ao turismo temos o setor de alimentação e restaurantes. O restaurante SMACK faz parte desse seguimento e dificuldades com sua gestão interna e enfrenta com a concorrência. Para auxiliar sua proprietária Irena Partala que dirige o restaurante herdado do marido, vamos empregar conhecimentos de gestão administrativa, principalmente os relativos às áreas de Empreendedorismo e Comportamento Organizacional, com destaque para a ferramenta Analise de SWOT.

PASSO 1

"Principais motivos de insucesso que levam as pequenas e medias empresas a fecharem suas portas"

De acordo com as últimas pesquisas realizadas pelo SEBRAE, afirma que o Brasil possui um nível alto em atividade empreendedora: 13,5 em cada 100 adultos da população economicamente ativa são empreendedores. Fato é que através desses dados, o Brasil se encontra entre os países com maior desenvolvimento empreendedor.

Todos os anos vemos milhares de empresas sendo abertas, sendo a maioria de micro e pequeno porte, que são responsáveis por mais da metade dos empregos com carteira assinada no Brasil. O planejamento estratégico ou mesmo as ferramentas em destaque (Análise de SWOT), ainda são pouco empregadas pelos empreendedores. Uma pesquisa realizada por ex-alunos de administração de Harvad Business School, nos Estados Unidos, concluiu que o plano de negócios aumenta em 60% a probabilidade com sucesso nos negócios.

Sabendo que o índice de mortalidade da empresas que sobrevivem nos 2 primeiros anos tem uma média entre 40% a 60%, podemos destacar as maiores armadilhas no gerenciamento de micro e pequenas empresas:  Falta de experiência, Falta de dinheiro, Atitudes erradas, Localização errada, Expansão inexplicada, Gerenciamento de inventário impróprio, Excesso de capital em ativos fixos, Difícil obtenção de crédito, Uso de grande parte dos recursos do dono, entre outros.

Passo 2

"Apresentação da ferramenta de plano de negócios"

Conceito: o que é o Plano Negócio, para que serve, etc.

Não existe uma estrutura rígida e específica para se escrever um plano de negócios, pois cada negócio tem particularidades e semelhanças. Mas qualquer plano de negócio deve possuir um mínimo de seções que proporcionarão um entendimento completo do negócio.  Uma sequencia deve ser organizada, a fim de manter uma lógica que permita a qualquer leitor do plano entender como a empresa é organizada.

" Plano de Negócio"

Podemos destacar a seguinte estrutura para o plano de negócio do restaurante SMACK:

  •  Capa. Deve ser feita de maneira limpa e com as informações.
  •  Sumário. Deve conter o título de cada seção e a página respectiva onde se encontra. Isto facilita ao leitor do plano encontrar rapidamente o que lhe interessa.
  •  Sumário Executivo. É a principal seção do plano de negócios. Ele fará o leitor decidir se continuará ou não a ler o plano. Deve ainda ser dirigido ao público-alvo do plano de negócios e explicar qual o objetivo (por exemplo, requisição de financiamento junto a bancos, capital de risco, apresentação para potenciais parceiros ou clientes etc.). O sumário executivo deve ser a última seção a ser escrita, pois depende das outras seções do plano para ser elaborada. Outro ponto crucial no plano de negócio é de não conter todas informações-chave em não mais que duas páginas.
  •  Análise Estratégica. Nessa seção são definidos os rumos da empresa, sua visão e missão, situação atual, forças e fraqueza, objetivos e metas, potencialidades e ameaças externas.
  •  Descrição da Empresa. Deve-se descrever a empresa, seu histórico, crescimento, faturamento dos últimos anos, sua razão social, impostos, estrutura organizacional e legal, localização, parcerias, certificações de qualidade, serviços terceirizados etc.
  •  Produtos e Serviços. Como são produzidos, quais os recursos utilizados, o ciclo de vida etc.
  •  Plano Operacional. Deve apresentar as ações que a empresa está planejando em seus sistema produtivo e o processo de produção.
  •  Plano de Recursos Humanos. Aqui devem ser apresentados os planos de desenvolvimento e treinamento de pessoal da empresa.
  •  Análise de Mercado. O autor do plano de negócios deve mostrar que conhece muito bem o mercado consumidor.
  • Estratégica de Marketing. Como a empresa pretende vender seu produto e conquistar seus clientes. Deve abordar seus métodos de comercialização, diferenciais, política, canais, promoções, publicidade e projeções de vendas.
  •  Plano Financeiro. Deve apresentar todas as ações planejadas para a empresa e as comprovações, por meio de projeções futuras. Deve conter demonstrativo de fluxo de caixa com horizonte  de, pelo menos três anos; balanço patrimonial; análise de indicadores financeiros, taxa interna de retorno (TIR) etc.
  •  Anexos. Esta seção dever conter informações adicionais como fotos de produtos, plantas da localização, roteiros etc.

"Cite beneficio e dicas"

                O plano de negocio contribui para identificar os riscos implementar ações para minimizá-los ou evitá-los. Aplicações de técnicas como a de Brainstorming ("tempestade de ideias") usado para testar e explorar a capacidade criativa, propõe que  um grupo de pessoas seu reúna e utilizando seus pensamentos tentem a chegar em um denominador comum. Nos ajudando a identificar os pontos fortes e fracos, analise de análise de SWOT.

                 Com a mesma importância para os negócios estão as técnicas de comportamento organizacional, posto que visa avaliar o comportamento da empresa. Destaque para a análise em PESTLE (Políticas, Econômicas, Sociais, Tecnológicas, Legais e Éticas).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (139.5 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com