TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional

Por:   •  23/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.712 Palavras (7 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

POLO SÃO BERNARDO DO CAMPO

Curso de Processos Gerenciais[pic 2]

MAISA DA SILVA MORAES

RA 2871899063

DESAFIO PROFISSIONAL

  • DIREITO EMPRESARIAL
  • TECNOLOGIA DE GESTÃO
  • RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

SBC – SP

Novembro/2015

MAISA DA SILVA MORAES[pic 3]

DESAFIO PROFISSIONAL

Atividade Desafio Profissional apresentada como requisito de avaliação nas disciplinas de Direito Empresarial, Responsabilidade Social e Meio Ambiente e Tecnologias de Gestão, no Curso de Processos Gerenciais da Universidade Anhanguera-Uniderp, turma EAD, sob a orientação do(a) Prof.(a) Priscila Cintra Zangirolami.

SBC – SP

Novembro/2015[pic 4]

SUMÁRIO[pic 5]

   

1.INTRODUÇÃO        3

2.MODELO DE EXCÊLENCIA DE GESTÃO        4

3. IMPACTOS AMBIENTAIS, MEDIDAS E BENEFICÍO        5

4. ORGANIZAÇÃO        6

5. PROPOSTA DA IMPLANTAÇÃO............................................................................07

CONSIDERAÇÕES FINAIS        09

REFERÊNCIAS        09

        

INTRODUÇÃO

O desafio irá apresentar uma proposta para implantação de ferramentas e práticas de Gestão e Redução de Impactos Ambientais para a melhoria dos processos da empresa INOXEL que é uma caldeiraria industrial com aproximadamente 10 anos no mercado, tendo sua sede na cidade de Jundiaí-SP e mais 05 filiais espalhadas pelo Brasil e grandes empresas como clientes, entretanto o empreendimento não possui nenhuma certificação de qualidade, com isso está acontecendo cobranças de seus clientes, pensando na melhoria e adequação da empresa será acionada uma consultoria.

   

 

MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO

1- O que pode ser utilizado na INOXEL?

A empresa passar a disponibilizar selos de qualidade de acordo com as normas de padronização ISO9001, afim de expandir e ainda obter novos contratos.

Investir na qualidade de mão de obra, o desempenho profissional, com intuito de gerar motivações aos funcionários e bons resultados.

Para melhorar ainda mais seus processos internos, sugiro a empresa aderir o sistema do ciclo PDCA (Plan Do Check Act) é um método utilizado para o controle e melhoria de processos e produtos, processo hoje já aderida em grandes empresas no mercado.

2- Que critérios podem ser trabalhados na INOXEL?

Podem ser trabalhados: organização, liderança, controle e planejamento. Utilizar o Modelo de Gestão de Qualidade Total (TQM), estratégia administrativa para qualidade a todos os processos organizacionais. O Modelo tem como eficaz o desenvolvimento da qualidade, a melhorias em diferentes departamentos da empresa, produção de produtos com economia e satisfação dos clientes.

3- Considerando as ferramentas de gestão mais utilizados pelas organizações líderes de mercado, quais ferramentas a consultoria indicaria à INOXEL?

Indicaria o planejamento estratégico que irá reformular o os objetivos da empresa tal como ações e execução, analisando sempre as condições internas e externas com base na análise swot.

IMPACTOS AMBIENTAIS, MEDIDAS E BENEFICÍO

Impactos Ambientais que podem ser causados pela atividade da Organização

Medidas sugeridas para adequar esse impacto

Custo/ Beneficio

Alteração na qualidade do ar causado por gases e fumaças de soldagem

Manutenção dos maquinários e implantação de filtros em chaminés das caldeiras

Melhoria da qualidade do ar

Contaminação do solo por manutenção mecânica, causado por derramamento de lubrificante, óleo e graxa

Recolhimento de resíduos e destinar a locais adequados de reciclagem dos mesmos

Auxilia na preservação do solo

Contaminação da água via esgoto

Utilização de fossas sépticas

Preservação dos rios e solo

As melhorias com intuito de minimizar a ação de impactos ao meio ambiente, diminuição de resíduos sólidos e líquidos, parar com o desperdício.  Para iniciar a implementação de um SGA serão necessários alguns pré-requisitos, o primeiro deles é comprometimento de todos os níveis e funções da empresa com a melhoria da gestão ambiental, após a avaliação ambiental inicial, deve indicar o posicionamento atual da empresa em relação ao meio ambiente. A Norma ISO, especifica requisitos relativos ao SGA, permitindo que a empresa formule sua Política Ambiental e elabore seus objetivos e metas ambientais, levando em consideração os requisitos legais e as informações referentes aos seus impactos ambientais significativos que podem ser controlados.

Depois de definida a Política Ambiental é feito o levantamento dos impactos ambientais propomos as seguintes melhorias : constituição de um departamento de qualidade e meio ambiente na empresa; gerenciamento de resíduos sólidos, com vistas à diminuição destes; promoção de programas de redução, reutilização e reciclagem dos materiais de consumo administrativo e de produção, como por exemplo: papel, plástico, vidro, areia, dentre outros; promover através dos meios de comunicação, programas de conscientização à comunidade, estimulando a separação dos resíduos domésticos; implantar programas de manutenção preventiva nos equipamentos da empresa e manuseio correto das máquinas, visando uma economia no consumo de óleos lubrificantes e redução do desperdício desses óleos; promoção de programas de conscientização dos empregados, a economizarem os recursos energéticos que a empresa consome racionalizando a energia utilizada. Ex.: energia elétrica, gás, gasolina, dentre outros; promover internamente programas de treinamentos das atividades potencialmente impactantes, programas de conscientização e conhecimento da política ambiental da empresa, programas e treinamentos de saúde e segurança do trabalhador, cursos a fim de que se tenham condições de identificar os aspectos e avaliar os impactos ambientais, cursos aplicados por consultores especializados de inventários de poluentes; na aquisição de novos equipamentos coletores, buscar aqueles que apresentem menor impacto ambiental de ruídos, odores e vazamentos de líquidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (206.7 Kb)   docx (47.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com