TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional

Por:   •  1/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.247 Palavras (9 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

ALESSANDRA ROSALES PAULISTA DE OLIVEIRA RA8526957396

LUANA APARECIDA CORDEIRO FARIA RA 9904002165

NIVALDO OLIVEIRA LINO RA 8526957361

RODRIGO BRIZ DA SILVA RA 8740131540

ROSILENE MATIAS OLIVEIRA RA 8527969282

DESAFIO PROFISSIONAL DO 2º BIMESTRE

GESTÃO DE CUSTOS LOGÍSTICOS, GESTÃO EM MARKETING e INTERMODAIS.

TUTOR EaD LUIZ KOPKE

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS / SÃO PAULO

2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        

2. A EMPRESA        

3.  PRINCIPAIS FORNECEDORES        

3.1 SITUAÇÃO ATUAL DOS PROCESSOS DE DISTRIBUIÇÃO E TRANSPORTE        

3.2 INDÚSTRIAS DE LATICÍNIOS: PROCESSO PRODUTIVO E COMPETITIVIDADE.        

1. INTRODUÇÃO

Uma organização industrial do ramo alimentício (laticínios) vem crescendo muito nos últimos dois anos com a venda de seus produtos que era local na Região do Sul de Minas e agora passa a fornecer para as demais regiões do Sudeste do Brasil.

Seus valores e compromisso baseiam-se em oferecer qualidade em produtos com menores preços, em um ambiente agradável, limpo e muito bem organizado, transparência e honestidade em suas negociações, resultando na confiabilidade no segmento em que está inserida.

A SAINT GERMAIN precisa remodelar seu planejamento mercadológico e logístico quanto ao processo de distribuição, e eu fui contratada como Gerente Adjunto da Área de Logística e irei trabalhar ao lado do Gerente da Área, Sr. Anderson, onde nossa Equipe fará um levantamento detalhado que possa dar subsídio para que a empresa possa fazer novos investimentos.

Parao nosso trabalhoforamutilizadasaspesquisas:descritiva,bibliográfica, decampo, por mídia, estudode casoeapesquisacientífica eformal.Quantoaosmétodosforamutilizados ostipos:dedutivo, comparativo, científico,analítico,objetivoe qualitativo.

2. A EMPRESA

A empresa fonte de nossa pesquisa é denominada LATICÍNIO SAINT GERMAIN LTDA., nome fantasia “SAINT-GERMAIN”.  Fundada em 1972 e estabelecida na Avenida Tancredo Neves, n° 200, na cidade de Poços de Caldas - MG, na Região de Sul de Minas, em uma área de aproximadamente 4.000 m², e conta com 152 funcionários diretos, entre homens e mulheres e 40 funcionários indiretos, como motoristas.

Atualmente, a empresa produz uma vasta gama de produtos, como, leite longa vida (integral, semi-desnatado e desnatado), queijos (mussarela, prato e frescal), iogurte, requeijão, margarina, manteiga e doce de leite.

A SAINT GERMAIN, uma marca do Setor Alimentício (laticínio), está começando a atender Redes de Hipermercados, Redes de Supermercados, com a própria marca SAINT GERMAIN e também produzindo com as marcas próprias de dois grandes Clientes (Carrefour e Makro).  

[pic 2]

Fig. 1. Produtos feitos no laticínio

Fonte: imagem tirada do Google.

        Os seus principais concorrentes são laticínios da própria Região de Minas para atender aos Pequenos e Médios Supermercados da própria região e para atender aos Grandes Clientes,um Laticínio é da Região do Rio de Janeiro,a CCPL CooperativaCentraldosProdutoresdeLeite,ea outra concorrente é aCCPR  CooperativaCentraldosProdutores Rurais, também conhecida como Itambé.

3.  PRINCIPAIS FORNECEDORES

PELICANO EMBALAGENSRazão social Tibitomodati comercio e representações Ltda. Fornecedor de embalagens plásticas para leite pasteurizado e queijo.

SIG Combibloc Razão Social SIG Combibloc do Brasil Ltda. Fornecedor de embalagens para leite longa vida.

MACALÉ Produto para Laticínios Ltda. Fornecedor deÁcido Lático que é utilizado na fabricação de Minas Frescal, cloreto de cálcio é um ingrediente essencial na elaboração de queijos permitindo melhor rendimento e eficiência da coagulação, Coagulante Quimase para fabricação de queijos de origem microbiana (não animal) e Corante Amarelo.

3.1SITUAÇÃO ATUAL DOS PROCESSOS DE DISTRIBUIÇÃO E TRANSPORTE

A Análise dos Processos de Distribuição e Transporte para atender aos Grandes Clientes existentes no Carrefour, Makro, Hipermercados e Redes de Supermercados.

O Makro possuí vários CD (Centros de Distribuição), são eles Taboão da Serra atende a 100 filiais; CD Paulista voltado a receber secos, Galpão em São Francisco do Sul (SC) que recepciona artigos importados e um CD no Nordeste; possuem software que faz a gestão do sistema, com tecnologia importada do Makro na Ásia.  A frota de veículos é terceirizada, composta por oito empresas, entre elas o Grupo Logos. A Saint Germain

O Carrefour possui CD Brasília (DF), Contagem (MG), Duque de Caxias (RJ), Esteio (RS), João Pessoa (PB) e Osasco (SP) (três unidades).  A empresa possui sete plataformas de distribuição, de onde saem os produtos perecíveis: Itapevi (SP), Recife (PE) e as demais anexas aos CDs de cada região (Brasília (DF), Contagem (MG), Duque de Caxias (RJ), Esteio (RS) e Manaus (AM)), utiliza software que faz gestão do sistema. A frota de veículos é terceirizada, composta por 12 empresas.

Nas Redes de Hipermercados e Redes de Supermercados, alguns clientes possuem CD, outros recebem em seus próprios estabelecimentos.

A expansão das cidades menores esbarra na capacidade logística. Não é fácil para os pequenos e médios fornecedores chegar em outras regiões, por exemplo, à Região Norte.

Considera-se ainda que este reforço na logística é uma estratégia para minimizar a perda de espaço no mercado diante do avanço das redes de cash &carry, conhecidas como “atacarejo”, entre elas, o Atacadão (Grupo Carrefour),  Comprefort (Supermercados Comper), Assaí (Grupo Pão de Açúcar), e Maxxi Atacado (Walmart).

A localização das usinas tem sido alvo de estudos de distribuição, já que o foco das construçõesdestasdeixou desera proximidade domercadoconsumidor, das baciasleiteiras, devidoàaltaperecibilidadeda matéria prima. Nos anosde1996a1998,aindahaviaessapreocupação;porém,atualmente,essaposiçãoestásendorepensada,porque,com ainstalaçãoderesfriadoresnasfazendasprodutorasdeleiteecom asembalagenslongavida,asunidadesde transformaçãopodem situar-sedistantesdasfontesdematéria-prima,nãonecessitandoestartãopróximasdomercado consumidor.Comooassuntologístico na Agroindústriatem sido alvo de muito interesse,recentemente,oestudodecaso, somadoaoesforçodeunira teoria à realidade, concede uma possibilidade de perceber como está a logística na Indústria de Laticínios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (278.3 Kb)   docx (270.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com