TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional

Por:   •  3/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.679 Palavras (7 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SÃO PAULO

UNIDADE CAMPO LIMPO

CURSO: TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

DISCIPLINA: matemática e processos gerenciais

DESAFIO PROFISSIONAL

TUTOR(a):  

 

SÃO PAULO

2015


SUMÁRIO

1.0-INTRODUÇÃO        

2.0-ESTRUTURA ORGANIZACIONAL        

3.0-PLANO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO        

3.1-melhorar a eficácia gerencial (Diretores e gerentes).        

3.2-Desenvolver Líderes.        

3.3-Liderança situacional.        

3.4-Construção de equipes de alto desempenho.        

4.0-CAPACITAÇÃO E MOTIVAÇÃO PARA O PESSOAL OPERACIONAL.        

5.0-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.        


1.0-INTRODUÇÃO

O intuito deste trabalho é por em pratica o conteúdo aprendido nas matérias de Matemática e Processos Gerenciais. O desafio é mudar a forma como uma empresa (hipermercado) é administrada e gerenciada, tendo como objetivo,  alcançar melhorias nos diferentes níveis hierárquico sendo: estratégico, médio e operacional. Dessa forma levar o hipermercado a uma melhora lucrativa e também proporcionar o ambiente agradável de trabalho.


2.0-ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Iremos adotar para a empresa () a estrutura "funcional", já que ela apresenta características dessa estrutura. A estrutura funcional é sustentada pela padronização. É caracterizada por tarefas operacionais padronizadas, pela especialização de funções, por regras e regulamentos formais, pela baixa flexibilidade, pequena interação entre departamentos, autoridade centralizada, pequena amplitude de controle e processo decisório bastante rígido. A empresa é dividida em departamentos funcionais, por exemplo, o departamento de finanças, o departamento de marketing, de recursos humanos e assim por diante. Nessa estrutura, cada departamento é responsável por suas próprias atividades, e para a comunicação interdepartamental existem procedimentos específicos a serem seguidos para que a comunicação seja facilitada e padronizada.

Gráfico:

[pic 1]

Presidência -  permanecerá a mesma.

Diretoria - será dividida  da seguinte maneira:

Diretor Financeiro: responsável por ( finanças, custos e contabilidade).

Diretor de Compras: responsável por (compras, planejamento e controle).

Diretor de Operações: responsável em administrar e fiscalizar o trabalho dos gerentes.

Serão contratados mais dois diretores:

Diretor de Marketing: responsável por propaganda e publicidade, vendas e estudos de mercado.

Diretor de Recursos Humanos: responsável por recrutamento e seleção de pessoas, treinamento e desenvolvimento ( cuida indiretamente de todos funcionários de todos os funcionários).

Gerencias - permanecerá a mesma.

Colaboradores - serão contratados mais dez para as seguintes funções:

(5) para o Marketing e (5) para o setor de recursos humanos.


3.0-PLANO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO.

3.1-melhorar a eficácia gerencial (Diretores e gerentes).

Para uma melhora gerencial usaremos uma capacitação externa. Executada fora da empresa por uma entidade contratada na qual será negociado o conteúdo e a carga horária,tornando o mais próximo possível das necessidades e da realidade da empresa. O conteúdo será passado através de seminários congressos,cursos etc.

3.2-Desenvolver Líderes.

Os líderes da empresa () alcançaram a gerência por competências técnicas e pelo desenvolvimento individual. A partir de agora, deve haver uma mudança no modelo mental, pois o sucesso do líder passa a ser o sucesso coletivo da equipe. É estimular o desempenho alheio que mostrará o bom desempenho do líder. Sair do individual para o coletivo, afastando-se de atividades operacionais. Assim vamos desenvolver novos líderes.

3.3-Liderança situacional.

O líder situacional tem que ter bom senso  “jogo de cintura”,e de acordo com as demandas e o ambiente, consegue se adaptar e contornar os problemas de forma a eliminá-los, seja qual for seu estilo de liderança.

Precisa saber guiar e delegar as funções de acordo com o perfil dos profissionais que compõem sua equipe. Mas, neste papel de líder situacional, o gestor precisa ter sensibilidade, conhecer bem cada profissional e contar com a maturidade dos seus liderados.

Existem quatro estágios distintos de maturidade numa organização sob a influência da liderança situacional, e estes influenciam diretamente no estilo de agir do líder para alcançar o sucesso da gestão do pessoal:

1- Determinar – Neste nível, a maturidade dos liderados é considerada baixa, e para executar determinada tarefa, o líder deve delegar e acompanhar de perto a execução,

2 - Persuadir – Neste nível o colaborador tem maturidade de média a moderada, e suficiente para cumprir sua tarefa, mas ainda não tem as habilidades que a mesma exige. Neste caso, o líder situacional além de direcionar o trabalho, deve  incentivá-lo para que alcance a autoconfiança e motivação necessárias para agir.

3 - Compartilhar – Neste nível o colaborador tem  maturidade e habilidade entre moderada e alta, porém não tem interesse em ajudar o líder. Esta indisposição pode estar relacionada a fatores como desmotivação e falta de confiança, o papel do líder é buscar sua participação ( deixando o colaborador participar de tomadas de decisões).

4 - Delegar – No último nível o colaborador apresenta maturidade e habilidades altas, o líder não precisa apoiar e direcionar efetivamente seu trabalho, uma vez que o colaborador tem autonomia para criar as melhores soluções e executá-las, independentemente de seu acompanhamento.

O papel do líder situacional é fornecer aos colaboradores tudo o que for necessário - metas, direção, treinamento, apoio, feedback ou reconhecimento - para os mesmos poderem desenvolver suas habilidades, sua motivação e sua autoconfiança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com