TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional

Por:   •  14/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.892 Palavras (8 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Uniderp – Anhanguera

Unidade: Itapipoca-CE

Curso: Administração 1ª Série

Tutor: Marcela

Nome / RA

José Eduardo Moura Viana / 2800831171

Sara Freitas de Lima / 2833319729

Edson Bento de Jesus / 2800787430

Jozielyton Costa Gomes / 2800787372

Israel Alves Farias / 2800787470

DESAFIO PROFISSIONAL

Itapipoca – CE

Maio 2015

INTRODUÇÃO

Neste trabalho mostraremos o desenvolvimento de uma negociação utilizando o modelo de análise sistêmica. O mesmo foi realizado analisando-se as seguintes disciplinas estudadas durante o bimestre: Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Técnicas de Negociação e Gestão do Conhecimento.

O objetivo é a mediação entre uma gravadora que quer se instalar em um bairro de classe média no interior de São Paulo e a associação de moradores do bairro que não concorda com a construção. A obra está autorizada pelos órgãos municipais responsáveis. Neste cenário a prefeitura solicitou uma negociação entre as partes em duas etapas, a primeira em vinte dias e outra após quarenta e cinco dias para a finalização do empasse.

Além da citada mediação, este trabalho também apresentará um mapeamento do perfil dos negociadores e outro das habilidades essenciais dos negociadores segundo o modelo de Jung. A análise se estenderá aos pontos principais a serem tratados, aos argumentos que serão utilizados diante dos prováveis conflitos e será mostrada a cultura organizacional da empresa.

Por fim será apresentado um relatório contendo as propostas envolvendo as duas partes onde veremos também os benefícios para ambos.

MAPEAMENTO DOS PERFIS: GRAVADORA E ASSOCIAÇÃO DE MORADORES

Perfil do Negociador da Associação

Negociador: Carlos Henrique, formado em Administração e tem por objetivo impedir a construção da Gravadora alegando perturbação da ordem pública, problemas com o trânsito e insegurança.

Informações Relevantes: A maioria das pessoas que moram no bairro é da terceira idade, portanto são mais conservadores e prezam pela tranquilidade. Acreditam que a construção é desnecessária naquele local e que não trará benefícios aos mesmos.

Perfil do Negociador da Gravadora

Negociador: Jorge Andrade, Estrategista de Negócios com experiência em negociações sob conflito. Seu objetivo é a realização da construção da gravadora com a alegação de que o progresso é algo que não se pode evitar, portanto irá contribuir para melhorias no bairro.

MAPEAMENTO DAS HABILIDADES DOS NEGOCIADORES SEGUNDO O MODELO DE JUNG

Associação de Moradores

O Sr. Carlos Henrique tem seu estilo considerado confrontador. Após levantar os questionamentos dos moradores constatou que o barulho irá incomodar os moradores, pois segundo os mesmos o bairro não tem estrutura para comportar o fluxo de veículos que passará a circular, trazendo com isso insegurança ao bairro. Além de também provocar o trânsito de pessoas desconhecidas no bairro causando medo e transtornos para a população residente ali.

Gravadora de músicas

O Sr. Jorge Andrade tem como características de negociação a paciência, confiança e a cordialidade, além de utilizar-se das informações disponíveis para as técnicas de negociação, de persuasão e do tempo buscando entender a outra parte, as visões de mundo e as negociações por ele intermediadas. Tem um bom relacionamento com os funcionários baseado na confiança. Seu estilo é, portanto, classificado como amigável.

PROPOSTAS DO SR. JORGE ANDRADE

Como negociador da gravadora o Sr. Jorge Andrade propõe melhorias no bairro de acordo com os argumentos apresentados pelo Sr. Carlos Henrique, sendo elas:

Investimentos em infraestrutura pública como asfaltos, faróis e sinalizações de trânsito em negociação com a Prefeitura, além da possível construção de um retorno próximo à rodovia. A construção da gravadora se dará com máquinas modernas que utilizam um sistema à prova de som, os moradores estão convidados a visitarem o local da construção para constatarem os equipamentos utilizados. Quanto ao problema da segurança será feita uma avaliação em conjunto com a Associação de Moradores para a instalação de câmeras nos locais considerados de maior atenção, além da contratação de vigilantes dia e noite.

CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL DA GRAVADORA

A liberdade dos funcionários de opinar sobre determinadas decisões e a liderança participativa fazem parte da cultura organizacional da gravadora. Neste cenário o clima organizacional é de crescimento e ao mesmo tempo de desafio para os colaboradores que estão ansiosos para iniciar as atividades na nova cidade. Além disso a empresa trabalha com uma política de planos de carreira e sucessão, oferecendo oportunidades de crescimento aos que se destacam na empresa.

Sendo assim alguns foram destacados para a nova cidade tendo suas vidas pessoais também afetadas devido à mudança de moradia. Porém devido ao embargo proposto pela Associação de Moradores o clima entre os colaboradores ficou tenso e incerto o que causou uma percebida redução na produtividade visto que havia a possibilidade da construção da gravadora ser interrompida, colocando em risco suas promoções dentro da companhia.

PRÉVIA DA REUNIÃO E FEEDBACK

Eu, Sr. Carlos Henrique Presidente da Associação dos moradores deste bairro, após ver as placas de instalação desta Gravadora fui até Prefeitura deste município solicitar esclarecimento quanto a instalação desta empresa o qual até então não havia sido comunicado a nenhum dos moradores do bairro. Após ter sido esclarecido sobre a autorização fiz uma convocação com toda a Diretoria da Associação os quais tomaram conhecimento dos fatos pertinente a instalação da gravadora. Após ter sido acordado entre todos os diretores encaminhamos um oficio à Prefeitura solicitando o embargo desta obra devido o bairro não ter estrutura suficiente para suportar uma empresa deste porte, pois iria causar transtornos e perturbar a tranquilidade e o sossego dos moradores deste bairro o qual também não tem vias de acesso e certamente iria comprometer a segurança dos nossos moradores, portanto somos contra está instalação. Como este é um bairro residencial, onde na lei orgânica do município proíbe esse tipo de indústria em local não apropriado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (179.1 Kb)   docx (27.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com