TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional

Por:   •  12/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Administração 1ª Série

Empreendedorismo

Aluno: LUIZ DOS SANTOS CAVALHEIRO

RA: 1709907805

Tutor : Wilson Molina de Brito

Polo de Apoio Presencial de Jardim - MS

DESAFIO PROFISSIONAL “RESTAURANTE SMAK”

JARDIM – MS, 16/04/2015

Como sabemos A maioria das empresas que nascem e morrem no país conta com número pequeno de funcionários. As que têm até quatro funcionários concentraram 94% das empresas criadas e 61,9% do pessoal ocupado em novos empreendimentos. O mesmo ocorre com as empresas extintas: 96,7% delas tinham até quatro empregados.

Entre as principais causas estão: A dificuldade de acesso ao crédito e o principal, a falta de preparo e a carência de conhecimentos gerenciais onde se inclui a capacidade de planejar como os pontos cruciais que impedem o empreendedor fazer com que seu negócio cresça e se desenvolva.

No caso do restaurante Smack, percebemos que ele se encaixa perfeitamente no quadro de situação descrito acima, porém vamos apresentar propostas para o desenvolvimento do negocio que poderão ajudar a empresa a se firmar e competir no mercado.

Devemos então dirigir os esforços no planejamento, na divulgação e na diversificação dos produtos oferecidos pelo empreendimento, de acordo com as necessidades do mercado.

Para isso precisaremos primeiro elaborar uma analise do mercado pela qual poderemos identificar o perfil do consumidor e capacidade de consumo. É importante também buscar conhecer o mercado fornecedor e suas sazonalidades. Com estas informações em mãos poderemos então definir a posição da empresa e a perspectiva de crescimento “ qual a parcela deste mercado cabe hoje à empresa e qual a parcela queremos atingir”.

Partindo disto criaremos uma estratégia de marketing “distribuição de folhetos anúncios em carros de som aviso em banners sempre direcionando para o público alvo definido”

Na área do planejamento a proprietária deverá se qualificar buscando cursos de gestão ou deverá contratar uma pessoa qualificada, ou até mesmo qualificar um dos colaboradores já existentes para dividir as tarefas da administração, pois já que é uma empresa pequena e formada por pessoas de confiança é possível dividir as tarefas administrativas, o que seria interessante pois aumentaria o comprometimento do colaborador com a empresa. Deve-se sistematizar a administração, o administrador deve conhecer o mercado consumidor e o mercado fornecedor, as variações de alta e baixa temporada tanto do consumo quanto do insumo, deve se buscar parcerias com os órgãos de apoio como o SEBRAE e conhecer as linhas de creditos para seu negócio.

A ferramenta do plano de negócios e uma ferramenta essencial para uma empresa diminuir custos e proteger o empreendimento.

Outra condição indispensável para uma empresa ter sucesso no mercado é conhecer a si mesmo. Para isso ela deve saber exatamente os pontos fortes, pontos fracos, as oportunidades e as ameaças da empresa no mercado.

No caso do restaurante Smack:

PONTOS FORTES

- O estabelecimento é bem localizado;

- O ambiente de trabalho é saudável;

- Tem o diferencial de alimentação típica;

- É um estabelecimento diferenciado.

FRAQUEZAS

- Falta maior gerenciamento;

- Pouca diversidade de produtos;

- Os colaboradores não são engajados com o objetivo da empresa;

OPORTUNIDADES

- Pode se explorar o delivery para os moradores;

- Pode se diversificar  o cardápio;

AMEAÇAS

- O fechamento do passeio de trem;

- Crise na agricultura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (82.2 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com